Ir para conteúdo
  • 0

PBExpirience não ficou claro pra mim.


Jhonatan
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

  • Alunos

Galera, bom dia!

Já ví, reví umas 100 vezes conteúdo de modelagem de dados. Mas costumam passar exemplos muito simplistas, até mesmo o da Aula Power BI Experiencie, é sempre uma "tabela venda", "tabela produto".

Preciso modelar um sistema financeiro, com uma tabela "Transações"; podendo uma transação pertencer a uma parcela de empréstimo, ETC.... Como eu definiria minha tabela com dados de Emprestimos? "Quantidade de parcela, valor parcela, valor juros, valor sem parcela" para depois eu conseguir exibir no relatório o valor pago (transação) com valor que seria (parcela) etc... 

"Emprestimo" é uma dimensão ou uma categoria, assim como "Receitas", "Despesas" é uma categoria ou uma dimensão? Ou "Emprestimo" é outra fato. Mesmo assistindo todas as aulas do BiExperience, não consegui pensar nisso, por conta que as aulas não estão claras e possuem os mesmos modelos simplistas da internet.

Como eu exibiria as parcelas "a vencer"? Trasações futuras seria outra fato ou outra dimensão (já que ainda não correu)

Alguem é capaz de me ajudar com essa dúvida? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
20 minutos atrás, Jhonatan disse:

Cara, amei essa sua sugestão. Não sabia desse modelo "bus matrix" muito obrigado pela ajuda.
Vou precisar de um tempo para ler com atenção o que você escreveu, assistir o vídeo, popular as tabelas e testar usando suas dicas; depois retorno aqui.
Por enquanto... Obrigado pelos direcionamentos. ❣🤞

Tudo certo, Tmj! Precisando vamos trocando ideia ai, vlw ! qualquer coisa me add ai no linkedin.  Weverton Todeschini | LinkedIn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá , bom dia @Johnatan tudo joia? 

Chegou a ver esta live ? [Extra] Live de Modelagem Avançada - [TC] 4. Relacionamentos Entre Tabelas (powerbiexperience.com)
Existem diversos conteúdos sobre modelagem na plataforma, já me ajudaram muito, e criei modelos bem complexos também. porém fiz as aulas usando os exemplos e entendendo o conceito, quando se entende como e o porque aplicar, fica mais fácil criar outros modelos, porque será muito difícil abranger todos os cases existentes, e sempre vai ter uma diferença, mais entendendo a base, é possível quebrar a cabeça em um novo projeto. 

Consegue disponibilizar um elemento visual como exemplo, no Excel mesmo, antes de partir para o Powerbi para entendermos melhor o cenário? talvez seja mais simples para você como já está por dentro da regra de negócio. para mim pelo menos, precisaria de novos exemplo, para pode te ajudar. sigo a disposição. caso alguém já não consiga te ajudar de imediato. 

Editado por Weverton Todeschini
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Weverton Todeschini disse:

Olá , bom dia @Johnatan tudo joia? 

Chegou a ver esta live ? [Extra] Live de Modelagem Avançada - [TC] 4. Relacionamentos Entre Tabelas (powerbiexperience.com)
Existem diversos conteúdos sobre modelagem na plataforma, já me ajudaram muito, e criei modelos bem complexos também. porém fiz as aulas usando os exemplos e entendendo o conceito, quando se entende como e o porque aplicar, fica mais fácil criar outros modelos, porque será muito difícil abranger todos os cases existentes, e sempre vai ter uma diferença, mais entendendo a base, é possível quebrar a cabeça em um novo projeto. 

Consegue disponibilizar um elemento visual como exemplo, no Excel mesmo, antes de partir para o Powerbi para entendermos melhor o cenário? talvez seja mais simples para você como já está por dentro da regra de negócio. para mim pelo menos, precisaria de novos exemplo, para pode te ajudar. sigo a disposição. caso alguém já não consiga te ajudar de imediato. 


Então, Weverton. Obrigado por sua resposta. 

Vou assistir o link que você me enviou, talvez possa me ajudar. Pois ainda não ví está aula. 

Mas basicamente eu imaginei da seguinte forma, porém ao imaginar um relacionamento nesta estrutura. Quando por exemplo eu quero exibir no Power BI. "Parcelas à vencer" e não só que foi lançado em "Transações" o power BI replica algumas coisas para todas as linhas. Por quê não consigo achar um relacionamento adequado para, por exemplo:

1° Cliente teve uma transação (Receita ou Despesa)
2° Essa Despesa (pode ser parcelada ou não)
3° Despesas parceladas, geram valores diferente do valor total pago.
4° Despesas parceladas ou não, geralmente tem data de vencimento para pagar (Lançamento que ainda não ocorreu, deve se ter na Fato?)
5° Quero poder ter um cubo, onde eu consiga usar qualquer destes atributos (valor transação, valor parcela, valor parcelado, valor avista, valor entrada, valor saida) Etc...

Não consigo me achar o que é Dimensão e o que é Fato quando penso no conexto. 

"Receita, Despesa" Dimensão Categoria ou duas Fatos? Entende? 

Tem coisa que não consigo distinguir o que é categoria o que é fato o que é dimensão, se dimensão é uma Categoria ou se a Categoria é um fato.

Tem sugestão de alguma técnica, ou melhor forma pra conseguir organizar isso?

Desenhei aqui pra você uma forma que eu imagino que seja, mas quando tentei relacionar não deu muito certo, muitas coisas repitiram para outras linhas, quando quiz pegar alguns detalhes sobre as parcelas. Visto que se por exemplo eu quero saber a qual contrato pertence aquela parcela, eu não consigo saber.
image.png.1d09df52192621347ae362abb1554bb3.png

Editado por Jhonatan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Única coisa que vejo como alteração, seria a dimensão de parcela, poderia ficar com esse nome mesmo ,mais eu vejo ela como uma dimensão apenas para o status da sua transação. já os valores, "Valor Parcela" "DataVencimento" deveria estar na fato transações, pois são métricas, e geralmente possui milhares de linhas, nesta fato você vai fazer seus cálculos, e as dimensões usar como filtro, neste caso, o status da parcela, 

Quando fizer isso, pode ocorrer os problemas que está enfrentando, como repetição de valores, neste caso você teria que diluir os valores, isso ocorre muito nos casos por exemplo, onde possui uma nota fiscal e suas parcelas de recebimento, ao juntar a parcela com a nota, se a nota possui 5 parcelas, vc terá 5 linhas na sua fato, dessa forma, o valor da nota, ou algum outro valor que faça sentido apenas para nota e não para parcela, irá se repetir, sendo necessário, fazer uma proporção em relação ao valor da parcela. esta é uma forma que pode ser usada dependendo do seu projeto

outra forma que pode ser usada é você deixar a parcela como fato. e vincular todas as outras dimensões nesta parcela. "Tipo", "Categoria", "pessoa", "Conta", ou seja vc terá duas fatos, uma pra transação e outra para parcela compartilhando as dimensões, isso não é errado, eu particularmente faço mais assim do que com diluição. 

Ou seja resumindo, vc pode mesclar transação com parcela, e diluir os valores, ou transformar parcela em fato e compartilhar as dimensões. 

o que pode estar te dando complexidade é este relacionamento entre duas fatos, no modelo estrela nunca ocorre, que este que vc montou, relacionamento entre dimensões até pode ocorrer, vc passa a ter um modelo snowflake, começa a complicar um pouco este modelo. mais bem controlado funciona.  

Não sei se consegui ajudar em algo. talvez próximo passo, seja termos uma base de exemplo do excel, para importarmos e tentar chegar nos valores que deseja.  
 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

uma dica que sempre me ajuda, é usar este modelo bus matrix, que cruza as métricas com as dimensões , e geram praticamente as perguntas do que preciso ter no projeto, por exemplo:
qtde de vendas. por cliente e data
Valor de desconto por produto... etc

talvez ao fazer essa distribuição comece clarear mais . 

Modelagem Dimensional - artigos TechNet - Brasil (Português) - TechNet Wiki (microsoft.com) 

Bus Matrix and Power BI

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
50 minutos atrás, Weverton Todeschini disse:

uma dica que sempre me ajuda, é usar este modelo bus matrix, que cruza as métricas com as dimensões , e geram praticamente as perguntas do que preciso ter no projeto, por exemplo:
qtde de vendas. por cliente e data
Valor de desconto por produto... etc

talvez ao fazer essa distribuição comece clarear mais . 

Modelagem Dimensional - artigos TechNet - Brasil (Português) - TechNet Wiki (microsoft.com) 

Bus Matrix and Power BI

Cara, amei essa sua sugestão. Não sabia desse modelo "bus matrix" muito obrigado pela ajuda.
Vou precisar de um tempo para ler com atenção o que você escreveu, assistir o vídeo, popular as tabelas e testar usando suas dicas; depois retorno aqui.
Por enquanto... Obrigado pelos direcionamentos. ❣🤞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...