Ir para conteúdo
  • 0

Rateio custo mensal colaborador por cliente conforme seu faturamento mensal.


lfcarvalho

Pergunta

  • Alunos

Olá, ainda sou iniciante e já me deparo com uma situação em que não estou conseguindo resolver. Preciso de ajuda.

O Cenário:  Preciso exibir numa dashboard o resultado do valor do rateio do salário de cada colaborador para cada cliente que ele tenha atendido. É somente uma forma de se projetar um determinado custo de trabalhador por cliente. Explico:

Neste cenário com material fornecido logo a seguir, têm-se uma empresa com 4 funcionários (colaboradores) e 3 clientes.  Digamos que a cada fechamento de faturamento e folha de pagamento eu tenha que calcular:

1-  o valor de faturamento mensal de cada cliente com a variável colaborador que o atendeu
2- o valor de custo de colaborador projetado à cada cliente obedecendo a regra de calcular somente os clientes em que o colaborador tenha atendido.

O  meu problema está no item 2 em que é preciso:

1- Na tabela F_Alocacao identificar pelo cod_colaborador x cod_cliente os clientes que o respectivo colaborador atendeu no mês de faturamento em questão
2- de posso do resultado do item 1 acima, somar o valor de faturamento total dos clientes atendidos por colaborador
3- Dividir o valor total faturamento (item 2) pelo valor de faturamento individual por cliente atendido
4- Multiplicar o resultado item 3 pelo valor salário colaborador tabela F_Salário mesmo período do faturamento

Exemplo:

O Colaborador  José (cod_colaborador = 2) atendeu em JANEIRO (mês referência faturamento e salário) os clientes Rosa Floricultura (cod_cliente = 120) e Food Supermercados (cod_cliente = 300), isto é identificado na tabela F_Alocacao, ou seja, de um total de 3 clientes com faturamento em janeiro, o José só atendeu 2 clientes, então o cálculo de rateio custo colaborador por cliente trabalhado esperado é:

1- Valor total faturamento clientes atendidos pelo José (10.000 + 35.000 = 45.000) tabela F_FatCliente
2- Taxa de rateio a aplicar no salário, então   FatTotalCli / FatIndividualCli >>>>>>   Cliente1: 10.000/45.000 = 0,2222    e   Cliente2: 35.000/45.000 = 0,7777
3- Por fim, multiplico cada taxa encontrada acima pelo salário do colaborador respectivo (José = 8.000), têm-se:   custo colaborador para cliente1= 8.000 *  0,2222 = 1777,78  e para cliente2= 8.000 * 0,7777 = 6222,22. Para efeito de prova real vê-se que está correto porque ao se somar o valor dos resultados de custos colaborador destes clientes, se chega ao total de 8.000 que é exatamente o salário em questão.

É exatamente o resultado esperado conforme acima que não estou conseguindo compor em DAX. 


A Dashboard que irei montar terá os seguintes filtros de segmentação:  Data, Cliente, Colaborador   desta forma se eu não segmentar e já considerando que o filtro fixo será ano 2022, então o resultado total será um acumulado de custos de colaboradores por cliente, porém se eu aplicar algum filtro acima, naturalmente os valores se combinam conforme as regras já citadas.

Em anexo envio o .pbix deste simulado.

Agradeço desde já a todos que me ajudarem.

Simulacao Rateio Funcionario.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá @lfcarvalho, para este cálculo fiz assim aqui:

% Colaborador = 
VAR TABELA = 
SUMMARIZE(
         F_Alocacao,
         F_Alocacao[cod_colaborador],
           "@Faturamento",
         CALCULATE([Fat Pontual Colaborador], ALLEXCEPT(F_FatCliente, F_FatCliente[cod_cliente]))
)
VAR TABELASOMADA = 
SUMX(
      TABELA,
    [@Faturamento]
     )
VAR PERCENTUAL = DIVIDE([Fat Pontual Colaborador],   TABELASOMADA)   
RETURN
PERCENTUAL

Depois calculei o valor do salário do funcionário:

Salario Colaborador = 
SUM(F_Salario[valor])

Em seguida fiz a multiplicação do % do colaborador com o salário e acredito que tenha chegado no resultado esperado:

Rateio = 
[% Colaborador] *  [Salario Colaborador]

Espero ter ajudado.

 

Simulacao Rateio Funcionario.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...