Ir para conteúdo
  • 0

DAX para Contagem de Tipo de Cliente


Giovanni Melo
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Membros

Olá Pessoal, boa noite! Tudo bem?

Estou precisando criar um DAX onde faça a contagem de clientes dentro desses parâmetros, e que respeite o contexto de data/mês/ano que esteja filtrado.

 

A última data de compra é a última data de compra do cliente.

 

Segue parâmetros onde comecei a fórmula mas não deu certo abaixo:

Tipo de Cliente = 

VAR Data30= MAX(fVendas[DATA]) - 30

VAR Data60= MAX(fVendas[DATA])- 60

VAR Data90= MAX(fVendas[DATA]) - 90

 

VAR Result = 

IF([Última Data de Compra]<=Data90,"ClienteR4",IF([Última Data de Compra]>Data90&&[Última Data de Compra]<=Data60,"ClienteR3",IF([Última Data de Compra]>Data60&&[Última Data de Compra]<Data30,"ClienteR2",IF([Última Data de Compra]>=Data30,"ClienteR1","ERRO"))))

Return

Result

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Membros
  • Solução

Boa noite, @Giovanni Melo, tudo bem amigo?

Se me permite algumas sugestões, eu entendi que seu problema está relacionado com segmentação dinâmica e com RFV - Recência, Frequência e Valor.

Ou seja, você está tentando segmentar os seus clientes em 4 categorias: R1, R2, R3 e R4.

A melhor alternativa para isso, é criar uma tabela auxiliar para te ajudar nas medidas, assim:

image.png.45b86aa368d7aee4a4b08214fc62ac1b.png

Essas colunas LimiteMin e LimiteMax são os ranges da quantidade de dias entre a última data da compra, com a data da sua avaliação desejada.

Entendo que 2 medidas serão necessárias para a solução do seu case: 

- Contagem de clientes

- Diferença de dias entre a última compra e a data que você pretende avaliar - contexto.

A partir disso, será criado um relacionamento virtual na medida que será construída posteriormente - sendo essa, a medida final que será utilizada nos seus visuais.

Ao final, seus clientes ficarão segmentados de forma dinâmica, entre os ranges de dias do LimiteMin e LimiteMax, da tabela acima.

Enfim...sua dúvida é um pouco mais complexa.

Portanto, sugiro as aulas e Lives abaixo, para que você possa compreender melhor a solução:

Segmentação Dinâmica: Relacionamento Virtual - Curso de DAX Avançado e Hands-On (powerbiexperience.com)

Segmentação Dinâmica com Relacionamentos Virtuais - [TC] 5. Linguagem DAX (powerbiexperience.com)

[Live #27 Mestre Power BI] Análises Avançadas com DAX: Segmentação Dinâmica, Comparação Anual, etc.. - Lives sobre Linguagem DAX - Pilar 4 (powerbiexperience.com)

[Live #23 Mestre Power BI] Usando DAX para Segmentar Clientes por RFV: Recência, Frequência e Valor - Lives sobre Linguagem DAX - Pilar 4 (powerbiexperience.com)

Seguindo os vídeos acima, você chegará na solução desejada, amigo.

Espero que tenha conseguido te ajudar.

 

  • Gostei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Olá @Giovanni Melo, tuod bem contigo?
Não entendi muito bem o seu obejtivo.

Você quer saber qual a quantidade de clientes de sua base que realizou compra nos últimos 30/60/90 dias com base na data MAX da última compra do contexto?

Poderia contextualizar um pouco mais.
Se tiver um arquivo pra compartilhar seria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Olá @RodrigoSan, tudo bem?

Eu preciso realizar um visual onde me traga mês a mês a quantidade de ClienteR1, ClienteR2, ClienteR3 e ClienteR4.

vData1 = max(data) - 30

vData2 = max(data) - 60

vData3 = max(data) - 90

 

ClienteR1= última data de compra > = vData1

ClienteR2 = última data de compra > = vData2 && última data de compra < vData1

ClienteR3 = última data de compra > = vData3 && última data de compra < vData2

ClienteR4 = última data de compra < vData3

 

Onde os parâmetros seguem a última data de compra do cliente.

Ou seja,

A data máx é 28/02/2022.

Cliente X fez a última data de compra dia 11/04/2021. Este cliente é um ClienteR4.

Aí preciso da quantidade de clientes dentro de cada parâmetro desse.

Espero ter sido claro rsrs.

 

Obrigado e abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...