Ir para conteúdo
  • 0

Gráfico mês a mês resultado 2022

Diego Pio

Pergunta

• Membros

Ola, tenho um gráfico que eu deixo o resultado mês a mês  de 2022 (janeiro, fevereiro até julho) aparecendo, porém a data do filtro é 01/07 até 19/07 e o banco tem dados de 2021 e 2020. Tem alguma medida ou alguma edição que eu consiga fazer? Se eu desmarco tirar interação da dcalendario data, o eixo y traz todos os meses e o resultado do histórico total, porém só preciso ver de janeiro até julho aberto num gráfico de barras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
19 minutos atrás, Diego Pio disse:

Ola, tenho um gráfico que eu deixo o resultado mês a mês  de 2022 (janeiro, fevereiro até julho) aparecendo, porém a data do filtro é 01/07 até 19/07 e o banco tem dados de 2021 e 2020. Tem alguma medida ou alguma edição que eu consiga fazer? Se eu desmarco tirar interação da dcalendario data, o eixo y traz todos os meses e o resultado do histórico total, porém só preciso ver de janeiro até julho aberto num gráfico de barras.

Cara Boa Tarde ! 

Se você quer que apareça apenas dados do mês vigente você pode tentar algo como :

var vdataminima = DATE(YEAR(TODAY()),1,1)  -  Aqui vai trazer  o 1 dia do ano atual .

depois vc faz um if  = 

if ( min(dcalendario [ data ] < vdataminima ,
    blank() ,
   sua medida ) 

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Olá Boa tarde.
É difícil determinar a natureza exata do seu problema sem qualquer código ou dados para confirmar o comportamento.

Mesmo possuindo histórico de dados de 20/21 a exibição do gráfico irá respeitar o filtro selecionado, se fizer o filtro conforme disse, só exibirá julho, e se desmarcar a interação, mostrará todos os meses de todos anos. pois nenhum filtro será aplicado. A princípio imagino que usando o filtro de datas (entre) irá atender, vc pode selecionar de janeiro até julho de 2022 

Se isso não responder à sua pergunta, por favor, forneça mais informações sobre o que você está tentando fazer, com qualquer código de suporte (incluindo recursos para que possamos entender o mapeamento de visualização de dados) e possamos ser capazes de fornecer uma resposta mais direcionada.

• Gostei 1
Link para o comentário

• 0
  • Membros

Boa noite @Diego Pio, tudo bem amigo?

Deixa dar uma sugestão em relação à sua dúvida.

Como você quer apresentar os meses do ano atual em seu visual, precisamos colocar esse filtro dentro da medida com a Calculate, conforme abaixo:

Sem Interaçao =

VAR MAXANO = YEAR(mAX(dCalendario[Data]))

VAR RESULTADO = CALCULATE(SUM(fDados[Valor]), dCalendario[Ano] = MAXANO)

RETURN

RESULTADO

Dessa forma, serão apresentados os valores referente ao maior ano do seu modelo - de forma dinâmica. Assim que forem surgindo novos meses e ou novo ano, o visual será atualizado dinamicamente.

Agora, como você não quer que o filtro externo tenha alguma influência sobre esse visual, aí sim você poderá desativar a interação no visual.

Por isso chamei a medida "Sem Interação"....rsrsrsrs

image.png.f92038012f31a53eddcc097c5d290c11.png

Veja que na tela acima, o filtro de data está fazendo interação com o visual de tabela abaixo dele, ajustando assim os valores.

Por outro lado, o gráfico continua sem qualquer alteração - já que desativamos a interação entre o segmentador.

O detalhe é que se houver filtro em outro visual, ele poderá refletir sobre o gráfico. Se você não quer esse comportamento, então terá que desativar a interação do gráfico com todos os visuais presentes na sua tela.

Espero que seja essa a solução que você deseja para sua dúvida, amigo.

Sucesso aí.

• Gostei 1
Link para o comentário

• 0
  • Membros
3 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite @Diego Pio, tudo bem amigo?

Deixa dar uma sugestão em relação à sua dúvida.

Como você quer apresentar os meses do ano atual em seu visual, precisamos colocar esse filtro dentro da medida com a Calculate, conforme abaixo:

Sem Interaçao =

VAR MAXANO = YEAR(mAX(dCalendario[Data]))

VAR RESULTADO = CALCULATE(SUM(fDados[Valor]), dCalendario[Ano] = MAXANO)

RETURN

RESULTADO

Dessa forma, serão apresentados os valores referente ao maior ano do seu modelo - de forma dinâmica. Assim que forem surgindo novos meses e ou novo ano, o visual será atualizado dinamicamente.

Agora, como você não quer que o filtro externo tenha alguma influência sobre esse visual, aí sim você poderá desativar a interação no visual.

Por isso chamei a medida "Sem Interação"....rsrsrsrs

image.png.f92038012f31a53eddcc097c5d290c11.png

Veja que na tela acima, o filtro de data está fazendo interação com o visual de tabela abaixo dele, ajustando assim os valores.

Por outro lado, o gráfico continua sem qualquer alteração - já que desativamos a interação entre o segmentador.

O detalhe é que se houver filtro em outro visual, ele poderá refletir sobre o gráfico. Se você não quer esse comportamento, então terá que desativar a interação do gráfico com todos os visuais presentes na sua tela.

Espero que seja essa a solução que você deseja para sua dúvida, amigo.

Sucesso aí.

Ola, ainda não resolveu 100%. Quando decidi selecionado de 01/07 até 19/07/2022, gostaria que trouxesse o valor Full de janeiroz fevereiro, março e assim por diante até julho, porém se eu filtrar 01/01/2021 até 31/12/2021 gostaria que trouxesse o valor mês a mês de 2021 também.

Link para o comentário

• 0
  • Membros

Bom dia, @Diego Pio

Essa solução me pareceu bem mais complexa.

Mas tem uma Live do Leo que ele ensina sobre Eixos Dinâmicos. É a Live 72.

Acredito que conseguirá tirar bons insigths dela.

Passa por criar tabela DCalendario auxiliar, criar uma nova tabela que tenha todos os dados de ano, mês e dia numa única coluna, etc...

Entendo ser esse o caminho pra chegar na sua solução, fazendo uma adaptação ou outra.

Espero que tenha ajudado mais uma vez.

Sucesso aí, amigo.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...