Ir para conteúdo
  • 0

Criar coluna personalizada conforme o nome da tabela


Fernando Santos
Ir para solução Solucionado por Fernando Santos ,

Pergunta

17 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Mas acabei achando outra solução.
Descobri que o usuário junta cada tabela dessa em um único arquivo XLSX de forma manual. (O usuário extrai as informações através do Oracle JDE);
Pedi que não juntasse mais, extrarir cada relatório e colocasse em uma pasta, assim consegui que PowerBI obtesse dados através desta pasta, assim cada nome de arquivo (que antes eram nome de abas no Excel, viraram o nome de coluna de cada arquivo quando eu peço para combinar os arquivos.
 

Caso resolvido.  Obrigado à todos!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Daí todos os valores ficam como "nometabela" (sem aspas).  Eu preciso que ele leia o nome da tabela e replique como um valor na coluna:

Exemplo:

Tabela1 > Crio uma coluna personalizada onde os valores serão "tabela1" (sem aspas);

Tabela2 > Crio uma coluna personalizada onde os valores serão "tabela2" (sem aspas).

Caso alguém altere o nome desta tabela de origem, os valores seriam atualizados automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 horas atrás, Fernando Santos disse:

Daí todos os valores ficam como "nometabela" (sem aspas).  Eu preciso que ele leia o nome da tabela e replique como um valor na coluna:

Exemplo:

Tabela1 > Crio uma coluna personalizada onde os valores serão "tabela1" (sem aspas);

Tabela2 > Crio uma coluna personalizada onde os valores serão "tabela2" (sem aspas).

Caso alguém altere o nome desta tabela de origem, os valores seriam atualizados automaticamente.

Bom dia @Fernando Santos!
Tudo bem?

No seu caso, você está fazendo a união entre duas tabelas?

Se sim, você pode colocar essas colunas personalizadas antes de unir as tabelas. Ai cada tabela teria uma coluna com os valores de nome da respectiva tabela. Quando você unir as duas, ficaria uma única coluna com os nomes da respectiva tabela também.

 

Editado por Bernardo Vitor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 27/10/2022 em 08:50, Bernardo Vitor disse:

Bom dia @Fernando Santos!
Tudo bem?

No seu caso, você está fazendo a união entre duas tabelas?

Se sim, você pode colocar essas colunas personalizadas antes de unir as tabelas. Ai cada tabela teria uma coluna com os valores de nome da respectiva tabela. Quando você unir as duas, ficaria uma única coluna com os nomes da respectiva tabela também.

 

A União entre tabelas só é feita após esse provedimento.
Inserir coluna personalizada eu já, o problema é que mensalmente as tabelas são geradas manualmente e ao renomears as abas no arquivo Excel, ocorrem "erros de digitação".
Como essas abas serão as futuras tabelas da minha consulta, o Power BI perde a ratreabilidade delas, o que também já é um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 27/10/2022 em 07:21, Renato Rossato disse:

Este comando serve para criar uma tabela baseada em uma lista.  O que eu preciso é criar uma coluna baseada no nome da tabela (Tenho várias tabelas e cada tabela terá esta coluna com esta característica, ou seja, cada coluna deverá ler sua respectiva tabela.

PBI_Erro_ColunaLerTabela.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom Dia, @Fernando Santos!

 

Olhando o seu problema, observo o seguinte:

1) O nome de uma consulta, em geral, decorre do nome do arquivo. Mas esta nomenclatura é atribuída no primeiro carregamento do arquivo;

2) Se você atualizar a sua consulta e o nome que era Alimentação, passar a ser grafado como Alimentacao, o nome da consulta não irá se alterar, o que pode acontecer é sua consulta apresentar um erro em decorrência de se referenciar o nome planilha em algum local;

3) Se o seu interesse é no nome da planilha, sugiro que você retorne ao início de sua transformação e vá observando as etapas.

Provavelmente, a primeira será a Fonte e, nela, se deve conectar no seu arquivo do Excel e, no painel, você deve ver todas as tabelas, planilhas e intervalos nomeados que o arquivo possui.

A sua segunda etapa, provavelmente, deve ser Navegação, onde se acessa uma destas tabelas.

Você deve observar se é possível individualizar a planilha utilizada.

Exemplo, no arquivo, você só tem uma única planilha chamada Alimentação, você pode filtrar por Sheet e manter as colunas de nome e de dados e depois expandir estes dados.

Com isto, você pode eliminar a etapa de navegação e terá os seus dados.

Só observe em etapas seguintes, se não usou a opção de remover outras colunas, o que eventualmente pode excluir a coluna que acabamos de manter.

Você não trouxe uma amostra de dados e, no momento, não estou com um acesso ao Power Query para tentar simular e trazer imagens, logo, se minha memória falhou em algum descrição, peço desculpas antecipadamente.

Espero que tenha conseguido auxiliar em alguma medida.

Se ainda assim não conseguir resolver, peço que traga uma amostra de dados, o que facilitará muito a simulação do seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, Vitor Peralva disse:

Bom Dia, @Fernando Santos!

 

Olhando o seu problema, observo o seguinte:

1) O nome de uma consulta, em geral, decorre do nome do arquivo. Mas esta nomenclatura é atribuída no primeiro carregamento do arquivo;

2) Se você atualizar a sua consulta e o nome que era Alimentação, passar a ser grafado como Alimentacao, o nome da consulta não irá se alterar, o que pode acontecer é sua consulta apresentar um erro em decorrência de se referenciar o nome planilha em algum local;

3) Se o seu interesse é no nome da planilha, sugiro que você retorne ao início de sua transformação e vá observando as etapas.

Provavelmente, a primeira será a Fonte e, nela, se deve conectar no seu arquivo do Excel e, no painel, você deve ver todas as tabelas, planilhas e intervalos nomeados que o arquivo possui.

A sua segunda etapa, provavelmente, deve ser Navegação, onde se acessa uma destas tabelas.

Você deve observar se é possível individualizar a planilha utilizada.

Exemplo, no arquivo, você só tem uma única planilha chamada Alimentação, você pode filtrar por Sheet e manter as colunas de nome e de dados e depois expandir estes dados.

Com isto, você pode eliminar a etapa de navegação e terá os seus dados.

Só observe em etapas seguintes, se não usou a opção de remover outras colunas, o que eventualmente pode excluir a coluna que acabamos de manter.

Você não trouxe uma amostra de dados e, no momento, não estou com um acesso ao Power Query para tentar simular e trazer imagens, logo, se minha memória falhou em algum descrição, peço desculpas antecipadamente.

Espero que tenha conseguido auxiliar em alguma medida.

Se ainda assim não conseguir resolver, peço que traga uma amostra de dados, o que facilitará muito a simulação do seu problema.

Então Vítor.

 

O problema é que eu recebo um único arquivo com várias planilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Fernando Santos disse:

Então Vítor.

 

O problema é que eu recebo um único arquivo com várias planilhas.

O ideal era ter uma amostra do arquivo.

Você chegou a testar se alterando o nome da planilha ocorre erro na atualização do arquivo?

Tente enviar, ao menos, um print da etapa fonte, onde vão estar listados os objetos do arquivo e o script de umas 2 ou 3 consultas.

Foi você que criou a consulta ou está pegando o trabalho de outra pessoa?

Com estas informações, fica mais fácil avançar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 15/11/2022 em 21:22, Vitor Peralva disse:

O ideal era ter uma amostra do arquivo.

Você chegou a testar se alterando o nome da planilha ocorre erro na atualização do arquivo?

Tente enviar, ao menos, um print da etapa fonte, onde vão estar listados os objetos do arquivo e o script de umas 2 ou 3 consultas.

Foi você que criou a consulta ou está pegando o trabalho de outra pessoa?

Com estas informações, fica mais fácil avançar.

Por acaso, estou estudando Linguagem M e só agora entendi o questionamento de vocês, Rsrsrsrsrs.

As consultas são baseadas em abas de um único arquivo xlsx. (Quando uma dessas abas são alteradas na origem, de fato a consulta perde a rastreabilidade);
Queria criar uma Coluna Personalizada, onde ele lê o nome da consulta, caso eu mude o nome da consulta, esta atualiza automaticamente.

Segue anexos.

BI_JDE_ONCO_Cópia.pbix Relatório JDE ONCO_Copia.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 27/12/2022 em 23:35, Ayumi disse:

@Fernando Santos

Olá tudo bem?

Já resolveu ou ainda está com problemas?

Por gentileza Define a Melhor resposta para o tópico, para isso basta ir naquela que mais te ajudou e clicar em uma das duas opções conforme print:

image.thumb.png.27677df6d05fb37e31442172527bab4f.png.60d03ab4e8f6fadddbf077b7e1d63847.png

 

 

Ainda não consegui resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 29/12/2022 em 20:38, Fernando Santos disse:

Ainda não consegui resolver.

Fiz um teste aqui, veja se isso funciona.

Qualquer coisa a gente tenta mais coisas.

O problema nesse teste que eu fiz será quando a alteração for total, mas é bem possível que consiga alguma alternativa.

Acho que isso dará para você ter uma noção.

let
    Fonte = Folder.Files("C:\Users\alexsandro.rauta\OneDrive - JOSECAR DISTRIBUIDORA DE AUTO PECAS LTDA\Documentos\Downloads"),
    #"C:\Users\alexsandro rauta\OneDrive - JOSECAR DISTRIBUIDORA DE AUTO PECAS LTDA\Documentos\Downloads\_Relatório JDE ONCO_Copia xlsx" = Fonte{[#"Folder Path"="C:\Users\alexsandro.rauta\OneDrive - JOSECAR DISTRIBUIDORA DE AUTO PECAS LTDA\Documentos\Downloads\",Name="Relatório JDE ONCO_Copia.xlsx"]}[Content],
    #"Pasta de Trabalho Importada do Excel" = Excel.Workbook(#"C:\Users\alexsandro rauta\OneDrive - JOSECAR DISTRIBUIDORA DE AUTO PECAS LTDA\Documentos\Downloads\_Relatório JDE ONCO_Copia xlsx"),
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(#"Pasta de Trabalho Importada do Excel", each Text.Contains([Name], "Alimentação")),
    #"Outras Colunas Removidas" = Table.SelectColumns(#"Linhas Filtradas",{"Data", "Name"}),
    #"Data Expandido" = Table.ExpandTableColumn(#"Outras Colunas Removidas", "Data", {"Column1", "Column2", "Column3", "Column4", "Column5", "Column6", "Column7", "Column8", "Column9", "Column10", "Column11", "Column12", "Column13", "Column14", "Column15", "Column16", "Column17", "Column18", "Column19", "Column20", "Column21", "Column22", "Column23", "Column24", "Column25", "Column26", "Column27", "Column28", "Column29", "Column30", "Column31", "Column32", "Column33", "Column34", "Column35", "Column36", "Column37", "Column38", "Column39", "Column40", "Column41", "Column42", "Column43", "Column44", "Column45", "Column46", "Column47", "Column48", "Column49", "Column50", "Column51", "Column52", "Column53", "Column54", "Column55", "Column56", "Column57"}, {"Column1", "Column2", "Column3", "Column4", "Column5", "Column6", "Column7", "Column8", "Column9", "Column10", "Column11", "Column12", "Column13", "Column14", "Column15", "Column16", "Column17", "Column18", "Column19", "Column20", "Column21", "Column22", "Column23", "Column24", "Column25", "Column26", "Column27", "Column28", "Column29", "Column30", "Column31", "Column32", "Column33", "Column34", "Column35", "Column36", "Column37", "Column38", "Column39", "Column40", "Column41", "Column42", "Column43", "Column44", "Column45", "Column46", "Column47", "Column48", "Column49", "Column50", "Column51", "Column52", "Column53", "Column54", "Column55", "Column56", "Column57"}),
    #"Cabeçalhos Promovidos" = Table.PromoteHeaders(#"Data Expandido", [PromoteAllScalars=true])
in
    #"Cabeçalhos Promovidos"

Importa esse código M para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 03/01/2023 em 10:01, Alex disse:

Deixa eu ver se entendi.

Você precisa que essas informações, sejam linhas quando você fizer o ETL?

image.png.031f4ece325d250d8878d401a4a878d6.png

Sim, cada uma dessas abas.
Mas acabei achando outra solução.
Descobri que o usuário junta cada tabela dessa em um único arquivo XLSX de forma manual. (O usuário extrai as informações através do Oracle JDE);
Pedi que não juntasse mais, extrarir cada relatório e colocasse em uma pasta, assim consegui que PowerBI obtesse dados através desta pasta, assim cada nome de arquivo (que antes eram nome de abas no Excel, viraram o nome de coluna de cada arquivo quando eu peço para combinar os arquivos.
 

Caso resolvido.  Obrigado à todos!!!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...