Ir para conteúdo
  • 0

FATURAMENTO DE 3 BASES DIFERENTES


rodrigoaccountant
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Membros

Boa tarde pessoal!

Estou quebrando a cabeça com esse faturamento, vejam se conseguem me ajudar.

Vou tentar explicar o máximo que puder.

Nesse dashbord tem 3 faturamentos, produtos, serviços e sucatas de bases diferentes.

A soma dos 3 faturamentos eu chamei de faturamento geral e criei uma medida básica somando as 3 planilhas

Medida: Faturamento Geral = [Faturamento Produto]+[Faturamento Serviço]+[Faturamento Sucatas].

Ele foi usado no gráfico  Melhores clientes e no cartão faturamento geral.

 

Os gráficos serviços, produtos e sucatas foram utilizados outras medidas, uma pra cada gráfico.

[Faturamento Produto] em produtos + vendidos

Medida: Faturamento Produto = SUMX(Produtos,Produtos[Valor])

 

[Faturamento Serviço] em serviços + vendidos

Medida: Faturamento Serviço = SUMX('Serviços','Serviços'[Valor])

 

[Faturamento Sucatas] Sucatas + vendidas

Faturamento Sucatas = SUMX(Sucata,Sucata[Valor])

 

O problema está que quando eu clico no gráfico melhores clientes os outros gráficos filtram bonitinho, porém, quando eu clico nos outros gráficos, o faturamento geral não filtra e os melhores clientes também não causando uma confusão nos faturamentos.

 

Alguém que conseguir entender e puder me ajudar ficarei muito grato.

Captura de tela 2022-06-15 172542.png

Captura de tela 2022-06-15 174032.png

Editado por rodrigoaccountant
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 2
  • Membros
  • Solução

Boa Noite, @rodrigoaccountant!

 

Pela sua descrição, o problema é de contexto.
Pense comigo, no principais clientes, você deve estar usando uma dimensão clientes que está conectada as 3 fatos (serviços, produtos e sucatas), por isso ocorre o filtro.

No entanto, quando você filtra um produto ou um serviço, você está filtrando apenas uma fato, logo, este filtro não chega as demais tabelas de fato.

Você tem que pensar a melhor forma de trabalhar, por exemplo, juntando todas as tabelas em uma única e deixando uma flag (indicação) se se refere a produto, serviço ou sucata, nesta hipótese, ao filtrar um produto, os demais seriam zerados.

Você, também, poderia verificar se existe filtro aplicado numa determinada tabela e condicionar o cálculo do faturamento geral a existência de filtro ou não.

Enfim, existem vários caminhos que você pode seguir, tudo vai depender da organização de suas consultas e dos diversos cálculos que pretende fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Prezado @rodrigoaccountant, estava vendo seu PBI, e a explicação do @Vitor Peralva está correta, já cometi o mesmo erro de separar as tabelas fatos para depois somar, hoje não trabalho mais dessa forma, faço uma merge via Power Query destas 3 tabelas, após crio as dimensões e em seguida valido os relacionamentos, para depois desenvolver as medidas, vai precisar fazer isso no seu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...