Ir para conteúdo
  • 0

Rótulo de dados para determinado ano.


Ch Lucas
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Fala galera!!!

Tenho um gráfico em linha ao longo do tempo de dois anos (2021/2022), dentro do Excel eu consigo manipular os rótulos para deixar somente o ano atual. Estou tentando fazer isso dentro do PBI com uma medida DAX para deixar os rótulos do ano anterior no cor branca com a seguinte medida abaixo. Seria possível fazer isso dentro do PBI? 

Rotulo = 
VAR vANO = MAX(dCalendario[Ano]) - 1
RETURN
IF([Vendas]= vANO,"#FFFFFFF","#000000")

imagem.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Ch Lucas,  vamos ao passo a passo:

 

Primeiro temos um gráfico de linhas, e as duas MEDIDAS para o gráfico: “% Contribuição” e “Preço Médio”:

image.png.eaf89fbf79ab59fe466efd192a302ce7.png

image.png.0d99db0edc2150fe2220559f388493ea.png

 

Se colocarmos as MEDIDAS no gráfico vai ficar assim:

image.png.a98a18e72c82d7af277b6ae1a86f54af.png

 

Mas só queremos que os valores de rótulos apareçam a partir do ano atual (2022).

Então vamos criar duas MEDIDAS usando variáveis que filtrem a data atual e que através de uma condicional IF, faça com que apareça somente o valor de TODAY, uma MEDIDA para “Preço Médio” e outra para “% Contribuição”:

image.png.99343c7d042d4daa653d92429b3d7518.png

image.png.e5c5af5a926f519b9bd479c2eac6afd2.png

Talvez tenha formas mais elegantes de calcular esta MEDIDA, mas esta funciona bem ... tecnicamente o que ela faz é determinar a data atual através das variáveis e no final SE a data atual for igual a data do contexto, traga o valor, SENÃO, traga BLANK.

Colocando todas as MEDIDAS em uma Tabela, podemos ver que os cálculos estão OK:

image.png.9734d96429df4e1cfe8efdc435a58575.png

 

Colocando as MEDIDAS no gráfico de linhas, teremos:

(Sim, estamos sobrepondo duas linhas uma em cima da outra, uma para Preço Médio e outra para % Contribuição).

image.png.ad951711360994ac13b1655ff2d7dc07.png

 

Agora vem o Pulo do Gato:

Vamos no pincel de formatação > Rótulo de Dados > Aplicar Configurações para > Série :

E em cada MEDIDA podemos exibir e ocultar os rótulos individualmente:

- Preço Médio = Ocultar

- % Contribuição = Ocultar

- Preço Médio Rótulo = Exibir

- % Contribuição Rótulo = Exibir

image.png.64439a793238731153066047d091e06d.png

 

Voilá! Resultado desejado!

(A parte cinza é só um retângulo cinza que está por trás do gráfico... Infelizmente neste gráfico de linhas ainda não dá pra aplicar a linha vertical fixa que existe no gráfico de colunas, talvez em alguma atualização futura).

image.png.836f643e15723e500abde94ce88d0c23.png

 

É isso aí! Espero que aproveitem o passo a passo!

Abç.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Ch Lucas!

Tem um jeito melhor ainda que o Power BI permite em relação ao Excel, que é ocultar seletivamente os rótulos de dados somente de qual série você deseja, veja como :

1. ) Selecione o gráfico

2. ) Vá no pincel de formatação

3. ) Vá em rótulo de dados

4. ) No campo "Série",  selecione Ano Anterior ou a MEDIDA que foi colocada no gráfico

5. ) Abra "Opções" e desative "Mostrar Rótulo de Dados".

image.png.5518023e38a7167ceaebd5fd6193547a.png

 

É isso aí ! Espero ter ajudado ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Ch Lucas, tentei replicar aqui também não consegui, ele não respeitou a regra condicional, fiz umas pesquisas achei em uns 3 fóruns pessoal reclamando do mesmo problema. 

@Nelson Kobayashi essa seleção de série é fantástica. mais acaba que desabilita todos os rótulos da série, pelo que entendi seria na mesma série não mostras os dados anteriores a 2022 por exemplo, se conseguir ai, se conseguirem vou ficar no aguardo também. já precisei mostrar o rótulo apenas da ultima informação não deu certo 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Ch Lucas!

Tem um jeito melhor ainda que o Power BI permite em relação ao Excel, que é ocultar seletivamente os rótulos de dados somente de qual série você deseja, veja como :

1. ) Selecione o gráfico

2. ) Vá no pincel de formatação

3. ) Vá em rótulo de dados

4. ) No campo "Série",  selecione Ano Anterior ou a MEDIDA que foi colocada no gráfico

5. ) Abra "Opções" e desative "Mostrar Rótulo de Dados".

image.png.5518023e38a7167ceaebd5fd6193547a.png

 

É isso aí ! Espero ter ajudado ! 

@Nelson Kobayashi,  a sua solução é retirar os rótulos de dados de toda a linha, no meu caso é deixar somente o ano atual e deixar o ano anterior sem rótulo. No meu visual é um gráfico de linha com 3 variáveis ao longo do tempo mostrando o ano 2021 e 2022. Acho que não seria aplicado o que estou procurando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Ch Lucas disse:

@Nelson Kobayashi,  a sua solução é retirar os rótulos de dados de toda a linha, no meu caso é deixar somente o ano atual e deixar o ano anterior sem rótulo. No meu visual é um gráfico de linha com 3 variáveis ao longo do tempo mostrando o ano 2021 e 2022. Acho que não seria aplicado o que estou procurando.

@Ch LucasEntendi ! 

É que no print que você mandou do seu gráfico, parecia que era um gráfico de 2022 com uma outra linha referente ao ano anterior.... semelhante ao que eu usei de exemplo.

Ainda assim dá pra fazer, mas usando MEDIDAS dinâmicas de cores ... mas como é uma solução de depende do contexto, precisamos que você envie uma amostra em PBIX para a gente testar. Mande um arquivo PBIX com dados fictícios (poucos dados para a gente testar).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
51 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

@Ch LucasEntendi ! 

É que no print que você mandou do seu gráfico, parecia que era um gráfico de 2022 com uma outra linha referente ao ano anterior.... semelhante ao que eu usei de exemplo.

Ainda assim dá pra fazer, mas usando MEDIDAS dinâmicas de cores ... mas como é uma solução de depende do contexto, precisamos que você envie uma amostra em PBIX para a gente testar. Mande um arquivo PBIX com dados fictícios (poucos dados para a gente testar).

 

Segue o solicitado

teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...