Ir para conteúdo
  • 0

Função RANDBETWEEN


Vinil_b

Pergunta

  • Alunos

Pessoa, boa tarde

Estou com uma dúvida: na função RANDBETWEEN é possível travar os dados aleatórios gerados para que não fique recalculando toda vez que atualizo a tabela? No excel, copiamos as colunas aleatórios e colamos como valor, agora no PBI não sei como fazer. Se eu gerar RANDBETWEEN (1,6) vamos supor que gere a sequência:

1, 5, 3. 2, 4, 6

Como faço para essa sequência se manter mesmo que eu atualize a base? É possível fazer isso?

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Vinil_b disse:

Pessoa, boa tarde

Estou com uma dúvida: na função RANDBETWEEN é possível travar os dados aleatórios gerados para que não fique recalculando toda vez que atualizo a tabela? No excel, copiamos as colunas aleatórios e colamos como valor, agora no PBI não sei como fazer. Se eu gerar RANDBETWEEN (1,6) vamos supor que gere a sequência:

1, 5, 3. 2, 4, 6

Como faço para essa sequência se manter mesmo que eu atualize a base? É possível fazer isso?

Obrigado,

Fala amigo, você pode gerar uma tabela com esses números no Power Query e não no DAX.

Assim você vai conseguir manter o número igual em toda atualização.

Va em transformar dados > Nova Fonte > Consulta Nula > = List.Random(qtde de números aleatorios,2) > ir para tabela > Expandir Coluna

 

image.png.5995250b6d314f089fce43ec97c35fc1.png

 

Ai você pode utilizar essa tabela para realizar os cálculos que precisa, com os números aleatórios sempre os mesmos.

 

Consegui te ajudar? Se sim, consegue marcar a minha resposta como correta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, paulocesarmlf disse:

Fala amigo, você pode gerar uma tabela com esses números no Power Query e não no DAX.

Assim você vai conseguir manter o número igual em toda atualização.

Va em transformar dados > Nova Fonte > Consulta Nula > = List.Random(qtde de números aleatorios,2) > ir para tabela > Expandir Coluna

 

image.png.5995250b6d314f089fce43ec97c35fc1.png

 

Ai você pode utilizar essa tabela para realizar os cálculos que precisa, com os números aleatórios sempre os mesmos.

 

Consegui te ajudar? Se sim, consegue marcar a minha resposta como correta? 

Olá Paulo, muito obrigado pela dica. Mas na verdade, preciso criar uma coluna calculada no DAX, o problema de negócio é o seguinte: Eu preciso distribuir de maneira aleatória os clientes para serem atendidos pelos 6 analistas que tenho.

image.png.4c560e17b9842ff81b3f5b0e48a65222.png

Com a fórmula RANDBETWEEN ficaria assim:

image.png.e27e13605907f4197175468aa1c7faef.png

Quer dizer que o Analista Carlos irá atender o cliente José, já a analista Roberta irá atender a cliente Maria...

Acontece que, se eu atualizar meus dados a função RANDBETWEEN atualiza também, há um jeito de travar essa fórmula para ser executada apenas 1x?

 

Deixo o arquivo pbix. abaixo.

Muito obrigado,

Example.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, Vinil_b disse:

Olá Paulo, muito obrigado pela dica. Mas na verdade, preciso criar uma coluna calculada no DAX, o problema de negócio é o seguinte: Eu preciso distribuir de maneira aleatória os clientes para serem atendidos pelos 6 analistas que tenho.

image.png.4c560e17b9842ff81b3f5b0e48a65222.png

Com a fórmula RANDBETWEEN ficaria assim:

image.png.e27e13605907f4197175468aa1c7faef.png

Quer dizer que o Analista Carlos irá atender o cliente José, já a analista Roberta irá atender a cliente Maria...

Acontece que, se eu atualizar meus dados a função RANDBETWEEN atualiza também, há um jeito de travar essa fórmula para ser executada apenas 1x?

 

Deixo o arquivo pbix. abaixo.

Muito obrigado,

Example.pbix 29 kB · 0 downloads

essas tabelas precisam ser atualizadas?

Tipo entra novos clientes e analistas com frequência?

Porque se for DAX, sempre vai atualizar quando o relatorio atualizar.

Mas podemos setar que para que essas duas tabelas não entrem na atualização, mas isso só funcionaria se essas tabelas não precisassem ser atualizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
39 minutos atrás, paulocesarmlf disse:

essas tabelas precisam ser atualizadas?

Tipo entra novos clientes e analistas com frequência?

Porque se for DAX, sempre vai atualizar quando o relatorio atualizar.

Mas podemos setar que para que essas duas tabelas não entrem na atualização, mas isso só funcionaria se essas tabelas não precisassem ser atualizadas.

Infelizmente essas tabelas atualizam. Você conhece alguma outra maneira de distribuir os clientes por Analista? Hoje isso é feito no Excel e é feito de forma aleatória mesmo, e eu gostaria de usar o PBI mas não encontrei uma forma de fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...