Ir para conteúdo
  • 0

SomaProduto (Excel) em linguagem DAX


pedrohmfortunato
Ir para solução Solucionado por Geovanio Peres ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal,

 

Tenho um controle de "atribuição de performance" em Excel, no qual utilizamos a função sumproduct (somaproduto) para determinar a "soma" das atribuições em determinado período para cada linha de estratégia (Book).

Esta "soma" se dá através da SUMPRODUCT entre :

1 - Fator ou "Peso" de cada mês, calculado da seguinte forma:

Exemplo:  fator de fevereiro/22    =(SUM(C4:C16)+1)*C2  , onde:

SUM(C4:C16) é a soma da coluna do mês anterior (janeiro22)e C2 é o fator calculado do mês anterior, que para janeiro/22 é 1 (um), já que é o primeiro período considerado.

Exemplo 2: fator de março/22  =(SUM(D4:D16)+1)*D2

SUM(D4:D16) é a soma da coluna do mês anterior (fevereiro22) e D2 é o fator calculado do mês anterior, que para fevereiro22 é 1,01937017477467

 

2 - Atribuição Mensal de cada um dos books (estratégias).

 

3 - Na coluna de 2022 temos a fórmula replicada para cada uma das linhas: "=SUMPRODUCT(C4:N4;$C$2:$N$2)" e ao final temos a soma das atribuições.

 

Pergunto aos super feras:

Eu gostaria de replicar este cálculo no Power BI com a seguinte consideração: em vez de "travar" o cálculo para o ano, gostaria de fazer isso para algum período específico através do slicer.

 

A primeira ideia seria através da SUMX, mas como esta coluna de fator é uma coluna dinâmica fiquei sem saída..

 

Segue em anexo a planilha original em excel (como no print), a planilha base (fAttribution) e o pbix.

 

image.thumb.png.c7c1dd97aaf2402d4441b2f993ce7129.png

 

 

atribuicao_exemplo.xlsx fAttribution.xlsx pbix_atribuicao.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Fala aí Pedro blza?

Consegui reproduzir o cálculo da planilha no PBI conforme arquivo anexo. Quanto ao slice tenho duvida se no intervalo que estiver selecionado o fator do primeiro mês deve ser = 1 ou devo pegar o fator do mes anterior que existe.

No mais da olhada e qualquer dúvida da um toque que consigo te ajudar.

 

 

 

pbix_atribuicao.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Geovanio Peres

 

Uau! Muito obrigado!

 

Sobre sua dúvida, eu mencionei que em janeiro o valor a ser considerado era 1 pq era o primeiro período ali no excel, mas acredito que seu modelo resolve para todos os períodos existentes! Vou debugar um pouco mais sua solução !

 

Poxa, nem tenho como agradecer.

Citar
Em 29/06/2022 em 16:16, Geovanio Peres disse:

Quanto ao slice tenho duvida se no intervalo que estiver selecionado o fator do primeiro mês deve ser = 1 ou devo pegar o fator do mes anterior que existe.

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...