Ir para conteúdo
  • 0

Acumulo com Variação percentual por mês.


Santoro
Ir para solução Solucionado por alexsander.silva ,

Pergunta

  • Alunos

Resolvi apelar pra vocês.

Este projeto é um estudo de viabilidade de franquias, nele, preciso entregar uma DRE e uma Análise de Sazonalidade que já estão em Excel. Basicamente preciso jogar eles para dentro do Power BI

image.png.26d6c5b1cc7ed32464c6996368202580.pngimage.png.aafe8c747e720e56b5b90820d7865450.png

Estou querendo fazer um acumulado como o Leo fez no case do DRE da Ambev. Porem com algumas ressalvas. No caso da DRE já esta resolvido, tudo funcionando certinho. Já na parte da sazonalidade eu estou encontrando problemas. Para cada mês eu vou ter que ter um parâmetro para alterar a sazonalidade (em %) daquele mês e não serão todos os parâmetros que serão afetados pela sazonalidade, serão apenas a "receita total" (1) e "custo variáveis totais" (2). Na segunda foto podemos ver a base da sazonalidade a primeira coluna serve para identificar o que será lançado no sistema e o que será calculado (exatamente como na DRE da Ambev). 

Tentei explicar da forma mas simplificada possível. irei deixar a base e o arquivo PBIx em anexo. Vocês verão que eu cheguei a conseguir fazer a sazonalidade afetar os valores de lançamento porém não consegui fazer o acumulado (faz uma semana que estou travado nessa parte e o tico e teco não estão funcionando mais).

Tentei explicar da forma mais breve e simples possível.

Qualquer duvida estou a disposição.

MUITO Obrigado.

Proejto Franquia.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
2 horas atrás, Santoro disse:

Seria quase isso. A "Receita Total" e o "Custos Variáveis Totais" estão variando, ok! Mas a terceira linha "margem de contribuição" também deveria ser afetada pelo efeito da sazonalidade indiretamente pois é a soma da 1ª (receita total) e 2ª (Custos Variáveis Totais) linha. 
image.png.17329dc9dac28b4a626fb9b607a8bdd3.png

Outra linha que deveria ter seu numero sendo afetado indiretamente seria a a 5ª Linha (Resultado operacional) pois é o resultado da soma da 1ª, 2ª e 4ª linha.

E a ultima linha "resultado liquido financeiro" também se encaixa na mesma situação já que é o resultado da soma da 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 7ª linha 

Da uma olhada no pbix em anexo, acredito eu que agora esteja correto. Tive que refazer a medida pra funcionar.

Projeto Franquias.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 horas atrás, alexsander.silva disse:

Eu não entendo de DRE mas posso tentar te ajudar, mas para isso preciso entender melhor o que você precisa que seja feito pois não ficou claro para mim. Poderia tentar explicar melhor?

É que realmente está difícil de explicar, mas vou tentar deixar o mais simples possível. Foi fornecido pelo cliente dados operacionais de um mês específico. Com esses dados foi possível fazer uma DRE, como na foto abaixo.

image.png.56d324966175b4db7593c747cbd98115.png

Agora uma análise de sazonalidade deve ser feita com esses dados. Esses são os valores de um mês padrão, agora quais seriam meus valores se em um mês especifico eu tivesse 70% de vendas compara com meu mês padrão?
Tendo como relação a imagem acima nesse cenário a minha RECEITA TOTAL (1ª Linha) cairia 70%, o CUSTOS VARIAVEIS TOTAIS (2ª Linha) também cairia 70% e todos os outros valores permaneceriam como estão. 

A dificuldade que estou tendo no momento é introduzir o parâmetro de variação (what if) dentro dessa DRE apenas para as 2 primeiras linhas. Não sei se ficou claro. 

Para todo caso foi deixado o arquivo PBIx ja com o ETL e a medida da DRE e também a base caso seja preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
40 minutos atrás, Santoro disse:

É que realmente está difícil de explicar, mas vou tentar deixar o mais simples possível. Foi fornecido pelo cliente dados operacionais de um mês específico. Com esses dados foi possível fazer uma DRE, como na foto abaixo.

image.png.56d324966175b4db7593c747cbd98115.png

Agora uma análise de sazonalidade deve ser feita com esses dados. Esses são os valores de um mês padrão, agora quais seriam meus valores se em um mês especifico eu tivesse 70% de vendas compara com meu mês padrão?
Tendo como relação a imagem acima nesse cenário a minha RECEITA TOTAL (1ª Linha) cairia 70%, o CUSTOS VARIAVEIS TOTAIS (2ª Linha) também cairia 70% e todos os outros valores permaneceriam como estão. 

A dificuldade que estou tendo no momento é introduzir o parâmetro de variação (what if) dentro dessa DRE apenas para as 2 primeiras linhas. Não sei se ficou claro. 

Para todo caso foi deixado o arquivo PBIx ja com o ETL e a medida da DRE e também a base caso seja preciso.

Você quer  reduzir o resultado das duas primeiras linhas de acordo com sazonalidade selecionada no parâmetro?

Editado por alexsander.silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, alexsander.silva disse:

Veja se a solução em anexo te atende, se não, vou precisar de mais detalhes.

Projeto Franquias.pbix 213 kB · 0 downloads

Seria quase isso. A "Receita Total" e o "Custos Variáveis Totais" estão variando, ok! Mas a terceira linha "margem de contribuição" também deveria ser afetada pelo efeito da sazonalidade indiretamente pois é a soma da 1ª (receita total) e 2ª (Custos Variáveis Totais) linha. 
image.png.17329dc9dac28b4a626fb9b607a8bdd3.png

Outra linha que deveria ter seu numero sendo afetado indiretamente seria a a 5ª Linha (Resultado operacional) pois é o resultado da soma da 1ª, 2ª e 4ª linha.

E a ultima linha "resultado liquido financeiro" também se encaixa na mesma situação já que é o resultado da soma da 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 7ª linha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, alexsander.silva disse:

Da uma olhada no pbix em anexo, acredito eu que agora esteja correto. Tive que refazer a medida pra funcionar.

Projeto Franquias.pbix 213 kB · 1 download

Alexsander muito obrigado, era isso mesmo que estava precisando. Perdão pelo trabalho. Solta o pix hahahahaha

Brigadão mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...