Ir para conteúdo
  • 0

Indicadores e Seleção


Teylor dos santos valger
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Membros

Bom dia.

Estou fazendo um modelo de dashboard igual ao de projetos disponibilizado no curso. A minha duvida ficou na parte de visual, pois quando seleciono o botão de custos e/ou trabalho os gráficos mudam corretamente, mas quando seleciono o de gantt ou a tabela, acaba puxando os dois visuais de custos e trabalho, desfazendo a seleção realizada. Entrei na area de seleção e desativei os "dados" do botão e continuou a mesma coisa. Entrei depois e ativei a "visuais selecionados" e os botões pararam de funcionar.

Gostaria da ajuda para que o meu dashboard funcione que nem a solução do professor, sem essa interferência. 

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

Foto 3.jpg

  • Obrigado(a) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Membros
  • Solução

Olá @Teylor dos santos valger!

Ter vários botões com vários indicadores em uma única página causa um problema de que um botão indicador ao ser pressionado acaba afetando um gráfico que está ligado a outro botão.

Isso acontece porque o comportamento padrão de um INDICADOR é “memorizar” os parâmetros de todos os visuais que estão na página do relatório, algo como “tirar uma foto” de onde estão os gráficos e tabelas na página, seu posicionamento, se estão ativos ou ocultos, os valores filtrados, praticamente tudo.

Esse comportamento padrão tem por efeito colateral nas situações que temos vários gráficos e vários INDICADORES gravados e só queremos que alguns respondam à ação programada e outro não.

Para evitar que, ao apertar um botão, ele altere os visuais de outros gráficos que não tem relação ao botão apertado, teremos que mexer em uma configuração no indicador, selecionando só os gráficos que serão afetados, desse jeito:

Nesta imagem, temos dois conjuntos de gráficos, na parte de cima temos os botões que vão alternar entre gráfico de Pirâmide e o gráfico de Linhas (o gráfico de Linhas está abaixo do gráfico de Pirâmide, com a sua exibição desativada).

Quando apertar o botão “Grf Linhas”, queremos que só os gráficos de Linhas e o gráfico de Pirâmide alternem, sem afetar os gráficos da parte de baixo.

Aqui, os indicadores já estão preparados e nomeados.

image.png.cf4a16cb0b797de5f6e4fe9bc9c85dd2.png

 

Agora vem o pulo do gato, para personalizar o botão para o INDICADOR entender que ele só vai afetar os dois gráficos de cima:

1. ) Selecione os dois visuais envolvidos (no caso, o gráfico de pirâmide e o gráfico de linhas) para selecionar os dois visuais, segure a tecla CONTROL [CTRL]  do teclado e clique nos visuais no menu de Seleção ao lado.

Se houverem três gráficos, selecione os três visuais ... ou seja: qualquer coisa que seja afetada quando o botão for apertado.

2. ) No menu de indicadores, acesse as configurações do INDICADOR que será conectado ao botão (neste caso, o indicador de “Piramide”.

Atenção! Não é pra clicar no indicador... se fizer isso, pode haver mudança nos gráficos selecionados na etapa 1 ... se isso ocorrer, volte e selecione de novo os visuais.

O correto aqui é mirar o mouse precisamente nos três pontinho que irá abrir um menu de opções do INDICADOR, selecione “Visuais Selecionados” e depois selecione “Atualizar”

image.png.6268bf5021eca82606821d9c36b3a278.png

 

Agora vamos fazer este processo novamente, mas agora gravar um INDICADOR para conectar ao botão de “Grf Linhas”:

1. ) Selecionar os visuais

2. ) Adicionar um indicador e acessar as opções

3. ) Selecionar “Visuais Selecionados”

4. ) Acessar novamente as opções e selecionar “Atualizar”

image.png.24c2812f695cc555ef2437cc63045674.png

Repetiremos o mesmo procedimento para os dois botões de baixo, para o gráfico de Mapa e para o gráfico de colunas empilhadas.

Feito isso, faça as conexões dos INDICADORES com os botões, selecionando o botão que queremos ativar (neste caso o botão que ativará o visual de Mapa):

1. ) Selecione o botão de Mapa

2. ) Vá no menu de configuração do visual (rolinho de tinta) e procure pelo item “Ação” e ative

3. ) “Tipo” = Indicador

4. ) Em “Indicador”, escolha na lista o indicador que criamos “Mapa”

Pronto! Agora todas as vezes que clicar nesse botão, o gráfico de mapa ficará visível e o gráfico de colunas empilhadas ficará inativo e oculto.

Faça o mesmo para todos os outros botões e depois teste todos os botões várias vezes em várias sequências, para ter certeza que estão todos funcionando adequadamente.

image.png.6ea6b6ec9f81c7367e98ded989560f59.png

 

Um erro possível que pode acontecer quando trabalhamos com indicadores é quando os botões parecem não funcionar direito, os gráficos não correspondem corretamente ao resultado esperado.

Pra corrigir isso, é simples. Basta voltar aos menus de Seleção e de Indicadores, simular o cenário correto, ativando os gráficos corretos e ocultando os que ficarão inativos e no final é só clicar nos três pontinhos de opções do indicador e selecionar “Atualizar”.

Lembre-se, não clique sobre o indicador, mire precisamente nos três pontinhos... Senão o cenário que foi “fotografado” de forma errada será ativado e você irá atualizar o cenário errado novamente.

 

É isso aí!

Espero ter ajudado.

Abç.

  • Gostei 2
  • Obrigado(a) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros
4 minutos atrás, Teylor dos santos valger disse:

Nelson, muito Obrigado. Resolvido. 

Somente um ponto de atenção, é necessário, na hora de selecionar os gráficos, selecionar também  os botões, fotos, que fazem parte , para que no final funcione corretamente os indicadores.

É isso aí @Teylor dos santos valger! Certíssimo! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...