Ir para conteúdo
  • 0

Clientes Novos

douglasgodinho
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Boa noite @douglasgodinho. Tudo bem amigo?

Deixa complementar a minha resposta depois de analisar o seu modelo de dados.

image.png.32b864aa184fb274ff72798732bc2196.png

Segue na imagem acima, a medida que eu criei para considerar apenas os clientes que estão presentes na tabela fato depósito.

Fiz uma medida que os antigos são aqueles que anteriores ao contexto e os atuais aqueles que estão no contexto vigente.

A exceção dessas duas tabelas, traz os clientes que são os novos, ou seja, que ainda não tiveram presente na tabela fato - aí é só fazer uma contagem de linhas dessa tabela resultante.

Veja abaixo que quando o filtro está aplicado em janeiro, na tabela ao lado teremos os ids do clientes presentes naquele mês.

E como era de se esperar, a medida irá trazer o mesmo valor, pois todos são clientes novos, pois não temos data anterior a esse contexto - Janeiro/2021:

image.png.bd13f053962e5954b0fcc1e9036289d1.png

Perceba que o cliente 288144 - da primeira linha. Veja que ele é um cliente do contexto atual - portanto considerado na medida R1.

Agora quando fazemos o filtro em novembro, esse mesmo cliente não é mais considerado na medida R1, pois já apareceu anteriormente a esse contexto. Veja:

image.png.1a7b2a3f4f5ad4cf83e9bee3c941c008.png

O que valida a medida R1 que foi criada.

Outro importante detalhe para você ajustar o seu modelo é que não existe uma integridade entre a tabela fato deposito e a tabela dimensão clientes, conforme imagem abaixo:

image.png.822da7164a595770077ce7aa98e4403e.png

Veja que existe ids de clientes que estão na tabela fato e não estão na tabela dimensão. Isso pode trazer alguns problemas em suas análises.

O ideal é rever a modelagem para garantir que todos os clientes estejam presentes na tabela dimensão.

Espero que tenha conseguido ajudar de alguma maneira.

Sucesso aí, amigo.

• Gostei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0
  • Membros

Boa tarde, @douglasgodinho. Tudo bem amigo?

Deixa compartilhar contigo meu artigo do LinkedIn sobre esse assunto.

https://www.linkedin.com/posts/rodrigo-r1_powerbi-gestaeto-vendas-activity-6959732932722720768-p1uK?utm_source=linkedin_share&utm_medium=android_app

Eu fiz sobre a dimensão produto do meu modelo, mas o raciocínio lógico é o mesmo para clientes, vendedores, etc.

Espero que possa ajudar de alguma maneira.

Sucesso aí, amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...