Ir para conteúdo
  • 0

Analise Condicional DAX ou PQ


joaopaulocorreia
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

 

Bom dia Pessoal, Precisando de uma ajudinha de vcs.

 

Em resumo, preciso definir o que é carga mista ou paletizado . 

1- Coluna NUM ( precisa contar somente 1 carga, seria a contagem destinta )

2- Coluna carga Mista (  ela deve contar  SOMENTE UMA CARGA MISTA e não a quantidade por item dentro caminhão)

EX:

Numero da Carga- 313597 ,

Qta de Item na Carga -  8

Qta de Carga mista = 1 e não 8.

Indicadores = Total de CARGAS Mistas e Total de ITENS mistos.

image.png

Base de Exemplo Calculo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite @joaopaulocorreia.

Vamos isolar uma linha do exemplo que vc enviou pra ficar mais direcionado o resultado que você deseja:

Num               item               Carga Mista
313679          1000971       Paletizada
313679          1000893       Carga Mista
313679          1000584       Carga Mista

Eu entendi que cada cor da tabela que você enviou, representa uma carga diferente, e cada carga teria a composição acima.

E se na coluna Carga Mista, aparece a expressão "Carga Mista", essa carga seria então, uma carga mista.

Então com uma contagem distinta da coluna Carga Mista, já é suficiente para identificar se aquela carga é mista ou não - como eu fiz na resposta anterior.

Analisando essa carga temos 3 resultados na coluna Carga Mista: 1 Paletizada e 2 Carga Mista.

Fazendo a contagem distinta como eu falei, iremos encontrar: 1 Paletizada e 1 Carga Mista.

Eu ainda fiz um IF para verificar se essa contagem de Carga Mista é superior a 0 - se for ela retorna Carga Mista, senão for, Paletizada.

Agora se não for isso, meu amigo, peço que disponibilize um PBIX com seus dados e de forma bem detalhada qual o resultado esperado, por gentileza.

Quanto mais detalhes você deixar, melhor pra mim ou para outro colega que também queira ajudar.

Difícil pra gente do lado de cá, sem conhecer seu modelo de negócios, seus dados, saber exatamente o resultado que você deseja.

Por isso que logo na página inicial aqui do fórum, o Leo já deixou algumas orientações para quem faz a pergunta - para facilitar a quem responde, e para que a resposta chegue de formas assertiva e tempestiva.

Aguardo seu retorno. Terei maior prazer em continuar te ajudando.

Sucesso aí, amigo.

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
18 minutos atrás, Rodrigo R1 disse:

Bom dia @joaopaulocorreia. Tudo bem amigo?

Para contagem distinta vc usa a função DISTINCTCOUNT.

Medida = DISTINCTCOUNT(SUATABELA[COLUNA])

Pelo que eu entendi, acho que essa função já resolve sua dúvida em achar a quantidade de carga e de itens por carga. 

Espero que tenha ajudado, amigo.

Bom dia Rodrigo tudo ótimo e vc ?

Eu preciso faz uma condicional , dizendo q a coluna 1 eh uma única carga e se a coluna 8 conter pelo menos uma Mista , então ok . A carga 313597 contém uma carga mista . Isso no primeiro indicador .
 

Deu pra entender melhor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite, @joaopaulocorreia.

Então amigo, eu realmente não entendi as regras do negócio relacionadas à sua dúvida.

Mas vou deixar aqui algumas medidas que eu criei para ver se algumas delas atende a sua necessidade:

Contagem de cargas = DISTINCTCOUNT(Tabela[Num])

Contagem de itens = DISTINCTCOUNT(Tabela[Item])

Contagem de Carga Mista = CALCULATE(COUNTROWS(Tabela),

                            Tabela[Carga Mista] = "Carga Mista")

Contagem de itens Mistos = CALCULATE(COUNT(Tabela[Item]),Tabela[Carga Mista] = "Carga Mista")

Condicão = IF([Contagem de Carga Mista] = 0, "Paletizada", "Carga Mista")

image.png.693ebc7df400263c8b61e65fca09e356.png

Amigo, foi isso que entendi sobre sua dúvida.

Caso eu não tenha conseguido chegar no resultado desejado, peço disponibilizar mais informações detalhadas, os cálculos envolvidos, o seu resultado esperado e o PBIX com uma base de dados para facilitar a criação das medidas, de acordo com a sua necessidade.

Sucesso aí, amigo.

Dúvida JoaoPaulo.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 21/07/2022 em 19:42, Rodrigo R1 disse:

Boa noite, @joaopaulocorreia.

Então amigo, eu realmente não entendi as regras do negócio relacionadas à sua dúvida.

Mas vou deixar aqui algumas medidas que eu criei para ver se algumas delas atende a sua necessidade:

Contagem de cargas = DISTINCTCOUNT(Tabela[Num])

Contagem de itens = DISTINCTCOUNT(Tabela[Item])

Contagem de Carga Mista = CALCULATE(COUNTROWS(Tabela),

                            Tabela[Carga Mista] = "Carga Mista")

Contagem de itens Mistos = CALCULATE(COUNT(Tabela[Item]),Tabela[Carga Mista] = "Carga Mista")

Condicão = IF([Contagem de Carga Mista] = 0, "Paletizada", "Carga Mista")

image.png.693ebc7df400263c8b61e65fca09e356.png

Amigo, foi isso que entendi sobre sua dúvida.

Caso eu não tenha conseguido chegar no resultado desejado, peço disponibilizar mais informações detalhadas, os cálculos envolvidos, o seu resultado esperado e o PBIX com uma base de dados para facilitar a criação das medidas, de acordo com a sua necessidade.

Sucesso aí, amigo.

Dúvida JoaoPaulo.pbix 31 kB · 0 downloads

image.png.720b2125b1525d6488048850c46d8873.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Agora, joaopaulocorreia disse:

image.png.720b2125b1525d6488048850c46d8873.png

 

Então, talvez não fui especifico na duvida, vou tentar novamente . NA carga pode conter o tipo de paletização:  Misto Ou pallet completo. preciso que conte a o numero de cargas mistas levando em consideração a coluna ( CARGA MISTA) . Se em uma carga ( Coluna C ) conter pelo menos uma carga mista então, conte somente uma carga mista. não 3 cargas mistas . entende? preciso contar por carga , e não por item nesse caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde, @joaopaulocorreia. Tudo bem?

Tenho percebido você criando outros posts aqui no fórum e esse aqui ficou pra trás, ainda sem indicação da solução.

Continua alguma dúvida sobre ele? Ou vc ja conseguiu solucionar de outra maneira?

Minhas respostas te ajudaram?

Alguma delas pode ser considerada a solução do post?

Sucesso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...