Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo de média de preços considerando números de semanas diferentes nos meses


Rejane Santana

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, boa noite!

Eu preciso calcular o preço médio mensal de um produto com base no número de semanas do mês, mas o numero de semanas dos meses é contado de acordo com o dia da semana em que termina o mês, pois devo levar em consideração o dia de divulgação do preço a ser praticado na semana posterior. Então tem mês que terá 4 semanas e mês que terá 5 semanas, não estou conseguindo montar essa fórmula no Dax.

Vou explicar melhor o problema. A Esalq divulga toda sexta-feira o preço que deve ser praticado na semana seguinte (venda de etanol), então supondo que o mês de Abril termine em uma sexta, sábado, domingo, segunda ou terça, o preço desta semana não entra para o calculo da média do mês de Abril, entraria no cálculo da média de preço de Maio. Anexei o arquivo pra facilitar o entendimento do problema.

CEPEA_Hidratado.xlsx

Alguém já passou por essa situação que possa me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Oi Bruno, é que é complicadinho mesmo. Assim, hoje fazemos com o calendário na mão. Como os preços praticados são informados na sexta para vigorar na semana seguinte, então se a semana seguinte já for outro mês, esse valor não contabiliza para o mês que está terminando e sim para o que está iniciando.

por exemplo, dia 22/04 (sexta-feira) é publicado o preço que será praticado na semana seguinte, de 25/04 a 29/04, esse valor do dia 22/04 será contabilizado na média do mês de Abril. Mas no dia 29/04 (última sexta-feira útil de abril) é publicado o preço a ser praticado de 02/05 a 06/05. Então o preço publicado no dia 29/04 não é contabilizado para a média do mês de Abril, porque ele será praticado em Maio, então, essa ultima semana de abril não deve entrar no calculo da media de preço do mês de Abril e sim, no do mês de maio.

Agora observe o mês de Março, o ultimo dia de publicação de preço no mês é 25/03, que vai vigorar de 28/03 a 01/4, é uma semana que temos dois meses, porém o numero dias maior é de março então esse valor é contabilizado para março, pois o valor para iniciar o mês de abril será publicado dia 01/04, para vigorar de 04 a 08/04.

Não sei se consegui ser mais clara ou se te confundi mais...rs

Mas, desde já, obrigada pelo interesse e ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ok, então a regra é:

1) verificar qual a última sexta do mês.

2) Projetar a semana seguinte (iniciando na segunda e terminando na sexta)

3) Verificar se na projeção da semana seguinte da última sexta, se a maioria dos dias está no mês corrente ou no próximo mês. Se a maioria dos dias estiver contido no mês corrente, contabiliza no mês corrente, caso contrário contabiliza no mês seguinte.

É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...