Ir para conteúdo
  • 0

Cancelamento Acumulado dia-a-dia durante o mês


Gustavo Dassie
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite.

O cliente que estou atendendo está querendo visualizar dois gráficos em um dos painéis (gráfico de linha e à pedido dele).

Um deles, seria esse:

image.png.f22096226b9340e48abe21972cf23f93.png

É a quantidade de cancelamentos solicitadas por dia (dia no Eixo X), e com os meses no campo de Legenda, ficando assim:

image.png.2062b0563fdc7072adfde043b42441a5.png

O outro pedido, é que faça o mesmo gráfico, mas com a quantidade de cancelamentos acumulada, mas fiquei enroscado para solucionar.

Consegui fazer para que seja visualizado em uma tabela a venda acumulada, mas quando jogo no gráfico, ele simplesmente fica uma constante.

Alguém conseguiria me ajudar?

O gráfico final desejado seria +- isso:

image.png.d064fb22d4dd67ef424c9220157a1049.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

@Gustavo Dassie, se esse gráfico de cima for o que você precisava, tenho uma ótima notícia:

Você pode substituir todos os cálculos que fiz no modelo por uma única MEDIDA:

image.png.e5a0e93d37a3d233653ee1c3de86250c.png

Kkkkkk ... a gente fica tão bitolado nos CALCULATES da vida, que às vezes a gente esquece que tem mais uma centena de funções que a Microsoft criou para a gente simplesmente esquecer que elas existem....

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Gustavo Dassie!

Tá bem estranho esse gráfico ... No Qtd acumulado você jogou uma MEDIDA ? 

Pode compartilhar esse PBIX ? Se puder substituir a base de dados por valores fictícios, poucos valores, mas que representem a sua base de dados.

E principalmente as MEDIDAS usadas, tanto no primeiro gráfico quanto no segundo gráfico.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Nelson Kobayashi! No primeiro gráfico, foi utilizado uma medida simples de countrows, o relacionamento puxou o total de cancelamentos por dia, e cada linha do gráfico representa a quantidade de cada mês. O problema está exatamente na medida para o segundo gráfico. Eu não consigo disponibilizar o pbix, pq é conectado direto ao banco de BI, e precisa de VPN para conseguir conectar a ele.

Mas vou preparar um xls aqui para encaminhar, só um instante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Gustavo Dassie disse:

Olá @Nelson Kobayashi! No primeiro gráfico, foi utilizado uma medida simples de countrows, o relacionamento puxou o total de cancelamentos por dia, e cada linha do gráfico representa a quantidade de cada mês. O problema está exatamente na medida para o segundo gráfico. Eu não consigo disponibilizar o pbix, pq é conectado direto ao banco de BI, e precisa de VPN para conseguir conectar a ele.

Mas vou preparar um xls aqui para encaminhar, só um instante.

Como é a tabela calendario do seu projeto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Nelson Kobayashiela é criada no Power Query, não importada. Inclusive, criei um pbix aqui com dados gerados em um xls. Não ficou perfeito, mas da pra compreender kkkk

fCancelamentos.xlsxCancelamentos.pbix

A tabela de cancelamentos do cliente tem muito mais informações, mas a essência é essa.

A tabela calendário está exatamente igual à do arquivo original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Gustavo Dassie, para a MEDIDA de acumulado funcionar direitinho, eu troquei a sua dCalendario por outro que considera dinamicamente apenas o período da tabela fato (do dia 01/01/2022 ao dia 31/12/2022) pois a dCalendario anterior considerava datas de 2021 até 2024, não sei porquê. E isso estava quebrando o gráfico, pois seu gráfico de linhas está trabalhando com meses e dias independente do ano.

Uma outra solução seria filtrar somente os meses que tiveram devolução, pra não puxar todos os anos da dCalendario.

E, se essa linha de 1000 estiver incomodando (a mim incomodou) ... a explicação é que no cálculo acumulado o valor final vai se acumulando até o final do período, que no caso é dezembro.

Então nos meses que ainda não tem cancelamento, o valor acumulado é o mesmo do mês anterior.

image.png.5f62b80bda61727851fc545047beb1ad.png

 

Se quiser eliminar esses meses que não teve cancelamento (de julho para frente), basta fazer este ajuste na sua MEDIDA :

image.png.38350516c47444dc1d3e4b146e6272c4.png

 

É isso aí! Espero ter ajudado !

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Gustavo Dassie disse:

@Nelson Kobayashi rapaaaaz hahahahaha daí ficou sensacional. É exatamente isso, aparentemente. kkkkkk. 

Uma dúvida que fiquei. Se por acaso pegar o período de 2 anos, ele vai fazer um acumulado somente dos meses ou vai dar alguma caca na questão de jogar o acumulado de um ano para o outro?

Do jeito que está, irá somar os dois valores, mensal do primeiro ano + mensal do segundo ano.

Para não somar, usar no campo de legenda em vez de "Mês" usar o "Mês/ano". Aí provavelmente vai aparecer o dobro de linhas e legendas, dois para cada mês.

Ou seja, ficaria uma macarronada de linhas coloridas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...