Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento Muito para Muitos


Joao Felipe
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia, 

Estou com uma dúvida a respeito de relacionamento Muitos para Muitos com a utilização de tabela pontes. 

Tenho um modelo com:

Fato: fVendas 

Dimensõoes: dFerramenta, dTipo, dEmpresa , porém o problema que não consigo solucionar é na dCliente. 

 

Problema: Tenho clientes nos quais encontram-se em vários estados,  ou seja, nas pesquisas que fiz e vendo as lives do Léo, não posso duplicar os registros dos clientes na dimensão. 

A solução que pensei foi, ter a tabela dCLientes  .... fazer uma tabela dEstados ... e fazer uma tabela DePara onde fiz uma junção de todas as possibilidades entre cliente e estados. 

Porém no meu relatório não estou conseguindo fazer filtro por estado. 

Segue o print das imagens, o arquivo Pbix e a base de dados em excel. 

Obs.: Eu fiz uma "gambiarra" de inserir os estados na tabela de fVendas e conectar diretamente a  dEstados na fVendas, porém acredito que essa não seja a boa prática, eu queria aprender a fazer o Filtro de Estados funcionarem a partir da tabela ponte, pois acredito que seja o mais correto a fazer. 

 

 

 

 

Foto Relatório.PNG

Foto Modelagem.PNG

Base.xlsx T2T.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

@Joao Felipe Boa noite!

Fiz algo que possa te ajudar.
image.png.2f1bb74a4859059c941f6c34eb4db214.png

Primeiro, dupliquei a tabela fato, onde tem cliente e estado.
Na cópia deixei somente as colunas cliente, estado e removi duplicados.
Na sequencia mesclei a tabela dcliente com essa nova tabela e trouxe somente o estado para ela.
Depois disso, criei uma coluna com a mescla do cliente e do estado (pk_cliente).
 

Criei a nova coluna também na fato com a mescla do cliente e do estado (pk_cliente).
 

Segue PBIX para sua análise.

T2T.pbix

Caso essa não seja a solução, pode ser um caminho para ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia Rafa, 

Primeiramente, obrigado pela disponibilidade na resposta. A forma que vocês fez, resolveu. 

Porém,  eu inseri manualmente as informações dos Estados na fVendas. 

Se não houvesse a informação de Estados na fVendas, qual o caminho viável para fazer os relacionamentos ? 

Grato, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...