Ir para conteúdo
  • 0

Matriz com coluna personalizada.


Felipe Nashy
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá, bom dia.
Tudo bom com vocês?

Eu gostaria de saber com que eu faço para trazer o nome do mês ao invés de mês anterior e mês atual. Porque quando agente seleciona o mês de janeiro por exemplo, e estamos em agosto acaba confundindo quando lemos mês atual.
Então eu queria que ficasse assim!
Se a pessoa filtrar agosto, no mês atual tem que estar escrito agosto, e no mês anterior julho. E se a pessoa não filtrar nada, sempre traz o ultimo mês da dCalendario, como agosto e julho por exemplo. Só quero que mude essas duas, as outras continuam as mesmas. Média 12 Meses, Média 6 Meses...
Eu criei uma tabela auxiliar e relacionei usando a switch.
Eu já assisti alguns vídeos no youtube de eixos personalizados, mais mesmo assim não consegui colocar no meu modelo.
Mais eu não faço ideia de como trazer o nome do mês ao invés de mês atual e anterior!
Alguém consegue me ajudar?

image.png.b7539323d22598f95c51f81e6241f6ff.png

Matriz Personalizada.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Felipe Nashy!

Eu anexei o .pbix com essas duas opções, dá uma olhada lá, criei uma coluna adicional na sua tabela atual.

Porém como reforcei, com a coluna calculada você só vai conseguir trazer o mês atual e anterior para o ÚLTIMO mês da sua calendário, isso não vai respeitar nenhum filtro. Para respeitar o filtro precisaria ser essa gambiarra com medida e colocando num cartão posicionando sobre o nome da coluna em questão ;/

Até revisei aqui, mas a parte de renomear visual hoje não é personalizável infelizmente. Segue um link onde alguém abriu um tópico na comunidade da Microsoft e lá respondem que não tem mesmo como personalizar de forma nativa o título/tornar dinâmico.

Uma sugestão que posso te dar é, coloca essas colunas no começo da matriz e coloca o nome dos meses acima da matriz, posicionando corretamente sobre esses campos e explica para o usuário que quando ele mover a barra de rolagem vai "perder" a referência, mas quando o foco dele for analisar o valor desses campos basta ele voltar a barra de rolagem para a posição inicial. Infelizmente não vejo outra forma de ajudar o usuário.

Exemplo:

image.png.112af4cd51c867c19b3af3922df5d6e5.png

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá @Felipe Nashy!

Como você quer algo dinâmico só fazendo com medida, pois só a medida para pegar o contexto atual conforme os filtros utilizados. O que vou colocar aqui eu considero gambiarra rs, mas não consegui pensar em nenhuma forma de fazer isso tendo o nome nativamente na planilha.

Se a sua planilha vai ter tamanhos fixos, então você consegue configurar em medidas o nome do mês atual e mês anterior, que trarão os nomes respeitando o seu filtro. Coloca essas medidas em cartões, configura esses cartões com a mesma fonte, tamanho e cor do título da sua planilha, e posicione eles em cima dos campos Mês Atual e Mês Anterior. Como disse, é uma gambiarra, mas conseguir isso de forma dinâmica pegando os filtro eu não faço ideia se tem como fazer de outro jeito.

Agora, se o que você quisesse fosse o mês atual e anterior da sua calendário (ou alguma tabela fato), então daria para fazer na sua tabela, com coluna calcula, aí sim a coluna iria para a tabela e o nome ficaria "nativamente" na tabela rs.

Espero ter ajudado a ao menos ter dar uma ideia de solução, quem sabe com isso você acha alguma outra solução também 🙂

image.png.8b5494af6a066b2818ab365ba98db4b2.png

image.png.223ab58fe5fe0b575ca26792438f08ee.png

57881510_MatrizPersonalizada.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
30 minutos atrás, Michele disse:

Olá @Felipe Nashy!

Como você quer algo dinâmico só fazendo com medida, pois só a medida para pegar o contexto atual conforme os filtros utilizados. O que vou colocar aqui eu considero gambiarra rs, mas não consegui pensar em nenhuma forma de fazer isso tendo o nome nativamente na planilha.

Se a sua planilha vai ter tamanhos fixos, então você consegue configurar em medidas o nome do mês atual e mês anterior, que trarão os nomes respeitando o seu filtro. Coloca essas medidas em cartões, configura esses cartões com a mesma fonte, tamanho e cor do título da sua planilha, e posicione eles em cima dos campos Mês Atual e Mês Anterior. Como disse, é uma gambiarra, mas conseguir isso de forma dinâmica pegando os filtro eu não faço ideia se tem como fazer de outro jeito.

Agora, se o que você quisesse fosse o mês atual e anterior da sua calendário (ou alguma tabela fato), então daria para fazer na sua tabela, com coluna calcula, aí sim a coluna iria para a tabela e o nome ficaria "nativamente" na tabela rs.

Espero ter ajudado a ao menos ter dar uma ideia de solução, quem sabe com isso você acha alguma outra solução também 🙂

image.png.8b5494af6a066b2818ab365ba98db4b2.png

image.png.223ab58fe5fe0b575ca26792438f08ee.png

57881510_MatrizPersonalizada.pbix 2 MB · 0 downloads

Olá, boa noite.
Tudo bom?
Vi aqui a sua ideia e achei incrível kk vou aplicar aqui no meu projeto esse conceito. Vai ajudar.
Só que eu tenho outra matriz só que maior, ai nesse caso ela tem aquela barra de rolagem, então nesse casso esse modo já não serviria.

Você consegue me ajudar como eu monto essa coluna calculada que você cita?

Grato pelo seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
22 horas atrás, Michele disse:

Olá @Felipe Nashy!

Eu anexei o .pbix com essas duas opções, dá uma olhada lá, criei uma coluna adicional na sua tabela atual.

Porém como reforcei, com a coluna calculada você só vai conseguir trazer o mês atual e anterior para o ÚLTIMO mês da sua calendário, isso não vai respeitar nenhum filtro. Para respeitar o filtro precisaria ser essa gambiarra com medida e colocando num cartão posicionando sobre o nome da coluna em questão ;/

Até revisei aqui, mas a parte de renomear visual hoje não é personalizável infelizmente. Segue um link onde alguém abriu um tópico na comunidade da Microsoft e lá respondem que não tem mesmo como personalizar de forma nativa o título/tornar dinâmico.

Uma sugestão que posso te dar é, coloca essas colunas no começo da matriz e coloca o nome dos meses acima da matriz, posicionando corretamente sobre esses campos e explica para o usuário que quando ele mover a barra de rolagem vai "perder" a referência, mas quando o foco dele for analisar o valor desses campos basta ele voltar a barra de rolagem para a posição inicial. Infelizmente não vejo outra forma de ajudar o usuário.

Exemplo:

image.png.112af4cd51c867c19b3af3922df5d6e5.png

Olá, Michele.
Bom dia, tudo bom?

Eu vi aqui o exemplo, e compreendi o que vc me falou.

Fico grato pelo seu retorno, e vou fazer como você me falou, para criar um card é coloca-lo em cima do nome na matriz. Vai ser a melhor forma.
Espero que a Microsoft possa criar algo para que isso seja possível nativamente no futuro kkk
Garanto que iria ajudar não só eu, mais sim, à todos que fazem esse tipo de análise diferente.

Michele, muito obrigado mais uma vez.
Gostei muito da solução que você me trouxe!
Grato!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...