Ir para conteúdo
  • 0

Representatividade acumulada de acordo com rank


Jorge
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite, pessoal!
 

Se possível, gostaria muito de receber uma ajuda, estou quebrando bastante a cabeça, porém sem solução.

Eu tenho uma tabela a qual calculo vendas, médias do quadrimestre, o percentual de representatividade de cada média perante o total, o rank dos clientes perante as médias e preciso adicionar uma coluna que faça o acumulado dessas médias até chegar nos 100%.

Com exceção do nome do cliente, todas as outras colunas são medidas.

 

Precisaria de um resultado como esse:

TESTE.pbix

image.png.805daf6612be44cdc6f36c900139dac9.png  

 

Minha base de dados é bem grande, porém coloquei um exemplo em anexo um exemplo do modelo de dados que estou usando.

 

A representatividade teria que acumular de acordo com o ranking(que é uma medida)

 

 

Desde já agradeço.

 

 

 

TESTE.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Se no visual você também tiver a venda (ou a representatividade) individual de cada cliente, você pode classificar os clientes pela venda ou representatidade e fazer a seguinte medida para o a representatividade acumulada:

Representatividade Acc = 
    VAR vVendaContexto = 
        [VENDAS]
RETURN
    CALCULATE(
        [REPRESENTATIVIDADE],
        FILTER(
            ALL(F_VENDAS[NM_CLIENTE]),
            [Vendas] >= vVendaContexto
        )
    )

Assim, vc não necessita o uso do ranking. É uma opção para melhorar a performance.

RepresentatividadeAcumulada.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
14 horas atrás, Jorge disse:

Boa noite, pessoal!
 

Se possível, gostaria muito de receber uma ajuda, estou quebrando bastante a cabeça, porém sem solução.

Eu tenho uma tabela a qual calculo vendas, médias do quadrimestre, o percentual de representatividade de cada média perante o total, o rank dos clientes perante as médias e preciso adicionar uma coluna que faça o acumulado dessas médias até chegar nos 100%.

Com exceção do nome do cliente, todas as outras colunas são medidas.

 

Precisaria de um resultado como esse:

TESTE.pbix 39 kB · 1 download

image.png.805daf6612be44cdc6f36c900139dac9.png  

 

Minha base de dados é bem grande, porém coloquei um exemplo em anexo um exemplo do modelo de dados que estou usando.

 

A representatividade teria que acumular de acordo com o ranking(que é uma medida)

 

 

Desde já agradeço.

 

 

 

TESTE.pbix 39 kB · 1 download

Amigo, resolvi com a função abaixo:
 

Representatividade Acumulado =
CALCULATE(
[REPRESENTATIVIDADE],
TOPN([RANK],ALLSELECTED(F_VENDAS[NM_CLIENTE]),[REPRESENTATIVIDADE],DESC)
)


Caso e ajude, consegue marcar a minha resposta como correta?




 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Bom dia @Jorge, tudo bem amigo.

Como vc disse que a sua base de dados é grande, as funções de Rank e TOPN, não apresentam uma boa performance para a sua necessidade - apesar de chegar na resposta, o PBI pode demorar alguns segundos pra fazer esse cálculo.

Portanto, a minha sugestão é usar as medidas de acumulado e %Acumulado, conforme meu comentário em outra dúvida semelhante à sua:

Eu uso muito essas medidas para cálculo de Pareto. 

Espero que tenha ajudado, amigo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Muito obrigado, meus amigos!

Vocês resolveram meu problema, muito obrigado mesmo, estava batendo a cabeça por dias.

 

Usei o exemplo do Bruno , devido a performance, minhas tabelas são muito grandes.

 

Alguém só poderia me tirar uma dúvida?

 

Declarando a variável por fora, calculando as vendas,  ela não irá se contextualizar pela contexto e filtros externos, e dentro do filter ele vai retornar apenas as vendas do cliente, visto que o filter tem uma all da coluna clientes.Dessa forma ele vai acumulando.

É isso mesmo?

 

 

Deus os abençoe .

Editado por Jorge
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...