Ir para conteúdo
  • 0

Ponto de venda positivado - Linguagem M


Jeferson Souza
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, fiz o dax de pontos de vendas positivados e gostaria de saber se é possível fazer o mesmo na linguagem M..

O dax ficou muito pesado e demora muito para carregar, acho que seu fizesse na linguagem M fica mais amigável.. 

é possível eu fazer isto ?

eu preciso que ele conte como ponto de venda positivado , se ao menos um SKU tiver venda maior que zero .. 

mesmo que ele tenha venda maior que zero em mais de um SKU ele contabilizasse o ponto de venda como 01 dentro do mês 

image.png.5c04a0d0327fbdf2b789c684755c00c5.png




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
1 hora atrás, Jeferson Souza disse:

Bom dia!
Tudo bem ?
 

É que no meu calculo deve-se considerar como positivado o COD PDV, que teve ao menos um SKU com o Total Qtd > 0.
Então acho que no DAX que montou não está associando ao SKU ..

Mas pra eu tentar explicar melhor seria isto 

Código PDV que tenha ao menos um SKU com venda maior que zero
 

Cara agora compreendendo melhor sua regra , fiz algumas outras medidas aqui , mas não obtive sucesso quanto a performance de qualquer forma vou anexar o pbix aqui para caso queira testar ai em seu modelo.

 

Modelo de Dados_Jeff.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Jeferson Souza disse:

Pessoal, fiz o dax de pontos de vendas positivados e gostaria de saber se é possível fazer o mesmo na linguagem M..

O dax ficou muito pesado e demora muito para carregar, acho que seu fizesse na linguagem M fica mais amigável.. 

é possível eu fazer isto ?

eu preciso que ele conte como ponto de venda positivado , se ao menos um SKU tiver venda maior que zero .. 

mesmo que ele tenha venda maior que zero em mais de um SKU ele contabilizasse o ponto de venda como 01 dentro do mês 

image.png.5c04a0d0327fbdf2b789c684755c00c5.png




 

Boa Tarde!
@Jeferson Souza qual dax você fez , não era para ficar tão pesado não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Joao Barbosa disse:

Boa Tarde!
@Jeferson Souza qual dax você fez , não era para ficar tão pesado não.

Boa tarde Amigo!

Esse é o DAX 

conto as linhas da tabela PDV, com base nos produtos com venda maior que 0

da para melhorar o dax e deixar de forma que carregue mais rápido no visual ?

 

Positivação =
CALCULATE(COUNTROWS(PDV),
FILTER(
    CROSSJOIN(
    VALUES(PDV[CPF/CNPJ PDV]),VALUES(dProdutos[SKU])),
    [Total Qtde de vendas]>0))
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Jeferson Souza disse:

Boa tarde Amigo!

Esse é o DAX 

conto as linhas da tabela PDV, com base nos produtos com venda maior que 0

da para melhorar o dax e deixar de forma que carregue mais rápido no visual ?

 

Positivação =
CALCULATE(COUNTROWS(PDV),
FILTER(
    CROSSJOIN(
    VALUES(PDV[CPF/CNPJ PDV]),VALUES(dProdutos[SKU])),
    [Total Qtde de vendas]>0))

ja tentou summarizar a tabela?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, Joao Barbosa disse:

ja tentou summarizar a tabela?

 


Eu não sei fazer isto, é no query ?

eu pensei em criar mais uma tabela apenas com esses cálculos mas tbm não sei como fazer isto.

nesse modelo anexo eu tenho apenas uma fatia dos dados , por isso está rápida, na minha base original fica mega pesado e demora muito pra aparecer no visual.

mas se conseguir me ajudar com o summarizar agradeço demais! 

Live49.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
48 minutos atrás, Jeferson Souza disse:


Eu não sei fazer isto, é no query ?

eu pensei em criar mais uma tabela apenas com esses cálculos mas tbm não sei como fazer isto.

nesse modelo anexo eu tenho apenas uma fatia dos dados , por isso está rápida, na minha base original fica mega pesado e demora muito pra aparecer no visual.

mas se conseguir me ajudar com o summarizar agradeço demais! 

Live49.pbix 1 MB · 0 downloads

Bom dia , cara anexei um pbix que acho que é a solução pelo menos bate com a sua medida tenta usar ela no analyzer  o tempo reduziu consideravelmente.

 

Live49.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
38 minutos atrás, Joao Barbosa disse:

Bom dia , cara anexei um pbix que acho que é a solução pelo menos bate com a sua medida tenta usar ela no analyzer  o tempo reduziu consideravelmente.

 

Live49.pbix 1 MB · 0 downloads

Fala meu amigo!
Desculpa pelo vai e volta de informações, nesse modelo que te enviei não tinha nenhum situação que o PDV ficasse sem contabilizar.


é porque minha regra é a seguinte..

Se no mês eu tenho um ponto de venda ( Còd PDV) que positivou um SKU ( QTD de venda >0) ele deve considerar como positivado.


no modelo em anexo o meu resultado correto é 1, sua medida quase deu certo..

o resultado correto é a medida positivação 1135

Modelo de Dados_Jeff.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
23 minutos atrás, Jeferson Souza disse:

Fala meu amigo!
Desculpa pelo vai e volta de informações, nesse modelo que te enviei não tinha nenhum situação que o PDV ficasse sem contabilizar.


é porque minha regra é a seguinte..

Se no mês eu tenho um ponto de venda ( Còd PDV) que positivou um SKU ( QTD de venda >0) ele deve considerar como positivado.


no modelo em anexo o meu resultado correto é 1, sua medida quase deu certo..

o resultado correto é a medida positivação 1135

Modelo de Dados_Jeff.pbix 138 kB · 0 downloads

Tenta usar essa medida que esta no pbix em anexo , aqui ficou bem mais performático.

443492073_ModelodeDados_Jeff.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 04/11/2022 em 10:54, Joao Barbosa disse:

Tenta usar essa medida que esta no pbix em anexo , aqui ficou bem mais performático.

443492073_ModelodeDados_Jeff.pbix 137.84 kB · 2 downloads

Boa noite Amigo!
Estava todo este tempo resolver esse dilema, ai resolvi vir pedir ajuda .

Não entendo porque que no meu calculo que é o que não performa tão bem quanto o seu.

eu não consigo checar no mesmo valor 

o correto para o mes de Jan-22 que está filtrado é 1302 e no seu calculo da um a menos 

consegue me ajudar por favor ?

Segue anexo 

Modelo de Dados_Jeff.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, Jeferson Souza disse:

Boa noite Amigo!
Estava todo este tempo resolver esse dilema, ai resolvi vir pedir ajuda .

Não entendo porque que no meu calculo que é o que não performa tão bem quanto o seu.

eu não consigo checar no mesmo valor 

o correto para o mes de Jan-22 que está filtrado é 1302 e no seu calculo da um a menos 

consegue me ajudar por favor ?

Segue anexo 

Modelo de Dados_Jeff.pbix 179.72 kB · 2 downloads

Bom Dia , meu querido vou tentar te explicar e ai vamos encontrar uma solução . 

Na sua medida aonde vc faz um crossjoin  vc pega toda a tabela de SKU e faz todas as combinações possíveis com a tabela de codigo PDV e conta o que esta maior do que 0.

Na minha medida eu faço um agrupamento de todos os codigo pdv juntamente com os valores dos mesmos e conto o que esta maior do que 0.

E ai que temos a divergência pq no sell out ( peças ) que compõem a medida total qtde dentro de um mesmo período vc tem lançamentos negativos e positivos , como eu entendi que para ser positivado esse valor somado teria que ser maior que zero eu não o contei , já na sua medida se o cod PDV possui um valor positivo dentro do período ele vai contar , tem que entender qual é a maneira certa de contabilizar isso. Veja o exemplo abaixo:

454054224_SalvarForum.png.c3cee1ebb914da03feb2c5e268701b79.png   

A nossa diferença esta nesse caso marcado em amarelo , veja que na sua medida ele conta e na minha não e isso ocorre pelo descrito acima como você enxerga na tabela a sua esquerda esse código tem 2 lançamentos  1 de -224,00 e outro de 10,00 na minha medida como eu agreguei os valores e esse valor somado e menor do que zero eu não trouxe como positivado , já na sua como faz uma combinação de todos os valores possíveis que são maior que zero e ele tem um lançamento de 10 , vai trazer ele como positivado. ai teria que entender qual o entendimento correto para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
32 minutos atrás, Joao Barbosa disse:

Bom Dia , meu querido vou tentar te explicar e ai vamos encontrar uma solução . 

Na sua medida aonde vc faz um crossjoin  vc pega toda a tabela de SKU e faz todas as combinações possíveis com a tabela de codigo PDV e conta o que esta maior do que 0.

Na minha medida eu faço um agrupamento de todos os codigo pdv juntamente com os valores dos mesmos e conto o que esta maior do que 0.

E ai que temos a divergência pq no sell out ( peças ) que compõem a medida total qtde dentro de um mesmo período vc tem lançamentos negativos e positivos , como eu entendi que para ser positivado esse valor somado teria que ser maior que zero eu não o contei , já na sua medida se o cod PDV possui um valor positivo dentro do período ele vai contar , tem que entender qual é a maneira certa de contabilizar isso. Veja o exemplo abaixo:

454054224_SalvarForum.png.c3cee1ebb914da03feb2c5e268701b79.png   

A nossa diferença esta nesse caso marcado em amarelo , veja que na sua medida ele conta e na minha não e isso ocorre pelo descrito acima como você enxerga na tabela a sua esquerda esse código tem 2 lançamentos  1 de -224,00 e outro de 10,00 na minha medida como eu agreguei os valores e esse valor somado e menor do que zero eu não trouxe como positivado , já na sua como faz uma combinação de todos os valores possíveis que são maior que zero e ele tem um lançamento de 10 , vai trazer ele como positivado. ai teria que entender qual o entendimento correto para isso.

Bom dia!
Tudo bem ?
 

É que no meu calculo deve-se considerar como positivado o COD PDV, que teve ao menos um SKU com o Total Qtd > 0.
Então acho que no DAX que montou não está associando ao SKU ..

Mas pra eu tentar explicar melhor seria isto 

Código PDV que tenha ao menos um SKU com venda maior que zero
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Joao Barbosa disse:

Cara agora compreendendo melhor sua regra , fiz algumas outras medidas aqui , mas não obtive sucesso quanto a performance de qualquer forma vou anexar o pbix aqui para caso queira testar ai em seu modelo.

 

Modelo de Dados_Jeff.pbix 281.74 kB · 1 download

Obrigado Meu amigo!

pensando aqui se eu fazer algo no Query de juntar colunas, vc acha que pode dar certo e tornar a medida mais performática ?
eu até tentei mas não consegui algo do tipo, tem alguma sugestão em algo deste tipo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
24 minutos atrás, Jeferson Souza disse:

Obrigado Meu amigo!

pensando aqui se eu fazer algo no Query de juntar colunas, vc acha que pode dar certo e tornar a medida mais performática ?
eu até tentei mas não consegui algo do tipo, tem alguma sugestão em algo deste tipo ?

Cara no M eu fiz uma tabela referenciada e dei um buff nela ai ficou super performático ,  estou anexando um modelo aqui referenciei a base retirei a carga e usei ela

Modelo de Dados_Jeff_2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...