Ir para conteúdo
  • 0

Análise Share/Potencial de Mercado - Tabela Bridge?


Thiago Anizio
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, bom dia.

Gostaria de ajuda para interpretar e tomar o melhor caminho em uma situação.
Preciso elaborar uma matriz para acompanhamento de Share de Mercado (participação no mercado). Tenho uma tabela fato com as ocorrências de vendas por nota fiscal e uma tabela dimensão cliente que está vinculada a fato via código do cliente, além do vínculo com a dCalendário. Na dCliente tenho também o código IBGE da cidade.

A dificuldade está em levar as informações de potencial de compra por ano (que está em outra tabela, esta possui código do ibge por cidade) para compor a matriz que desejo.
Tentei elaborar um modelo que podem consultar abaixo/anexo.

image.png.659ce23598a52043b5cd7707c695dc1a.png

Espero que não tenho deixado confuso, em resumo quero trazer em uma matriz as vendas (ou quantidade de litros vendidor) por gerente, vendedor, cidade, etc... cruzando com o potencial que aquela cidade têm.

Desde já agradeço!

 

Modelo.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Thiago Anizio!

Pelo que compreendi da estrutura teria de fato mais de um cliente por cidade, e hoje você chega no seu vendedor e gerente através do cliente.

Então o problema a ser respondido é: como ficam os litros previstos neste caso, fica repetindo mesmo cada vez que a cidade aparecer, ou deveria ser rateado de alguma forma? Caso deva ser rateado, então teria que unificar as tabelas IBGE e dCliente e criar uma lógica para ratear esse valor por Cidade x Cliente.

Inseri uma linha nos seus dados para exemplificar a minha pergunta, veja que para a Cidade de Florianópolis a informação de "Litros Previstos" repetiria, já que hoje essa sua informação consta por cidade apenas.

image.png.7baaf9a69f93415dc3d08c9caaee9bf1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Thiago Anizio!

Você tem mais de um cliente por cidade? Caso não, a meu ver as colunas dessa sua tabela Share de Mercado deveriam ser levadas para a sua dClientes, pois podem ser entendidas como características do cliente, através do campo Cód IBGE.

Se você pode ter mais de um cliente por cidade, aí até poderia ser feita a mesma coisa, mas precisa ter uma regra de negócio definida do que fazer com a coluna "Previsto Ano Litros", se será igualmente rateada entre os clientes da cidade, etc.

Seu exemplo ajudou, mas caso os seus dados reais sejam menos "previsíveis" talvez seja necessário o envio de uma base resumida só pra facilitar o entendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
32 minutos atrás, Michele disse:

Olá @Thiago Anizio!

Você tem mais de um cliente por cidade? Caso não, a meu ver as colunas dessa sua tabela Share de Mercado deveriam ser levadas para a sua dClientes, pois podem ser entendidas como características do cliente, através do campo Cód IBGE.

Se você pode ter mais de um cliente por cidade, aí até poderia ser feita a mesma coisa, mas precisa ter uma regra de negócio definida do que fazer com a coluna "Previsto Ano Litros", se será igualmente rateada entre os clientes da cidade, etc.

Seu exemplo ajudou, mas caso os seus dados reais sejam menos "previsíveis" talvez seja necessário o envio de uma base resumida só pra facilitar o entendimento.

Olá Michele, boa noite.
Sim, são vários clientes na mesma cidade. Talvez não seja necessário esse nível de detalhe (cliente), a ideal é analisar o Share por gerente/cidade/uf, se possível vendedor.
Acredito que o foco seria cruzar o potencial de litragem por cidade x a venda em litragem por cidade. Tendo este resultado já seria bem legal.

Vou montar um modelo pbix também para disponibilizar aqui.

Obrigado.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Thiago Anizio!

Então precisamos fazer a mesma pergunta para gerente e vendedor, existe algum caso onde uma cidade com mais de um gerente ou mais de um vendedor? Acho que a sua modelagem está ok caso a resposta seja não e daí precisaria sair cliente para não ter duplicidade na dimensão, criando uma Dimensão talvez dShareMercado, algo assim.

Caso tenha algum dado N para N em "Cidade" x "Vendedor" ou "Cidade" x "Gerente" então o desafio entendo que será ratear esse "Previsto Ano Litros", mas aí precisaria ter uma regra de negócio definindo isso e precisaria daí criar um ID que diferenciasse, por exemplo, a linha do Gerente 1 x Curitiba e Gerente 2 x Curitiba, entendeu.

Outro ponto para a análise é entender como ocorrerá o relacionamento com a sua Fato já que não teria cliente envolvido, que pelo que compreendi hoje é o ponto de relação entre elas. Caso você tenha apenas um vendedor e um gerente por cidade, daria para trazer a informação de "Cód IBGE" através do campo "Cód Cliente", e tornar esse "Cód IBGE" o ID entre a sua Fato e a sua Dimensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 04/11/2022 em 11:44, Michele disse:

Olá @Thiago Anizio!

Acha que essa solução acima resolve? Quando puder analisar e dar um feedback 🙂

Oi @Michele, obrigado pelo retorno e desculpe pela demora, semana complicada por aqui 😅.

Vamos lá, ainda não consegui me encontrar, pelo que vi tenho o último cenário que comentou, gerentes/vendedores/clientes distintos na mesma cidade. Fiz um pbix com os dados mais aproximados da realidade que tenho, se puder sugerir algo, agradeço!

Minha dúvida maior está em como relacionar as tabelas.

Obrigado.

Modelo BI IBGE.pbix Modelo BI IBGE.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...