Ir para conteúdo
  • 0

FATURAMENTO DE 3 BASES DIFERENTES


rodrigoaccountant
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal!

Estou quebrando a cabeça com esse faturamento, vejam se conseguem me ajudar.

Vou tentar explicar o máximo que puder.

Nesse dashbord tem 3 faturamentos, produtos, serviços e sucatas de bases diferentes.

A soma dos 3 faturamentos eu chamei de faturamento geral e criei uma medida básica somando as 3 planilhas

Medida: Faturamento Geral = [Faturamento Produto]+[Faturamento Serviço]+[Faturamento Sucatas].

Ele foi usado no gráfico  Melhores clientes e no cartão faturamento geral.

 

Os gráficos serviços, produtos e sucatas foram utilizados outras medidas, uma pra cada gráfico.

[Faturamento Produto] em produtos + vendidos

Medida: Faturamento Produto = SUMX(Produtos,Produtos[Valor])

 

[Faturamento Serviço] em serviços + vendidos

Medida: Faturamento Serviço = SUMX('Serviços','Serviços'[Valor])

 

[Faturamento Sucatas] Sucatas + vendidas

Faturamento Sucatas = SUMX(Sucata,Sucata[Valor])

 

O problema está que quando eu clico no gráfico melhores clientes os outros gráficos filtram bonitinho, porém, quando eu clico nos outros gráficos, o faturamento geral não filtra e os melhores clientes também não causando uma confusão nos faturamentos.

 

Alguém que conseguir entender e puder me ajudar ficarei muito grato.

Captura de tela 2022-06-15 172542.png

Captura de tela 2022-06-15 174032.png

Editado por rodrigoaccountant
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 2
  • Alunos
  • Solução

Boa Noite, @rodrigoaccountant!

 

Pela sua descrição, o problema é de contexto.
Pense comigo, no principais clientes, você deve estar usando uma dimensão clientes que está conectada as 3 fatos (serviços, produtos e sucatas), por isso ocorre o filtro.

No entanto, quando você filtra um produto ou um serviço, você está filtrando apenas uma fato, logo, este filtro não chega as demais tabelas de fato.

Você tem que pensar a melhor forma de trabalhar, por exemplo, juntando todas as tabelas em uma única e deixando uma flag (indicação) se se refere a produto, serviço ou sucata, nesta hipótese, ao filtrar um produto, os demais seriam zerados.

Você, também, poderia verificar se existe filtro aplicado numa determinada tabela e condicionar o cálculo do faturamento geral a existência de filtro ou não.

Enfim, existem vários caminhos que você pode seguir, tudo vai depender da organização de suas consultas e dos diversos cálculos que pretende fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Prezado @rodrigoaccountant, estava vendo seu PBI, e a explicação do @Vitor Peralva está correta, já cometi o mesmo erro de separar as tabelas fatos para depois somar, hoje não trabalho mais dessa forma, faço uma merge via Power Query destas 3 tabelas, após crio as dimensões e em seguida valido os relacionamentos, para depois desenvolver as medidas, vai precisar fazer isso no seu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...