Ir para conteúdo
  • 0

Diferença Entre o total das semanas

barros_jvs
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

• Membros

Fala Incomparáveis.

Estou tentando criar uma medida que calcule a diferença entre a ultima semana pela penúltima.

Exemplo abaixo:

Preciso que ele reconheça a ultima semana (teoricamente é a semana de maior valor, pela penúltima semana).

Diferença entre o total da ultima semana, pela penúltima por categoria.

(Total semana 30 - Total semana 29) da categoria "Cobertura".

image.png.10d7bcb851908be0b570ba38b29d1939.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros

Olá, Bom dia @barros_jvs tudo joia? Como não disponibilizou um modelo, fiz em cima de um que tenha, confere se consegue aplicar. se atendeu ao que precisava

Diferença Semanas = 
var vUltimaSemana = 
calculate(
    SUM(fVendas[custo]), 
    categoria[categoria] = "Cobertura"
    )
var vPenulultimaSemana = 
CALCULATE(
            SUM(fVendas[custo]), 
            dCalendario[Semana do Ano] = MAX(dCalendario[Semana do Ano])  - 1,
        )

return  vUltimaSemana - vPenulultimaSemana

Link para o comentário

• 0
  • Membros
2 minutos atrás, Weverton Todeschini disse:

Olá, Bom dia @barros_jvs tudo joia? Como não disponibilizou um modelo, fiz em cima de um que tenha, confere se consegue aplicar. se atendeu ao que precisava

Diferença Semanas = 
var vUltimaSemana = 
calculate(
    SUM(fVendas[custo]), 
    )
var vPenulultimaSemana = 
CALCULATE(
            SUM(fVendas[custo]), 
            dCalendario[Semana do Ano] = MAX(dCalendario[Semana do Ano])  - 1,
        )

return  vUltimaSemana - vPenulultimaSemana

Fala @Weverton Todeschini, tudo bem? Obrigado pela ajuda! 

Segue o modelo, esqueci de anexar o arquivo!

Ciclo Comunidade Dax.pbix

Link para o comentário

• 0
  • Membros
5 minutos atrás, barros_jvs disse:

Fala @Weverton Todeschini, tudo bem? Obrigado pela ajuda! 

Segue o modelo, esqueci de anexar o arquivo!

Ciclo Comunidade Dax.pbix 74 kB · 1 download

@Weverton Todeschini

Tentei recriar a medida que você digitou no DAX, porém sem uma dCalendário e não deu certo.

image.png.15975bed6ab05b6d5265c7a7b1f84b40.png 

Link para o comentário

• 0
  • Membros
Agora, Weverton Todeschini disse:

Não seria isso? fiz sem a dcalendário mesmo, mais seria bom cria-la. 

image.png

da semana 29 para 28 tem uma diferença de 8,79 já da semana 30 para 29 não tem diferença. detalhe que o filtro precisou ser aplicado na tabela, com a filter, adicionei este ajuste a mais também. 

123741046_CicloComunidadeDax.pbix

Link para o comentário

• 0
  • Membros
32 minutos atrás, Weverton Todeschini disse:

da semana 29 para 28 tem uma diferença de 8,79 já da semana 30 para 29 não tem diferença. detalhe que o filtro precisou ser aplicado na tabela, com a filter, adicionei este ajuste a mais também. 

123741046_CicloComunidadeDax.pbix 74 kB · 1 download

@Weverton Todeschini

Estou tentando replicar no meu modelo e está dando erro para o "MAX", teria alguma coisa que deveria mexer na configuração do meu PBI Desk? 

Outra coisa também, só por curiosidade,  a CALCULATE já não permite estar trabalhando com varios filtros, pq da FILTER  com a VALUES por sinal?

image.png.d878fc993a63ec6415b3b9c55e0b00fb.png

Link para o comentário

• 0
  • Membros
9 minutos atrás, barros_jvs disse:

@Weverton Todeschini

Estou tentando replicar no meu modelo e está dando erro para o "MAX", teria alguma coisa que deveria mexer na configuração do meu PBI Desk? 

Outra coisa também, só por curiosidade,  a CALCULATE já não permite estar trabalhando com varios filtros, pq da FILTER  com a VALUES por sinal?

image.png.d878fc993a63ec6415b3b9c55e0b00fb.png

Usando o filtro direto na calculate, ele altera o contexto das outras linhas, para considerar sempre o que foi filtrado, ou seja, se filtramos "Cobertura" ele não vai inibir a exibição da linha com "Estoque" ele vai usar o que foi filtrado como cobertura para o valor de estoque, usando a Filter nos retornamos a tabela filtrada, como se fosse um where onde vai nos retornar somente os dados de "cobertura" nesta tabela para trabalhar. sendo assim, não exibira dados para "Estoque."

Sobre o erro da sua media, vc abriu o PBIX igual eu enviei e já deu o erro? no print parece estar diferente. 

Link para o comentário

• 0
  • Membros
Agora, Weverton Todeschini disse:

Usando o filtro direto na calculate, ele altera o contexto das outras linhas, para considerar sempre o que foi filtrado, ou seja, se filtramos "Cobertura" ele não vai inibir a exibição da linha com "Estoque" ele vai usar o que foi filtrado como cobertura para o valor de estoque, usando a Filter nos retornamos a tabela filtrada, como se fosse um where onde vai nos retornar somente os dados de "cobertura" nesta tabela para trabalhar. sendo assim, não exibira dados para "Estoque."

Sobre o erro da sua media, vc abriu o PBIX igual eu enviei e já deu o erro? no print parece estar diferente. 

talvez você pode estar usando o padrão de ; no lugar de , tenta trocar para ver se resolve, ou troque onde está minha , por ; 

Link para o comentário

• 0
  • Membros
4 horas atrás, Weverton Todeschini disse:

talvez você pode estar usando o padrão de ; no lugar de , tenta trocar para ver se resolve, ou troque onde está minha , por ; 

@Weverton Todeschini.

Cara... Valeu pela força deu certo, não era a questão do "Ponto e Virgula" o PBI da empresa que estava desatualizado.

Porém deu certo!

Obrigado. 

Link para o comentário

• 0
  • Membros
Agora, barros_jvs disse:

@Weverton Todeschini.

Cara... Valeu pela força deu certo, não era a questão do "Ponto e Virgula" o PBI da empresa que estava desatualizado.

Porém deu certo!

Obrigado. 

@Weverton Todeschini.

Só um ultimo ponto... Como seria a medida caso eu quiser que ela faça todo aquele racional em cima do mês atual.

Link para o comentário

• 0
  • Membros
46 minutos atrás, barros_jvs disse:

@Weverton Todeschini.

Só um ultimo ponto... Como seria a medida caso eu quiser que ela faça todo aquele racional em cima do mês atual.

que bom que deu certo,
vc pode usar a função, today() , que retorna a data atual,  com a função, month(), que extrai o mês. e comparar se o mês da sua data é igual ao valor retornado.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...