Ir para conteúdo
  • 0

Clientes Perdidos

douglasgodinho

Pergunta

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros

Prezado @douglasgodinho. Tudo bem, amigo?

Estou analisando seu modelo de dados e ele está com um erro grave de integridade em sua tabela dcalendário. 

Veja abaixo que existem dias que pertencem a 2021 e foram informados como 2022 e 1 dia de 2023 que ficou como 2022.

image.png.81fdabd7537f5373f17acee09dbd80d7.png

image.png.050c9f702c14ca8b02d9dff47f41dbb9.png

As duas situações ocorreram no mês de Janeiro, o que tem prejudicado as análises de inteligência de tempo para chegar no resultado que você deseja.

image.png.5a5735e5fa28d2e21ba4df4dbbb22038.png

Veja acima o valor acumulado da medida que eu criei, que ela está trazendo para Janeiro de 2022 o resultado que seria para dezembro de 2022.

O mesmo acontecendo para em Janeiro de 2021 que está com o resultado de Janeiro de 2022.

Estou há um bom tempo tentando entender o motivo de erros apresentados nas medidas que eu criei e eu não encontrava a razão disso.

Daí fui analisar sua base de dados e descobri o motivo.

Sendo assim, gentileza ajustar e disponibilizar uma base com a integridade de dados garantida, para que possamos conseguir te ajudar.

Aguardo seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0
  • Membros

Bom dia, @douglasgodinho.

Mesmo com problema de integridade de dados do seu modelo, eu criei uma nova dcalendario para poder fazer as medidas e não te deixar sem resposta.

De toda forma, será preciso você revisar toda sua modelagem antes de continuar - para evitar problemas futuros e gerar análises não confiáveis.

image.png.92cd2675185dbba60d3ec6b92c693794.png

As medidas "Clientes Novos R1", "Perdidos 3 meses R1 dt", "Perdidos 3 meses R1 filter", "Clientes Perdidos R1", foram feitas seguindo os princípios da Teoria dos Conjuntos da Matemática.

A "Perdidos 3 meses R1 dt" foi feita usando a função Dateinsperiod. 

Já a "Perdidos 3 meses R1 filter" foi criada de outra forma, usando a função FILTER; sendo que as 2 apresentam o mesmo resultado, como pode ver acima. Aí você decide qual utilizar...rsrsrs....

"Clientes ACC R1" representa o acumulado de clientes ao longo do tempo. Essa medida foi usada para considerar a quantidade de clientes que até o contexto atual.

Eu usei essa medida para fazer o comparativo de clientes perdidos em 90 dias. Acredito que o resultado possa ser mais assertivo - apesar disso ser uma regra do negócio para se apurar o Churn. Então não tem certo ou errado - depende mesmo do que pretende visualizar. Já vi inclusive alguns vídeos apurando o Churn a partir do total de clientes - que no seu caso seriam 8.035. Mas essa quantidade só foi atingida em Agosto/2022 - por isso não achei justo usar esse valor para todos os meses anteriores, entendeu? Reforço que não tem certo ou errado - depende da regra do negócio, ok? Aí, mais uma vez, você decide...rsrsrs....seguindo as suas regras de negócios.

Vou deixar o PBIX com as medidas para sua análise.

Caso essa tenha sido a melhor resposta para o seu case, peço a gentileza de marca-la para fechar o post.

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí, amigo....

clientes (1).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...