Ir para conteúdo
  • 0

Bases de dados com colunas padrão em dias (1 a 31) - Problema com meses que não possuem 31 dias


Karolline Souza
Ir para solução Solucionado por Karolline Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite!

Tenho uma pasta com o histórico de relatórios de meses anteriores e, a cada dia, vou atualizando o relatório do mês vigente. No Power BI importei a pasta para que ficasse o histórico de todos esses relatórios.

Essa base possui duas abas:

  • A primeira contém o filtro de data início e data fim que selecionei para exportar o relatório;
  • A segunda contém o relatório completo que por padrão possui colunas informando os valores por dia, ou seja, sempre ela virá com colunas de 1 a 31 independente se o mês tiver 31 dias.

Para obter uma data nesse relatório, transformei as colunas em linhas criando assim uma coluna com os dias e, posteriormente, mesclei os dados da aba filtro (utilizei ela como auxiliar) para conseguir o mês/ano e conseguir criar data nesse relatório. O problema está nos meses que não possuem 31 dias, como essas datas não existem (30/02 | 31/02 | 31/04 etc.) meu relatório está dando erro e não estou sabendo como corrigir isso.

Criei uma pasta como exemplo apenas com os meses de Fevereiro, Março e abril para ajudar na resolução.

Obs.: o problema é somente com as datas.

Desde já, agradeço a ajuda. 

Relatórios.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 06/07/2022 em 21:22, Tiago Craici disse:

Boa noite Karolline! 

Para o cenário que nos criou deve ser excluídos as colunas (dias) que o determinado mês não tenha (exemplo mês Fevereiro).

Fiz um teste aqui deu certo no mês de Fevereiro veja os passo a passo que realizei para ficar certo:
image.png.7d8a5ce864dcbad1d58ede1df213264f.png



Segue anexo pbix para estudar.
Caso tenha ajudado favor marcar como melhor solução.
 

Karolline.pbix 40 kB · 1 download

Bom dia, Thiago. Tudo bom?
Você só utilizou um arquivo, o meu exemplo preciso utilizar a pasta. 
Deixei para refazer no outro dia que descobri onde estava errando e resolvi o problema.
Tinha uma coluna que eu precisava remover alguns dados em branco e deu certo. 
Mesmo assim, obrigada pela ajuda. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Admin

Boa noite Karolline! 

Para o cenário que nos criou deve ser excluídos as colunas (dias) que o determinado mês não tenha (exemplo mês Fevereiro).

Fiz um teste aqui deu certo no mês de Fevereiro veja os passo a passo que realizei para ficar certo:
image.png.7d8a5ce864dcbad1d58ede1df213264f.png



Segue anexo pbix para estudar.
Caso tenha ajudado favor marcar como melhor solução.
 

Karolline.pbix

Editado por Tiago Craici
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...