Ir para conteúdo
  • 0

Resultado em branco ao utilizar SUM com dois filtros


Tiago Serber Tavares Dutra
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

  • Alunos

Olá. Comecei o curso há pouco tempo e to fazendo como exercício a Aula 2 - Dash RH da power Bi Week. Estou tentando calcular o % de Horas Extras em cima das Horas trabalhadas. Então eu entendi que precisava criar mais uma medida somando as horas normais + horas extras para que eu chegue no total de horas trabalhadas. Porém, quando fiz o código abaixo, o resultado que dá em "Em Branco" e sintaxe da fórmula não acusa erros:

Horas trabalhadas = CALCULATE( SUM(fFinanceiro[Valor]), fFinanceiro[Categoria] = "Horas Normais", fFinanceiro[Categoria] = "Horas Extras" )

O mais estranho é que se eu colocar apenas 1 filtro (ou hrs normais ou hrs extras) ele soma de boa... o problema está sendo somar as duas ao mesmo tempo. Alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá boa tarde @Tiago Serber Tavares Dutra tudo joia?

Neste  caso vai fazer sentido, pois por trás, quando vc adicionar os dois, filtros, ele está criando a condicional "E" então ele verifica se o valor do seu contexto é hora normal e extra, neste caso sempre vai retornar em branco pois o valor não tem como ser os dois. 

 CALCULATE( SUM(fFinanceiro[Valor]), fFinanceiro[Categoria] in {"Horas Normais",  "Horas Extras"} )

tente desta forma. 

Editado por Weverton Todeschini
correção ortográfica
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Boa noite xará!

Segue outra medida diferente do mestre @Weverton Todeschini utilizando variável:


Horas trabalhadas = 
var HorasNormais = 
CALCULATE(
    SUM(fFinanceiro[Valor]),
    fFinanceiro[Categoria] = "Horas Normais"
)
var HorasExtras = 
CALCULATE(
    SUM(fFinanceiro[Valor]),
    fFinanceiro[Categoria] = "Horas Extras"
)
return HorasNormais + HorasExtras

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 horas atrás, Weverton Todeschini disse:

Olá boa tarde @Tiago Serber Tavares Dutra tudo joia?

Neste  caso vai fazer sentido, pois por trás, quando vc adicionar os dois, filtros, ele está criando a condicional "E" então ele verifica se o valor do seu contexto é hora normal e extra, neste caso sempre vai retornar em branco pois o valor não tem como ser os dois. 

 CALCULATE( SUM(fFinanceiro[Valor]), fFinanceiro[Categoria] in {"Horas Normais",  "Horas Extras"} )

tente desta forma. 

Deu certo @Weverton Todeschini. Muuuito obrigado amigo!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Tiago Craici disse:

Boa noite xará!

Segue outra medida diferente do mestre @Weverton Todeschini utilizando variável:


Horas trabalhadas = 
var HorasNormais = 
CALCULATE(
    SUM(fFinanceiro[Valor]),
    fFinanceiro[Categoria] = "Horas Normais"
)
var HorasExtras = 
CALCULATE(
    SUM(fFinanceiro[Valor]),
    fFinanceiro[Categoria] = "Horas Extras"
)
return HorasNormais + HorasExtras

@Tiago Craici, muito obrigado! Vou testar esta segunda solução também! Valeu mesmo!!!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...