Ir para conteúdo
  • 0

Clientes Perdidos


douglasgodinho

Pergunta

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Prezado @douglasgodinho. Tudo bem, amigo?

Estou analisando seu modelo de dados e ele está com um erro grave de integridade em sua tabela dcalendário. 

Veja abaixo que existem dias que pertencem a 2021 e foram informados como 2022 e 1 dia de 2023 que ficou como 2022.

image.png.81fdabd7537f5373f17acee09dbd80d7.png

image.png.050c9f702c14ca8b02d9dff47f41dbb9.png

As duas situações ocorreram no mês de Janeiro, o que tem prejudicado as análises de inteligência de tempo para chegar no resultado que você deseja.

image.png.5a5735e5fa28d2e21ba4df4dbbb22038.png

Veja acima o valor acumulado da medida que eu criei, que ela está trazendo para Janeiro de 2022 o resultado que seria para dezembro de 2022.

O mesmo acontecendo para em Janeiro de 2021 que está com o resultado de Janeiro de 2022.

Estou há um bom tempo tentando entender o motivo de erros apresentados nas medidas que eu criei e eu não encontrava a razão disso.

Daí fui analisar sua base de dados e descobri o motivo.

Sendo assim, gentileza ajustar e disponibilizar uma base com a integridade de dados garantida, para que possamos conseguir te ajudar.

Aguardo seu retorno.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, @douglasgodinho.

Mesmo com problema de integridade de dados do seu modelo, eu criei uma nova dcalendario para poder fazer as medidas e não te deixar sem resposta.

De toda forma, será preciso você revisar toda sua modelagem antes de continuar - para evitar problemas futuros e gerar análises não confiáveis.

image.png.92cd2675185dbba60d3ec6b92c693794.png

As medidas "Clientes Novos R1", "Perdidos 3 meses R1 dt", "Perdidos 3 meses R1 filter", "Clientes Perdidos R1", foram feitas seguindo os princípios da Teoria dos Conjuntos da Matemática.

A "Perdidos 3 meses R1 dt" foi feita usando a função Dateinsperiod. 

Já a "Perdidos 3 meses R1 filter" foi criada de outra forma, usando a função FILTER; sendo que as 2 apresentam o mesmo resultado, como pode ver acima. Aí você decide qual utilizar...rsrsrs....

"Clientes ACC R1" representa o acumulado de clientes ao longo do tempo. Essa medida foi usada para considerar a quantidade de clientes que até o contexto atual.

Eu usei essa medida para fazer o comparativo de clientes perdidos em 90 dias. Acredito que o resultado possa ser mais assertivo - apesar disso ser uma regra do negócio para se apurar o Churn. Então não tem certo ou errado - depende mesmo do que pretende visualizar. Já vi inclusive alguns vídeos apurando o Churn a partir do total de clientes - que no seu caso seriam 8.035. Mas essa quantidade só foi atingida em Agosto/2022 - por isso não achei justo usar esse valor para todos os meses anteriores, entendeu? Reforço que não tem certo ou errado - depende da regra do negócio, ok? Aí, mais uma vez, você decide...rsrsrs....seguindo as suas regras de negócios.

Vou deixar o PBIX com as medidas para sua análise.

Caso essa tenha sido a melhor resposta para o seu case, peço a gentileza de marca-la para fechar o post.

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí, amigo....

clientes (1).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...