Ir para conteúdo
  • 0

Como encontrar o percentual aplicável a partir de uma tabela de faixas personalizadas por vendedor.

lfcarvalho
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici ,

Pergunta

• Membros

Olá,

Estou diante de um desafio que é o de encontrar um percentual a ser aplicado no cálculo de comissão por vendedor.

O modelo de negócio é que cada vendedor tem na tabela personalizada por ID Vendedor X ID Comissão Negociada as faixas com os seus respectivos percentuais a serem aplicados para o respectivo vendedor.

Na prática eu preciso calcular o total de vendas por vendedor e de posse do valor de cada um, encontrar na respectiva ID negociação comissão de cada vendedor o percentual aplicável dentro da faixa atingida.

Exemplo: No modelo abaixo em anexo, a vendedora Elizabeth tem negociado 4 faixas de comissão em que cada uma tem o seu respectivo percentual. A medida que ela vai realizando as suas vendas, obviamente o seu total de vendas vai aumentando e, consequentemente,  atingindo faixas de comissão crescente. Chegado o momento de análise de comissões é preciso identificar em que faixa a Elizabeth está e, consequentemente, obter o valor da comissão atual.

No modelo ela realizou R$ 10.142,00 em vendas .  A primeira faixa dela diz que de R$ 0,00 à R$ 10.000,00 ela tem direito a 7% de comissão sobre a venda. É visível que ela ultrapassou esta faixa em R$ 142,00, portanto ela ultrapassou a primeira faixa e atingiu a segunda que vai de R$ 10.001,00 à R$ 20.000,00, então o percentual de comissão aplicável é de 10%.

O meu desafio está em encontrar uma solução de cálculo que encontre a faixa de momento considerando o valor total de venda por vendedor versus sua respectiva faixa negociada.

Em anexo incluo a planilha com 3 tabelas utilizada no pbix que incluo também neste. O modelo já está relacionado.   São dados e informações fictícias, portanto publicável.

Eu agradeço desde já por qualquer ajuda neste desafio.

Sample Vendedor x Faixa Comissao.pbix Sample Vendedor x Faixa.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Bom dia! 

Veja se atende seu objetivo, solução:
image.png.ccd38c8fb421b541be657873cd5556bb.png

Medida:

Percentual =

SWITCH(TRUE(),
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 100 && [Total venda] <=2000, 3,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 100 && [Total venda] <=5000, 5,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 100 && [Total venda] <=8000, 8,

SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 120 && [Total venda] <=6000, 5,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 120 && [Total venda] <=12000, 8,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 120 && [Total venda] <=20000, 10,

SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 200 && [Total venda] <=2800, 3,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 200 && [Total venda] <=3500, 5,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 200 && [Total venda] <=6000, 8,

SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 250 && [Total venda] <=10000, 7,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 250 && [Total venda] <=20000, 10,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 250 && [Total venda] <=30000, 12,
    SELECTEDVALUE(dVendedor[IDComissaoNegociada]) = 250 && [Total venda] <=50000, 14
Link para o comentário

• 0
  • Membros

Olá Tiago,

sim resolveu. Eu não havia considerado o uso da Switch.  

Outra coisa, você tem alguma sugestão de como eu faria o cálculo para encontrar a faixa sem ter que criar uma medida contendo todas as faixas tal como vc me enviou?  No exemplo que passei mencionei somente 4 vendedores com 3 a 4 faixas, porém para o real, mais de 100 vendedores com faixas de valores distintos, trabalhar com elas na medida me parece ser trabalhoso. 

De qualquer forma quero te agradecer pela ajuda e esclarecimentos.

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Só para acrescentar, eu tenho uma tabela de faixas em que cada faixa tem ID único e um ID (foreign key) é o ID da tabela negociacao comissao. Ou seja, há um relacionamento 1 para muitos entre NegociacaoComissao e FaixaComissao.

Continuando o que mencionei no meu último Replay, por conta da quantidade enorme de faixas a se declarar na medida, gostaria de uma sugestão de como eu utilizaria o relacionamento entre dNegociacaoComissao,  dFaixaComissao, dVendedor, fVendas para obter o percentual atingido sem ter que declarar uma a uma na medida.

Obrigado.

Link para o comentário

• 0
  • Membros
23 minutos atrás, lfcarvalho disse:

Olá Tiago,

sim resolveu. Eu não havia considerado o uso da Switch.  

Outra coisa, você tem alguma sugestão de como eu faria o cálculo para encontrar a faixa sem ter que criar uma medida contendo todas as faixas tal como vc me enviou?  No exemplo que passei mencionei somente 4 vendedores com 3 a 4 faixas, porém para o real, mais de 100 vendedores com faixas de valores distintos, trabalhar com elas na medida me parece ser trabalhoso. 

De qualquer forma quero te agradecer pela ajuda e esclarecimentos.

Boa Tarde , se me permitir uma opinião  assista essa live sobre recência do léo a partir do minuto 50 , acho que pode te ajudar em algo.

https://play.powerbiexperience.com/curso/lives-sobre-linguagem-dax-pilar-4/5102/26945

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...