Ir para conteúdo
  • 0

Alterar a granularidade de uma base por dia para mês.


FrancoAndre
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite!

Estou com uma dificuldade de criar uma medida que calcule as equipes que estão Abaixo e Acima da Meta numa visão acumulado mensal e quinzenal.

São duas bases: uma onde estão as metas das equipes (MetaEquipe) e a outra onde estão o realizado (Matriz Servicos/Metas Dados).

Toda a base está num contexto diário de dados, porém preciso de cálculos numa visão mensal e quinzenal e já tentei de várias formas e não tive um resultado esperado.

A medida que conta o "Abaixo da Meta" e "Acima da meta" deve contar somente 1 para Abaixo ou Acima da Meta isso quando o filtro de mês ou quinzena estivesse selecionado - na imagem abaixo o quadro selecionado mostra que está contato a cada dia. Quando estivesse sem filtro a soma deve contar por mês com a condição que o último mês deve calcular a meta e o realizado até a data de ontem e verificar se está abaixo ou acima da meta:

image.png.fb68ca1ca78b2e2d848eda74079957b5.png

 

Na segmentação de data, o calculo deve respeitar quando for selecionado somente a quinzena:

image.png.320f36d1cd90adf3c27cbe5cd82ce83b.png

 

Espero ter deixado claro.

Desde já agradeço a atenção!

BI da Produção.pbix

Editado por FrancoAndre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Não ficou muito claro para mim. Poderia mostrar no Excel como ficaria o resultado se for por dia, quinzena ou mensal, por favor? Creio que vendo o resultado final esperado vai facilitar o entendimento.

Olá, Bruno!

Posso sim, mas para o resultado diário (ou por dia) o calculo já está fazendo isso, exemplo filtrando somente o dia 3 de outubro no painel:

image.png.dc1616b7aedd3edba98cde2224953951.png

 

Agora para as visões Quinzenais e Mensais gostaria dessa forma:

image.png.a21b84ac1d4437cc80ef3210a76ead54.png

image.png.547c96ad39747f02d4d8020afab8eb8d.png

 

Deixarei o arquivo em excel em anexo.

Espero ter deixado claro e mais uma vez agradeço a disposição!

visão mensal e quinzenal .xlsx

Editado por FrancoAndre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
49 minutos atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Bruno, agradeço o seu retorno. Ao analisar notei dois pontos:

1º: a soma total da contagem por contrato ou equipe não aparece mais:

image.png.8388ad39dc662edeb89693fec7902101.png

 

2º quando seleciono algum contrato, a tabela de equipe se comporta dessa maneira para as linhas Acima da Meta:

image.png.093398c04d15ff47fc5f512d556aba20.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@FrancoAndre, uma coisa eu não entendi ainda. Vamos ao exemplo do contrato TELECONTROLE. São 8 equipes no total. Porque tem 7 abaixo da meta e 8 dentro da meta? O total entre abaixo da meta e acima da meta não deveria somar 8 ao invés de 15 (no caso da primeira quinzena de outubro)? Poderia explicar melhor isso, por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
27 minutos atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

@FrancoAndre, uma coisa eu não entendi ainda. Vamos ao exemplo do contrato TELECONTROLE. São 8 equipes no total. Porque tem 7 abaixo da meta e 8 dentro da meta? O total entre abaixo da meta e acima da meta não deveria somar 8 ao invés de 15 (no caso da primeira quinzena de outubro)? Poderia explicar melhor isso, por favor?

Bruno, peço perdão, mas acabei me equivocando por causa da medida onde duplicou as equipes. A forma correta é contar quem está acima ou abaixo da meta.

Vou te passar um arquivo mais detalhado pegando somente um departamento para a tentar te explicar melhor. Na base está todas as equipes de um departamento e mostrando quem bateu ou não a meta, essa meta é do mês. Já na base do bi que mandei, a meta está por dia, por isso a visão quinzenal.

Na visão por departamento está contando todas as equipes q estão acima ou abaixo da meta.

Logo baixo, de acordo com o filtro "Indicador" selecionado, mostra somente que está abaixo da meta. No arquivo bi que mandei fiz essa segmentão filtrando "acima da meta",  "abaixo da meta" e "todos".

 

visão mensal 2.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...