Ir para conteúdo
  • 0

Partição de UMA unica Tabela Para tabelas FATOs e Dimensões


joaopaulocorreia
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Alo Galera... bom dia! tudo bem?

 

Estou com um caso aqui ... estou tentando desmembrar de uma tabela , tabelas Fato e Dimensão, ja fiz diversas vezes , incluisve seguir o a orientação do Leo.  Montar uma tabela matriz e com uma coluna de ID unico e em valores a coluna desejavek com contagem destinta para checar se eh FAto ou Dimessão. mas quando vou relacionar ainda consta como Fato as tabelas.

 

Conseguem me ajudar com essa montagem....

 

image.png.78a50bf63821d509e8a4ecd7ba0c7e7b.png

Base de Exemplo FATO e Dimensão.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá @joaopaulocorreia!

Pelo que consegui compreender a sua modelagem precisa ser realizada da forma mais abaixo abaixo.

O campo que você tinha criado como "Abreviação" não está correto, pois você sempre precisa de um ID único na sua dimensão, você não pode referenciar duas cidades diferentes com um mesmo ID.

Não precisa mesclar as tabelas, pois no BI você deve justamente trabalhar com as tabelas de forma separada, na sua tabela FATO você vai ter apenas os IDs das DIMENSÕES e vai ter as informações de histórico das movimentações/carregamentos, e é das DIMENSÕES que você vai trazer as características que você precisa, Unidades (Nome, Estado, etc.), Produtos (nome, marca, categoria, etc.).

Se por acaso a sua necessidade ainda não for essa, então vai precisar de um exemplo das suas tabelas, para podermos analisar melhor a sua estrutura e sugerir as transformações necessárias, mas a modelagem para ficar ok acredito que seria isso aqui mesmo.

image.png.01f809d9108ff6fe479ba210b728a889.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

bom dia @joaopaulocorreia não entendi bem o exemplo, no caso da coluna em azul, o relacionamento seria entre elas? cod * > Item? pois nenhum id é correlacionado. 
No caso de checar se é fato ou dimensão, acredito que você tem de determinar qual tabela será o que antes de importar. depois fazer a tratativa.

 

neste caso o desejado seria criar uma dimensão de produtos? você quer levar algum valor da tabela base-depara para o tabelão? quais seriam as métricas neste exemplo ?
 

conseguiria preencher um quadro igual a este, com o que seriam as métricas e as dimensões? 
A simple data warehouse bus matrix Generated Constellation: The... |  Download Scientific Diagram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 minutos atrás, Weverton Todeschini disse:

bom dia @joaopaulocorreia não entendi bem o exemplo, no caso da coluna em azul, o relacionamento seria entre elas? cod * > Item? pois nenhum id é correlacionado. 
No caso de checar se é fato ou dimensão, acredito que você tem de determinar qual tabela será o que antes de importar. depois fazer a tratativa.

 

neste caso o desejado seria criar uma dimensão de produtos? você quer levar algum valor da tabela base-depara para o tabelão? quais seriam as métricas neste exemplo ?
 

conseguiria preencher um quadro igual a este, com o que seriam as métricas e as dimensões? 
A simple data warehouse bus matrix Generated Constellation: The... |  Download Scientific Diagram

Oi Weverton , obrigado pelo retorno!

Então, a Base DE - PARA ( Amarela ) vou mesclar para dentro do TABELÂO para que ele traga as colunas UNIDADE E ESTADO

Base DE - PARA ( VERDE ) vou mesclar para que ele traga todas as colunas que vc esta vendo ( em regra, essas serão Dimenssão.)

O q pretendo eh Quebrar o tabelão Em FATO e Dimenssão.

 

Obs: Esse exemplo de preenchimento q me enviou não entendi muito se puder enviar o arquivo em excel e explicar melhor ficarei grato.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

No caso do depara em amarelo, a "origem" e "abreviação", possuem mesmos dados correto ? (SUA)
Como vc vai atribuir por exemplo a unidade Aracaju para uma das duas linhas do tabelão? do jeito que está, ao relacionar, irá duplicar aracaju e arruda para as duas cargas. 

No caso do depara verde, qual coluna vai usar para mesclar? está em azul? neste exemplo, não possui nenhuma correspondência, então ao mesclar ele não irá encontrar nenhuma dado, não conseguiríamos levar nenhuma coluna. 

Talvez eu não esteja entendendo o modelo. se quiser passar mais informações, posso tentar novamente. Obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...