Ir para conteúdo
  • 0

Contar as Datas com um parametro.


Poullook
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

  • Alunos

Eu preciso fazer a contagem de quantos dias cada ordem de serviço passa em cada motivo, levando em consideração os dias em cada motivo, na imagem eu explico melhor o que eu preciso, se puderem me ajudar eu agradeço. image.png.0b5c0f9e6a4ec5eacf2788c2886c6c6e.png

coloquei esses dois arquivos com dados para ajudar.

Ajuda para o problema.pbix EXEMPLO PARA DUVIDA.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa Noite. então, podemos contar o dia que cada os ficou em cada status, considerando que OS pode voltar a estar em status anteriores. 
Podemos trazer essa sequencia de como ocorreu os fatos na ordem correta. e fazer uma comparação com dia posterior. em uma coluna calculada. 
 

  •  criar índice com ordenação: OS, DATA
     

unknown.png

 

  • usar o Índice para pegar registro posterior e efetuar a diferença das datas. 

unknown.png


Neste Exemplo a  OS 20: ficou 10 dias com status cotar.
se observar no dia 01/06/2022 ela ficou 2 dias pois só mudou para aprovar em 03/06
unknown.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Poullook

Para ter a contagem distintas pode adicionar uma coluna só com a data, pois a hora, irá interferir, na comparação. há outros métodos para remover a hora também, mais para exemplificar, usando apenas a data, seria somente usar a função DISTINCTCOUNT

 

Count Distinto = DISTINCTCOUNT(Tabela2[Data.1])

Veja o exemplo aplicado ao seu modelo.

Count Diimage.png.b9d1f3cccda1ecd8c5a744c0e0954eb7.pngstinto 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

esta data foi adicionada no Power Query. após seu ultimo passo de tipo alterado.
= Table.AddColumn(#"Tipo Alterado", "Data.1", each DateTime.Date([DATA]), type date)

se manter a hora, na contagem para esta OS 20. irá ter como resultado 7. pois mesmo sendo no mesmo dia, a hora caracteriza o registro como diferente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, weverton disse:

esta data foi adicionada no Power Query. após seu ultimo passo de tipo alterado.
= Table.AddColumn(#"Tipo Alterado", "Data.1", each DateTime.Date([DATA]), type date)

se manter a hora, na contagem para esta OS 20. irá ter como resultado 7. pois mesmo sendo no mesmo dia, a hora caracteriza o registro como diferente. 

image.png.89a8784246654977a3fd4e52748f741e.png

No caso funcionou para uma coisa só, no caso eu precisaria que ele performasse com todos os itens da coluna MOTIVO, se você souber outra forma na qual possa me ajudar eu agradeçoe e desde ja agradeço a tentativa, eu coloquei uma base de dados com um pouco mais de exemplos caso queira.

Ajuda para o problema.pbix EXEMPLO PARA DUVIDA.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Poullook baixei o novo exemplo, talvez eu não tenha compreendido o objetivo final, mais até o momento, entendo que temos a informação por motivo e data . 

Por exemplo a os 20 passou 4 dias no motivo "cotar" portando mesmo exibindo as 5 linhas quando vc usa o contexto de hora. o resultado é 4. 

Se quiser me chamar no discord. pode me dar um toque lá. 

image.png.359d8af002c451bf4aedfaf776fcf63c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, weverton disse:

Olá @Poullook baixei o novo exemplo, talvez eu não tenha compreendido o objetivo final, mais até o momento, entendo que temos a informação por motivo e data . 

Por exemplo a os 20 passou 4 dias no motivo "cotar" portando mesmo exibindo as 5 linhas quando vc usa o contexto de hora. o resultado é 4. 

Se quiser me chamar no discord. pode me dar um toque lá. 

image.png.359d8af002c451bf4aedfaf776fcf63c.png

fechou é só me falar o discord q eu chamo la

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 minutos atrás, Weverton Todeschini disse:

Boa Noite. então, podemos contar o dia que cada os ficou em cada status, considerando que OS pode voltar a estar em status anteriores. 
Podemos trazer essa sequencia de como ocorreu os fatos na ordem correta. e fazer uma comparação com dia posterior. em uma coluna calculada. 
 

  •  criar índice com ordenação: OS, DATA
     

unknown.png

 

  • usar o Índice para pegar registro posterior e efetuar a diferença das datas. 

unknown.png


Neste Exemplo a  OS 20: ficou 10 dias com status cotar.
se observar no dia 01/06/2022 ela ficou 2 dias pois só mudou para aprovar em 03/06
unknown.png

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...