Ir para conteúdo
  • 0

Variação do Valor - Mês a Mês


Karollyne Layane
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Oi, pessoal.

Estou com um case de um relatório de variação de preço do produto onde tenho "buracos" nas compras, onde nem todo mês obrigatoriamente terá compra daquele dado produto, logo, a variação fica um pouco bagunçada.

Há alguma função que busque como parâmetro o último mês onde aquele produto foi comprado? Usando o print abaixo, abril deveria pular para o valor em janeiro tendo em vista que fevereiro não houve compra desse produto.

image.png.f05e36618199ec3628eb9437be3d6669.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia @Karollyne Layane. Tudo bem?

A lógica para a solução do seu case foi apresentada pelo Leo na Live 67 abaixo. Avance o vídeo até 01:21hs que ele apresenta uma dúvida aqui do fórum com problema semelhante. Aí seria só vc adaptar à sua realidade.

"[Extra] Live #67 Mestre Power BI - 4. Linguagem DAX" https://play.powerbiexperience.com/curso/4-linguagem-dax/1857/10510

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Karollyne Layane disse:

Oi, pessoal.

Estou com um case de um relatório de variação de preço do produto onde tenho "buracos" nas compras, onde nem todo mês obrigatoriamente terá compra daquele dado produto, logo, a variação fica um pouco bagunçada.

Há alguma função que busque como parâmetro o último mês onde aquele produto foi comprado? Usando o print abaixo, abril deveria pular para o valor em janeiro tendo em vista que fevereiro não houve compra desse produto.

image.png.f05e36618199ec3628eb9437be3d6669.png

Tenta usar um if 

if (medida de variação = -1 , blank() , medida de variação)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Joao Barbosa disse:

Tenta usar um if 

if (medida de variação = -1 , blank() , medida de variação)

Oie, tentei sim. Mas ainda não é o caso, pois preciso que a medida entenda que ela deve procurar o último mês onde teve compra desse produto, usando como vc falou observamos q abril não calcula a variação tomando janeiro como parâmetro pois continua levando em consideração o mês anterior (onde não teve compra)

image.png.da31e9c81896e2ab82187589e6bbb770.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Karollyne Layane disse:

Oie, tentei sim. Mas ainda não é o caso, pois preciso que a medida entenda que ela deve procurar o último mês onde teve compra desse produto, usando como vc falou observamos q abril não calcula a variação tomando janeiro como parâmetro pois continua levando em consideração o mês anterior (onde não teve compra)

image.png.da31e9c81896e2ab82187589e6bbb770.png

ai no caso vc não queria que aparecesse janeiro nem abril , é isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 minutos atrás, Joao Barbosa disse:

ai no caso vc não queria que aparecesse janeiro nem abril , é isso?

 

Não, João. No caso eu preciso calcular a variação, mas tendo em vista que nem todo mês eu tenho compra de um dado produto a variação não deve ficar fixa olhando somente o mês anterior. Eu precisaria que a variação fizesse uma validação... exemplo:

Produto (CAFÉ)
Jan/22 - Café, Valor unit = R$7,00
Fev/22 - Café, Valor unit = R$7,89
Mar/22 - não teve compra de café
Abr/22 - Café, Valor unit = R$8,19
....

No exemplo acima, a variação do valor unitário desse produto em fevereiro vai calcular corretamente, pois em janeiro eu fiz compra de café, beleza? Porém, em março não tive compra, então quando chegar em abril que a medida for calcular ela não vai encontrar o valor unitário de março. Sendo assim, a medida deveria pular mais um mês pra trás para encontrar o último registro de compra (que foi em fevereiro) e aí sim calcular a variação com base no valor do último registro...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, Karollyne Layane disse:

Não, João. No caso eu preciso calcular a variação, mas tendo em vista que nem todo mês eu tenho compra de um dado produto a variação não deve ficar fixa olhando somente o mês anterior. Eu precisaria que a variação fizesse uma validação... exemplo:

Produto (CAFÉ)
Jan/22 - Café, Valor unit = R$7,00
Fev/22 - Café, Valor unit = R$7,89
Mar/22 - não teve compra de café
Abr/22 - Café, Valor unit = R$8,19
....

No exemplo acima, a variação do valor unitário desse produto em fevereiro vai calcular corretamente, pois em janeiro eu fiz compra de café, beleza? Porém, em março não tive compra, então quando chegar em abril que a medida for calcular ela não vai encontrar o valor unitário de março. Sendo assim, a medida deveria pular mais um mês pra trás para encontrar o último registro de compra (que foi em fevereiro) e aí sim calcular a variação com base no valor do último registro...
 

Teria como passar um modelo em pbix , para melhor ajudar vc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Bom dia @Karollyne Layane. Tudo bem?

A lógica para a solução do seu case foi apresentada pelo Leo na Live 67 abaixo. Avance o vídeo até 01:21hs que ele apresenta uma dúvida aqui do fórum com problema semelhante. Aí seria só vc adaptar à sua realidade.

"[Extra] Live #67 Mestre Power BI - 4. Linguagem DAX" https://play.powerbiexperience.com/curso/4-linguagem-dax/1857/10510

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí...

Rodrigo, é exatamente esse meu problema rs. Muito obrigada por ter enviado esse vídeo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
21 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Olha que máximo @Karollyne Layane....

Seu case virou vídeo do Mestre Resolve...

Que demais, hein!?!?!

Fala, Rodrigo! Show demais, né? Muito bom que o case tenha virado vídeo, o tal contexto embaralha tudo na cabeça e certeza que agora vai facilitar o entendimento de outras pessoas que também tenham encontrado esse problema.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...