Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento entre duas tabelas fato.


joelmpd
Ir para solução Solucionado por joelmpd ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, bom dia.

Estou precisando de certa ajudinha de vocês em relação há uma demanda que me foi solicita pelo meu gerente, onde eu já tenho mais de 15 dias quebrando a minha cabeça para encontrar a solução. Mais até agora não conseguir chegar no meu objetivo. Sendo assim, decidir recolher ao grupo.

Estou com 02 arquivos de dados que são extraídos de um de nossos sistemas referente a quilometragem dos nossos veículos e uma outra que vem com os dados de abastecimento. O meu problema é que eu não estou conseguir fazer uma relação entre essas duas tabelas fato Km x fato Abastecimentos para criar alguns indicadores como:

Total abastecimento, total de litros, total Km rodado, custo por Km/Litro, custo R$/Litro, custo R$/Km, média do valor etanol, gasolina e diesel por filial, modelo e família, variação do valor do etanol, gasolina e diesel  por filial, modelo e família. Pois, não estou conseguindo realizar o relacionamento entre essas duas tabelas fato. (Km e Abastecimento).

Ficarei muito grato se alguém puder me ajudar de qualquer maneira. Segue anexos os 02 arquivos.

Obs 01: Eu já conseguir fazer e/ou criar os indicadores. Porém não estou conseguindo é executar esses 02 relacionamentos entre essas das tabelas fato.

Obs 02: A tabela de Km possui várias informações, inclusive a informação de abastecimento também. Porém nessa tabela eu necessito apenas das informações de km por mês.

Abastecimento_2022.xlsx Km_Veículos_2022.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 10/06/2022 em 11:56, weverton disse:

Olá @joelmpd tudo joia? pelo que analisei da amostra que disponibilizou, vc tem a dimensão de veículo que pode ser usada. a principal questão a se analisar é a granularidade das duas informações das duas fatos que deseja, vi que na planilha de abastecimento, possui, muitas outras dimensões . te aconselharia criar um modelo de busmatrix isso vai clarear bastante na modelagem em relação as dimensões e fatos que precisaria, relacionar duas fatos, é extremante contra indicado. o que poderia ser feito é um merge entre as duas tabelas com um id único como a placa. porém se os dois assuntos forem muito diferentes, vc terá uma tabelão não muito adequado. 

exemplo busmatrix:
image.png.cd055fa658f97a066b37abda917c6fb8.png

 

indicaria criar a dimensão de veículo, relaciona-la com as duas fatos. pela placa. como em uma vocês precisa só do abastecimentos. e a outra possui muitas outras informações, acredito ser o melhor caminho, ,mais não tenho total certeza do que precisa ainda. um exemplo do pbix seria o ideal com o que tem até agora.

Na importação dessa tabela de km, vc pode deixar só a placa e gerar a dimensão de veiculo. como vai precisar da dimensão de tempo, pivotar ela será mais facil para trabalhar com linhas. 

após essa criar essa dimensão de veiculo, vc pode importar a segunda planilha, com as demais informações que precisa. na fato. e se precisar criar as novas dimensões 


image.thumb.png.670be4d5314474432b803eeea7e3d7e5.png

Na sua segunda planilha vc tem as informações para usar a mesma dimensão, ai volto na questão de qual métrica vai ser avaliada por qual granularidade, pois será importante pois dependendo do que vem no valor da métrica, ao fazer o merge, pode ter que fazer algum rateio proporcional.

image.thumb.png.addc8dfa5b2140471d925e7fde41c6bf.png

 

Espero que possa ter ajudado, em caso positivo, peço que marque este resposta como solucionada por gentileza. Obrigado ! 
Weverton Todeschini | LinkedIn

Olá @weverton, bom dia.

Desculpa a demora na resposta, mais estava participando de alguns treinamentos e também algumas reuniões. Mais, quero lhe agradecer pele empenho em me ajudar na resolução do meu problema. Ainda não testei a sua teoria. Mais até então pelo que pude entender. Já vai me dar um novo norte. Desde já, quero deixar registrado aqui os meus agradecimentos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Bom dia @joelmpd

Não entendi muito bem, mas vamos ver se consigo de dar um norte. Há duas fatos que vc quer de alguma forma juntar as informações certo? Tenho algo parecido aqui que eu peguei uma tabela e mesclei com outra. Vi seus arquivos em Excel tem essa possibilidade pela a placa do veículo. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @joelmpd tudo joia? pelo que analisei da amostra que disponibilizou, vc tem a dimensão de veículo que pode ser usada. a principal questão a se analisar é a granularidade das duas informações das duas fatos que deseja, vi que na planilha de abastecimento, possui, muitas outras dimensões . te aconselharia criar um modelo de busmatrix isso vai clarear bastante na modelagem em relação as dimensões e fatos que precisaria, relacionar duas fatos, é extremante contra indicado. o que poderia ser feito é um merge entre as duas tabelas com um id único como a placa. porém se os dois assuntos forem muito diferentes, vc terá uma tabelão não muito adequado. 

exemplo busmatrix:
image.png.cd055fa658f97a066b37abda917c6fb8.png

 

indicaria criar a dimensão de veículo, relaciona-la com as duas fatos. pela placa. como em uma vocês precisa só do abastecimentos. e a outra possui muitas outras informações, acredito ser o melhor caminho, ,mais não tenho total certeza do que precisa ainda. um exemplo do pbix seria o ideal com o que tem até agora.

Na importação dessa tabela de km, vc pode deixar só a placa e gerar a dimensão de veiculo. como vai precisar da dimensão de tempo, pivotar ela será mais facil para trabalhar com linhas. 

após essa criar essa dimensão de veiculo, vc pode importar a segunda planilha, com as demais informações que precisa. na fato. e se precisar criar as novas dimensões 


image.thumb.png.670be4d5314474432b803eeea7e3d7e5.png

Na sua segunda planilha vc tem as informações para usar a mesma dimensão, ai volto na questão de qual métrica vai ser avaliada por qual granularidade, pois será importante pois dependendo do que vem no valor da métrica, ao fazer o merge, pode ter que fazer algum rateio proporcional.

image.thumb.png.addc8dfa5b2140471d925e7fde41c6bf.png

 

Espero que possa ter ajudado, em caso positivo, peço que marque este resposta como solucionada por gentileza. Obrigado ! 
Weverton Todeschini | LinkedIn

Editado por weverton
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 10/06/2022 em 11:21, Tiago Craici disse:

Bom dia @joelmpd

Não entendi muito bem, mas vamos ver se consigo de dar um norte. Há duas fatos que vc quer de alguma forma juntar as informações certo? Tenho algo parecido aqui que eu peguei uma tabela e mesclei com outra. Vi seus arquivos em Excel tem essa possibilidade pela a placa do veículo. 

Olá @Tiago Craici, bom dia.

 

Muito obrigado pelo feedback. Estarei dando sequência. Mais desde já, quero deixar aqui registrado o meu muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, joelmpd disse:

Olá @weverton, bom dia.

Desculpa a demora na resposta, mais estava participando de alguns treinamentos e também algumas reuniões. Mais, quero lhe agradecer pele empenho em me ajudar na resolução do meu problema. Ainda não testei a sua teoria. Mais até então pelo que pude entender. Já vai me dar um novo norte. Desde já, quero deixar registrado aqui os meus agradecimentos!!!

 

tudo joia sem problemas! caso tenha ajudado e algo, e puder marcar essa resposta como solucionada para não ficar aberto no fórum, agradeço ! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...