Ir para conteúdo
  • 0

Trazer o ultimo dia de cada mês


Vinil_b
Ir para solução Solucionado por alexsander.silva ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, belezinha?

Estou com uma dúvida para criar uma coluna na minha dCalendario que me traga o valor TRUE caso a data for o último dia desse mês, por exemplo, me trazer como verdadeiro os dia 31/01/2022,; 28/02/2022; 31/03/2022 e assim sucessivamente, para os demais dias quero que seja FALSE.

Feito isso, gostaria de criar uma medida com a seguinte lógica:

Se minha data atual (neste exemplo é dia 05/07/2022) estiver dentro do dia 1 ao 15 quero a média de quantidade de clientes dos últimos 12 meses, caso minha data esteja entre dia 16 em diante quero que traga a média de clientes dos últimos 3 meses.

Por exemplo, vamos supor que o total de clientes que entraram na minha empresa em jun/22, mai/22 e abr/22 seja 100 para cada, portanto, a média dos últimos 3 meses será de 100.

Não estou conseguindo resolver esse problema.

Teste_1.xlsx tESTE_1.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
54 minutos atrás, Vinil_b disse:

Olá pessoal, belezinha?

Estou com uma dúvida para criar uma coluna na minha dCalendario que me traga o valor TRUE caso a data for o último dia desse mês, por exemplo, me trazer como verdadeiro os dia 31/01/2022,; 28/02/2022; 31/03/2022 e assim sucessivamente, para os demais dias quero que seja FALSE.

Feito isso, gostaria de criar uma medida com a seguinte lógica:

Se minha data atual (neste exemplo é dia 05/07/2022) estiver dentro do dia 1 ao 15 quero a média de quantidade de clientes dos últimos 12 meses, caso minha data esteja entre dia 16 em diante quero que traga a média de clientes dos últimos 3 meses.

Por exemplo, vamos supor que o total de clientes que entraram na minha empresa em jun/22, mai/22 e abr/22 seja 100 para cada, portanto, a média dos últimos 3 meses será de 100.

Não estou conseguindo resolver esse problema.

Teste_1.xlsx 10 kB · 2 downloads tESTE_1.pbix 45 kB · 2 downloads

Boa tarde, vê se a solução em anexo te atende. Ajustei seu calendário e criei a medida solicitada. Caso esteja errado, favor informar o resultado esperado nas primeiras linhas.

tESTE_1.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, alexsander.silva disse:

Boa tarde, vê se a solução em anexo te atende. Ajustei seu calendário e criei a medida solicitada. Caso esteja errado, favor informar o resultado esperado nas primeiras linhas.

tESTE_1.pbix 54 kB · 5 downloads

Olá Alexsander, boa tarde

Muito obrigado pela coluna dCalendario que pega o último dia de cada mês era exatamente isso que estava precisando, no caso da média o resultado está certo mas não seria isso que estou precisando, o PBI calculou a média com base nos registros de entrada de clientes por dia, mas no caso, preciso que ele agrupe por mês o total de clientes e faça a média com base no total, por exemplo, 100 clientes entraram em junho, 135 entraram em maio e 180 entraram em abril, a média seria (100+135+180)/3

Segue o arquivo que inseri essa informação.

 

Muito obrigado,

Teste_1.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Vinil_b disse:

Olá Alexsander, boa tarde

Muito obrigado pela coluna dCalendario que pega o último dia de cada mês era exatamente isso que estava precisando, no caso da média o resultado está certo mas não seria isso que estou precisando, o PBI calculou a média com base nos registros de entrada de clientes por dia, mas no caso, preciso que ele agrupe por mês o total de clientes e faça a média com base no total, por exemplo, 100 clientes entraram em junho, 135 entraram em maio e 180 entraram em abril, a média seria (100+135+180)/3

Segue o arquivo que inseri essa informação.

 

Muito obrigado,

Teste_1.pbix 54 kB · 1 download

A nivel de data acho que consegui fazer o que você pediu, mas e a nível de mês? qual resultado teria que dar? Da uma olhada no arquivo em anexo e me diga se atende, se não a gente faz outros ajustes.

Teste_1.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 horas atrás, alexsander.silva disse:

A nivel de data acho que consegui fazer o que você pediu, mas e a nível de mês? qual resultado teria que dar? Da uma olhada no arquivo em anexo e me diga se atende, se não a gente faz outros ajustes.

Teste_1.pbix 55 kB · 0 downloads

Pelo o que vi no arquivo, ele está onsiderando os valores dos últimos três meses para calcular a média. Na verdade eu preciso da média só do meu contexto atual de data vigente, é mais ou menos igual a primeira medida de Média que você criou, por exemplo, minha data atual é dia 05/07/2022 esta data é menor que dia 15? Sim, é menor, portanto pegue a média dos últimos 12 meses, agora, vamos supor que minha data atual é dia 16/07/2022 esta data é menor que dia 15? Não, é maior, portanto pegue a média dos últimos 3 meses.

Único problema é que essa medida, está pegando a média de clientes que entram por dia, mas na verdade, preciso da média do total dos meses.

 

Muito obrigado.

 

image.png.41f038a8c7c129f74693eef3b76e08f3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
25 minutos atrás, Vinil_b disse:

Pelo o que vi no arquivo, ele está onsiderando os valores dos últimos três meses para calcular a média. Na verdade eu preciso da média só do meu contexto atual de data vigente, é mais ou menos igual a primeira medida de Média que você criou, por exemplo, minha data atual é dia 05/07/2022 esta data é menor que dia 15? Sim, é menor, portanto pegue a média dos últimos 12 meses, agora, vamos supor que minha data atual é dia 16/07/2022 esta data é menor que dia 15? Não, é maior, portanto pegue a média dos últimos 3 meses.

Único problema é que essa medida, está pegando a média de clientes que entram por dia, mas na verdade, preciso da média do total dos meses.

 

Muito obrigado.

 

image.png.41f038a8c7c129f74693eef3b76e08f3.png

Vê se essa alteração na variável de data max resolve o problema, eu basicamente estou dizendo que a data max é a data do contexto da linha, porem a nível de mês ele vai pegar sempre a data max do mês. Da uma conferida ai, se não resolver vou precisar de um exemplo mais claro do que você precisa que dê no resultado de cada linha, seja em nível de data ou mês.
image.png.e5b3b387b766a4ca0fbdbcb2952d103b.png

Teste_1 (2).pbix

Editado por alexsander.silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
21 horas atrás, Vinil_b disse:

Olá pessoal, belezinha?

Estou com uma dúvida para criar uma coluna na minha dCalendario que me traga o valor TRUE caso a data for o último dia desse mês, por exemplo, me trazer como verdadeiro os dia 31/01/2022,; 28/02/2022; 31/03/2022 e assim sucessivamente, para os demais dias quero que seja FALSE.

Feito isso, gostaria de criar uma medida com a seguinte lógica:

Se minha data atual (neste exemplo é dia 05/07/2022) estiver dentro do dia 1 ao 15 quero a média de quantidade de clientes dos últimos 12 meses, caso minha data esteja entre dia 16 em diante quero que traga a média de clientes dos últimos 3 meses.

Por exemplo, vamos supor que o total de clientes que entraram na minha empresa em jun/22, mai/22 e abr/22 seja 100 para cada, portanto, a média dos últimos 3 meses será de 100.

Não estou conseguindo resolver esse problema.

Teste_1.xlsx 10 kB · 3 downloads tESTE_1.pbix 45 kB · 3 downloads

Boa Tarde !!

Deixando um arquivo em anexo propondo uma solução diferente da do nosso amigo , caso a dele não resolva seu caso.

 

Teste Media.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...