Ir para conteúdo
  • 0

%Acumulado sem dimensão temporal


Carlos Silva
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Ah sim, @Carlos Silvaentendi....

Vi que seus dados estão em Excel, né?

Talvez seja melhor leva-los para o PBI e lá construir as medidas necessárias, usando a função Rankx.

Mas para desempatar o ranking, sugiro criar um segunda regra a ser analisada em conjunto.

Pense no campeonato brasileiro de futebol onde temos 2 times empatados com a mesma quantidade de pontos.

A segunda regra a ser seguida é a quantidade de vitórias, depois saldo de gols (salvo engano...rsrsrs) e por aí vai...

Portanto, é usual utilizar uma segunda regra para esse desempate - ou até mais se necessário for.

No ranking de vendas, para o desempate, você poderia usar a quantidade de produtos vendidos. 2 vendedores tiveram o mesmo valor vendido, mas 1 teve 10 produtos e outro 20 produtos.

Aí a segunda regra poderia ser pela quantidade vendida para desempatar - aí nesse caso, quem vendeu 20 produtos seria o primeiro.

Ou talvez pelo ticket médio das vendas. Aí a lógica anterior se inverte: quem vendeu menos produtos, teve maior ticket médio de vendas e por isso seria o primeiro colocado em seu ranking.

Então o desempate passa ser uma nova regra que também tenha um significado importante para o negócio da empresa, entendeu?

A função Rankx do Dax até tem argumentos para ordenar esses empates.

Ela pode ser assim:

1
2
3
3
5
6

ou assim:

1
2
3
3
4
5

Para ser assim:

1
2
3
4
5
6

você precisa criar realmente mais de uma regra para tentar fugir dos empates. Procura no curso por ranking que salvo engano o Leo também explica sobre esse critério de desempate.

Espero que tenha conseguido ajudar novamente.

Sucesso aí, amigo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite @Carlos Silva. Tudo bem amigo?

Eu já havia ajudado outro colega com essa mesma dúvida.

Vou deixar aqui a mesma resposta e acredito que irá lhe ajudar a criar a medida.

 

Sucesso aí, amigo.

Opa Rodrigo,
desculpa, falhei na minha escrita, o ponto não é criar um acumulado, é criar um acumulado com desempate
na minha tabela não tenho coluna de indice, é basicamente texto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...