Ir para conteúdo
  • 0

Rateio custo mensal colaborador por cliente conforme seu faturamento mensal.


lfcarvalho

Pergunta

  • Alunos

Olá, ainda sou iniciante e já me deparo com uma situação em que não estou conseguindo resolver. Preciso de ajuda.

O Cenário:  Preciso exibir numa dashboard o resultado do valor do rateio do salário de cada colaborador para cada cliente que ele tenha atendido. É somente uma forma de se projetar um determinado custo de trabalhador por cliente. Explico:

Neste cenário com material fornecido logo a seguir, têm-se uma empresa com 4 funcionários (colaboradores) e 3 clientes.  Digamos que a cada fechamento de faturamento e folha de pagamento eu tenha que calcular:

1-  o valor de faturamento mensal de cada cliente com a variável colaborador que o atendeu
2- o valor de custo de colaborador projetado à cada cliente obedecendo a regra de calcular somente os clientes em que o colaborador tenha atendido.

O  meu problema está no item 2 em que é preciso:

1- Na tabela F_Alocacao identificar pelo cod_colaborador x cod_cliente os clientes que o respectivo colaborador atendeu no mês de faturamento em questão
2- de posso do resultado do item 1 acima, somar o valor de faturamento total dos clientes atendidos por colaborador
3- Dividir o valor total faturamento (item 2) pelo valor de faturamento individual por cliente atendido
4- Multiplicar o resultado item 3 pelo valor salário colaborador tabela F_Salário mesmo período do faturamento

Exemplo:

O Colaborador  José (cod_colaborador = 2) atendeu em JANEIRO (mês referência faturamento e salário) os clientes Rosa Floricultura (cod_cliente = 120) e Food Supermercados (cod_cliente = 300), isto é identificado na tabela F_Alocacao, ou seja, de um total de 3 clientes com faturamento em janeiro, o José só atendeu 2 clientes, então o cálculo de rateio custo colaborador por cliente trabalhado esperado é:

1- Valor total faturamento clientes atendidos pelo José (10.000 + 35.000 = 45.000) tabela F_FatCliente