Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento Muitos para Muitos (Ano)


João Henrique
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá,

Tenho uma tabela fato de compras e tenho que fazer uma relação dela com a minha dCalendar para criar medidas de comparação entre períodos diferentes.

A tabela de compras original não possui coluna de data, então eu tive que criar para fazer o relacionamento.

Não sei qual é a forma correta para tornar esse relacionamento viável. 

No arquivo PBIX tem a aba PEDIDO e é nela que preciso fazer as medidas de comparação de valores e quantidade de itens com o ano anterior, ou seja, comparar PRIMAVERA VERÃO 2022 com PRIMAVERA VERÃO 2021 e OUTONO INVERNO 2022 com OUTONO INVERNO 2021. 

 

GiovanaLima.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @João Henrique!

Achei uma forma de fazer, não sei se é a melhor, mas infelizmente não tinha muito tempo para pensar numa solução através da Calendário que talvez fosse melhor ou mais "elegante" e até mesmo mais flexível.

A forma que fiz você cria uma campo na dProdutos para indicar a coleção e outra para indicar a coleção passada. Depois levo essas duas colunas para a tabela fPedidos e utilizo nas medidas DAX. Testei aqui e os valores batem certinho com a coleção do ano anterior.

Na medida eu utilizo ALL para carregar toda a tabela de fPedidos e filtro apenas a coleção anterior, assim retorna o valor que você precisa.

Talvez você chegue numa solução melhor, mais flexível, mas caso o que fiz ajude de alguma forma no raciocínio já estará valendo 🙂

Segue o .pbix com essa solução que apliquei.

image.png.6706588b3fe0008a74ba2a580d0070c1.png

 

image.png.c7e79df8777d306a4d738aa85a885def.png

image.png.5ad8e7da2a632940728e13e44c389a21.png

image.png.69f0bd885431f23cf2e1c969059bef7f.png

 

image.png.c53968c3173a78f875b83b2a6609b576.png

GiovanaLima.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @João Henrique!

Caso você receba os arquivos com esses nomes diferenciando você pode puxar o ano (será criada uma data como 01/01/2021, 01/01/2022, etc.) dessa forma e também criar uma coluna com a informação de estação do ano.

Daí na sua dCalendário você também cria uma coluna com a estação do ano que aquele mês representa, assim você vai conseguir através de medidas DAX fazer as comparações que precisa.

Não vejo necessidade de ter duas DCalendarios, essa comparações fazemos via DAX, através de uma única dimensão de tempo mesmo.

O ideal é você disponibilizar aqui os arquivos originais que você vai consumir, pode ser modificado/resumido, de modo que seja possível entender a sua estrutura, além de exemplificar algumas comparações que você precisa, assim será mais fácil alguém te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Michele!

Muito obrigado por responder.

Então, eu não posso relacionar o mês com a estação. O cenário é o seguinte:

Meu negócio é um comércio de roupas, acessórios e calçados. Trabalhamos com pedidos por coleção e acontece de no mesmo mês eu receber mercadorias de coleções diferentes. Exemplo: mês de Junho eu recebo o final do pedido de Outono Inverno e inicio dos pedidos de Primavera Verão.

Quando recebo a NF e importo para o meu ERP, eu classifico o produto conforme está na minha tabela dProdutos e um desses campos é a coleção que já vem o ano cadastrado junto ao nome; "PRIMAVERA VERÃO 2021... OUTONO INVERNO 2022... PRIMAVERA VERÃO 2022". É importante que o ano faça parte da descrição da coleção porque eu posso puxar um relatório de vendas do ano 2022 e nele constar produtos de coleções anteriores. 

O problema é que eu quero criar comparativos de compra (fPedidos) entre as coleções de mesmo período, exemplo: OUTONO INVERNO 2022 X OUTONO INVERNO 2021 e assim por diante. Não sei se seria o ideal mas talvez eu tenha que duplicar a minha dProdutos e no campo coleção deixar somente o nome sem o ano, relacionar essa planilha duplicada com a fPedidos para que meu filtro de comparação seja apenas o nome da coleção e o ano. Só que para isso acontecer eu tenho que entender o porquê do meu relacionamento da coluna Ano entre a dCalendar e a fPedidos ou até mesmo a coluna Data entre elas está ficando pontilhada de Muitos para Muitos.

Vou deixar anexado a pbix e as duas bases para análise.

GiovanaLima.pbix Produtos.xlsx Pedidos.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Michele!

Eu vi que as medidas estão trazendo os valores corretos das coleções anteriores mas esse valor mantém o total mesmo quando eu filtro por marca, setor ou linha dentro do próprio dashboard mesmo possuindo o relacionamento entre fPedidos e dProdutos. Percebi esse mesmo problema na aba de Vendas Geral. O que eu fiz para resolver foi excluir o ano da nomenclatura da coleção e ajustei a fórmula da coluna DataColecao. Assim a gente "linka" que a data 01/06 corresponde a OUTONO INVERNO e 01/01 a PRIMAVERA VERÃO. 

Essa ideia de uma coluna de data para classificar a coleção foi muito bacana.

Muito obrigado pela ajuda.

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...