Ir para conteúdo
  • 0

É possível dividir (SplitColumn) várias colunas ao mesmo tempo ?


rafaelcn
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal!

Estou precisando trabalhar umas planilhas que contém um fluxo operacional com várias colunas com Data/Hora juntas (type datetime). Preciso dividir cada coluna em colunas individuais "Data" (date) e "Hora" (time).

Nesse trabalho me surgiram duas dúvidas:

1.) É possível que na mesma etapa de divisão eu já tenha saída da coluna hora no formato "time" ? Não está acontecendo isso. Após a divisão é adicionada mais uma etapa que Altera o Tipo para "time".
Essa situação está no pbix em anexo, na Tabela 1.


2.) Queria saber se existe a possibilidade de executar essa divisão de colunas em apenas uma etapa, ou seja, dividir várias colunas de uma vez só ?

Ou preciso fazer a etapa de divisão (SplitColumn) para cada coluna individualmente ?

Esse exemplo está na Tabela 2 do anexo, que incluí 3 colunas onde tentei fazer essa divisão.

Até tentei modificar o código para ver se conseguia incluir as outras colunas, mas não tive sucesso.

Esse é o código gerado na uma divisão de apenas 1 coluna (exemplo da Tabela 1):
= Table.SplitColumn(Table.TransformColumnTypes(#"Tipo Alterado1", {{"Dt/Hr Chegada", type text}}, "pt-BR"), "Dt/Hr Chegada", Splitter.SplitTextByEachDelimiter({" "}, QuoteStyle.None, false), {"Dt_Chegada", "Hr_Chegada"})

Não sei se existe essa possibilidade de dividir múltiplas colunas na Linguagem M. Não encontrei referências ou documentação sobre isso.

Qualquer ajuda é muito bem vinda!

Obrigado!
Rafael.

dividir_varias_colunas.pbix

Editado por rafaelcn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @rafaelcn!

Vou responder com o que eu sei ok:

1) Eu acho que ele só consegue reconhecer sozinho quando a base vem de banco de dados já tipificada, daí quando traz os dados já vem isso no metadados creio eu. Fora isso eu acho que ele sempre tipifica no PQ mesmo. De qualquer forma isso não traz qualquer prejuízo para o tratamento dos dados, só é recomendado deixar essa etapa por último para as etapas mais organizadas, evitar erros em etapas anteriores se modificar algo e para futuras manutenções também.

2) Não me recordo de ter visto isso antes, de forma implícita/"natural" não deixa tanto que se você seleciona duas colunas a opção de "Dividir Coluna" já é desativada. De qualquer forma do mesmo jeito que acima precisar fazer isso não gera prejuízo para o tratamento dos dados. Já vi ser citado para evitar muitas etapas, que pode deixar demorado e etc., mas na minha experiência o que deixa demorado é mesclar muitas tabelas isso realmente deve ser evitado, de resto, considerando essas transformações e tratamentos normais nunca tive problemas de performance mesmo trabalhando com milhões de linhas.

image.png.e3072f5fde2974c86f2d559e8c94f4ee.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 01/11/2022 em 20:28, Michele disse:

Olá @rafaelcn!

Vou responder com o que eu sei ok:

1) Eu acho que ele só consegue reconhecer sozinho quando a base vem de banco de dados já tipificada, daí quando traz os dados já vem isso no metadados creio eu. Fora isso eu acho que ele sempre tipifica no PQ mesmo. De qualquer forma isso não traz qualquer prejuízo para o tratamento dos dados, só é recomendado deixar essa etapa por último para as etapas mais organizadas, evitar erros em etapas anteriores se modificar algo e para futuras manutenções também.

2) Não me recordo de ter visto isso antes, de forma implícita/"natural" não deixa tanto que se você seleciona duas colunas a opção de "Dividir Coluna" já é desativada. De qualquer forma do mesmo jeito que acima precisar fazer isso não gera prejuízo para o tratamento dos dados. Já vi ser citado para evitar muitas etapas, que pode deixar demorado e etc., mas na minha experiência o que deixa demorado é mesclar muitas tabelas isso realmente deve ser evitado, de resto, considerando essas transformações e tratamentos normais nunca tive problemas de performance mesmo trabalhando com milhões de linhas.

image.png.e3072f5fde2974c86f2d559e8c94f4ee.png

Oi Michele!

Realmente a ideia seria reduzir alguns dos muitos passos dessa tabela fato, mas realmente não tem impacto no processamento total.

Arrumei as etapas direitinho para que não tenha impacto nem problemas no processamento diário dessa tabela.

Obrigado pela contribuição!

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...