Ir para conteúdo
  • 0

%Acumulado sem dimensão temporal

Carlos Silva
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Ah sim, @Carlos Silvaentendi....

Vi que seus dados estão em Excel, né?

Talvez seja melhor leva-los para o PBI e lá construir as medidas necessárias, usando a função Rankx.

Mas para desempatar o ranking, sugiro criar um segunda regra a ser analisada em conjunto.

Pense no campeonato brasileiro de futebol onde temos 2 times empatados com a mesma quantidade de pontos.

A segunda regra a ser seguida é a quantidade de vitórias, depois saldo de gols (salvo engano...rsrsrs) e por aí vai...

Portanto, é usual utilizar uma segunda regra para esse desempate - ou até mais se necessário for.

No ranking de vendas, para o desempate, você poderia usar a quantidade de produtos vendidos. 2 vendedores tiveram o mesmo valor vendido, mas 1 teve 10 produtos e outro 20 produtos.

Aí a segunda regra poderia ser pela quantidade vendida para desempatar - aí nesse caso, quem vendeu 20 produtos seria o primeiro.

Ou talvez pelo ticket médio das vendas. Aí a lógica anterior se inverte: quem vendeu menos produtos, teve maior ticket médio de vendas e por isso seria o primeiro colocado em seu ranking.

Então o desempate passa ser uma nova regra que também tenha um significado importante para o negócio da empresa, entendeu?

A função Rankx do Dax até tem argumentos para ordenar esses empates.

Ela pode ser assim:

1
2
3
3
5
6

ou assim:

1
2
3
3
4
5

Para ser assim:

1
2
3
4
5
6

você precisa criar realmente mais de uma regra para tentar fugir dos empates. Procura no curso por ranking que salvo engano o Leo também explica sobre esse critério de desempate.

Espero que tenha conseguido ajudar novamente.

Sucesso aí, amigo.

• Gostei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0
  • Membros
1 hora atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite @Carlos Silva. Tudo bem amigo?

Eu já havia ajudado outro colega com essa mesma dúvida.

Vou deixar aqui a mesma resposta e acredito que irá lhe ajudar a criar a medida.

Sucesso aí, amigo.

Opa Rodrigo,
desculpa, falhei na minha escrita, o ponto não é criar um acumulado, é criar um acumulado com desempate
na minha tabela não tenho coluna de indice, é basicamente texto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...