Ir para conteúdo
  • 0

SomaProduto (Excel) em linguagem DAX

pedrohmfortunato
Ir para solução Solucionado por Geovanio Peres ,

Pergunta

• Membros

Pessoal,

Tenho um controle de "atribuição de performance" em Excel, no qual utilizamos a função sumproduct (somaproduto) para determinar a "soma" das atribuições em determinado período para cada linha de estratégia (Book).

Esta "soma" se dá através da SUMPRODUCT entre :

1 - Fator ou "Peso" de cada mês, calculado da seguinte forma:

Exemplo:  fator de fevereiro/22    =(SUM(C4:C16)+1)*C2  , onde:

SUM(C4:C16) é a soma da coluna do mês anterior (janeiro22)e C2 é o fator calculado do mês anterior, que para janeiro/22 é 1 (um), já que é o primeiro período considerado.

Exemplo 2: fator de março/22  =(SUM(D4:D16)+1)*D2

SUM(D4:D16) é a soma da coluna do mês anterior (fevereiro22) e D2 é o fator calculado do mês anterior, que para fevereiro22 é 1,01937017477467

2 - Atribuição Mensal de cada um dos books (estratégias).

3 - Na coluna de 2022 temos a fórmula replicada para cada uma das linhas: "=SUMPRODUCT(C4:N4;$C$2:$N$2)" e ao final temos a soma das atribuições.

Pergunto aos super feras:

Eu gostaria de replicar este cálculo no Power BI com a seguinte consideração: em vez de "travar" o cálculo para o ano, gostaria de fazer isso para algum período específico através do slicer.

A primeira ideia seria através da SUMX, mas como esta coluna de fator é uma coluna dinâmica fiquei sem saída..

Segue em anexo a planilha original em excel (como no print), a planilha base (fAttribution) e o pbix.

image.thumb.png.c7c1dd97aaf2402d4441b2f993ce7129.png

atribuicao_exemplo.xlsx fAttribution.xlsx pbix_atribuicao.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Fala aí Pedro blza?

Consegui reproduzir o cálculo da planilha no PBI conforme arquivo anexo. Quanto ao slice tenho duvida se no intervalo que estiver selecionado o fator do primeiro mês deve ser = 1 ou devo pegar o fator do mes anterior que existe.

No mais da olhada e qualquer dúvida da um toque que consigo te ajudar.

pbix_atribuicao.pbix

• Gostei 1
Link para o comentário

• 0
  • Membros

@Geovanio Peres

Uau! Muito obrigado!

Sobre sua dúvida, eu mencionei que em janeiro o valor a ser considerado era 1 pq era o primeiro período ali no excel, mas acredito que seu modelo resolve para todos os períodos existentes! Vou debugar um pouco mais sua solução !

Poxa, nem tenho como agradecer.

Em 29/06/2022 em 16:16, Geovanio Peres disse:

Quanto ao slice tenho duvida se no intervalo que estiver selecionado o fator do primeiro mês deve ser = 1 ou devo pegar o fator do mes anterior que existe.

• Gostei 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...