Ir para conteúdo
  • 0

MÉDIA DOS MAIORES VALORES DE DIA ESPECÍFICO


Raphinha
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite,

 

Pessoal, precisando de ajuda em um caso:

Estou criando um monitoramento diários de clientes que, por estarem atrasados em suas faturas, deveriam ser negativados no SPC, por exemplo, mas não foram por divergências de bases.

Possuo uma tabela que está no seguinte formato:

image.png.6162974d1836e7adb314763352a96edb.png

Cada ID_CONTA é um cliente diferente.

A Data_Vencimento indica qual parcela do cartão desse cliente está atrasada.

A DATA_HOJE é a data que o processo de ETL registra todo santo dia quando roda. 

Vamos usar o ID 123 com vencimento 15/04 como exemplo.

A linha 1 indica que o ID_CONTA 123 com vencimento 15/04/2022 deveria ter sido negativado na data 05/07/2022 por atender a regra 1 de envio. A DATA_CORRECAO está vazia porque ela só vai ser preenchida quando chegar o dia (DATA_HOJE) que o cliente realmente for enviado pelo sistema.

Na linha 2, o mesmo ID_CONTA 123 com vencimento 15/04/2022 aparece novamente no DATA_HOJE 06/07/2022, já que ele não foi enviado no dia anterior. 

Essa lógica se repete até o dia em que ele é realmente enviado e aí a coluna DATA_CORRECAO é preenchida. Vejam que, para o ID_CONTA 123 com vencimento 15/04/2022, isso aconteceu no dia 08/07/2022, ou seja, com 4 dias de atraso (Coluna ATRASO_ENVIO).

Em resumo, ele deveria ter sido negativado no dia 05/07/2022, mas só foi realmente enviado no dia 08/07/2022, logo, com 4 dias de atraso no envio.

 

Feita essa consideração, eu preciso construir em dax a média de atraso que existe de envios.

Entretanto, deve ser considerada somente o último ATRASO_ENVIO do ID_CONTA com aquela DATA_VENCIMENTO e dentro daquela regra. (A chave única dessa tabela é formada por ID_CONTA + DATA_VENCIMENTO + REGRA). O mesmo ID_CONTA com DATA_VENCIMENTO ou REGRA diferentes, é visto como um cliente único, é tratado isoladamente.

No exemplo da imagem, os valores a serem considerados para a média seriam os da imagem:

image.png.052da0a48d0bd796940e933c8efca814.png

Percebe-se que, mesmo que um ID_CONTA ainda não tenha sido enviado (Caso do ID_CONTA 789), deve ser considerado o maior ATRASO_ENVIO dele, uma vez que é necessário saber a média de atraso de todos os casos (Enviados ou não).

No exemplo em tela, a média de atraso de envios é: (4 + 3 + 5 + 5) / 4 = 4,25 dias.

Não sei se consegui ser claro. Me perdoem caso tenha faltado algo!

Encaminho o anexo criado como modelo também.

Agradeço desde já!!!

ANEXO_EXEMPLO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Weverton Todeschini disse:

Boa noite, confira se a solução te atende por gentileza, se não, detalhar o que precisaria como resultado no visual, 
image.png.97a14e1a5891845d83929e47c3be643e.png

exemplopbix.pbix 80 kB · 1 download


Poxa, irmão, obrigadão mesmo! Ajudou por demais. Só uma dúvida, nessa parte aqui, pelo que entendi, são inseridos os critérios a serem utilizados certo?

image.png.32a9f021b1367b07248d2d04ff1a5f32.png

Se eu estiver entendido certo, coloquei a coluna REGRA também.

No mais, deu tudo certo, muito obrigado mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
26 minutos atrás, Raphinha disse:


Poxa, irmão, obrigadão mesmo! Ajudou por demais. Só uma dúvida, nessa parte aqui, pelo que entendi, são inseridos os critérios a serem utilizados certo?

image.png.32a9f021b1367b07248d2d04ff1a5f32.png

Se eu estiver entendido certo, coloquei a coluna REGRA também.

No mais, deu tudo certo, muito obrigado mesmo!!

Opa, bom dia, que isso, Tmj! isso mesmo, é o que ele usa para fazer o agrupamento, bem lembrado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...