Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo de média de preços considerando números de semanas diferentes nos meses


Rejane Santana

Pergunta

  • Membros

Pessoal, boa noite!

Eu preciso calcular o preço médio mensal de um produto com base no número de semanas do mês, mas o numero de semanas dos meses é contado de acordo com o dia da semana em que termina o mês, pois devo levar em consideração o dia de divulgação do preço a ser praticado na semana posterior. Então tem mês que terá 4 semanas e mês que terá 5 semanas, não estou conseguindo montar essa fórmula no Dax.

Vou explicar melhor o problema. A Esalq divulga toda sexta-feira o preço que deve ser praticado na semana seguinte (venda de etanol), então supondo que o mês de Abril termine em uma sexta, sábado, domingo, segunda ou terça, o preço desta semana não entra para o calculo da média do mês de Abril, entraria no cálculo da média de preço de Maio. Anexei o arquivo pra facilitar o entendimento do problema.

CEPEA_Hidratado.xlsx

Alguém já passou por essa situação que possa me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Membros

Oi Bruno, é que é complicadinho mesmo. Assim, hoje fazemos com o calendário na mão. Como os preços praticados são informados na sexta para vigorar na semana seguinte, então se a semana seguinte já for outro mês, esse valor não contabiliza para o mês que está terminando e sim para o que está iniciando.

por exemplo, dia 22/04 (sexta-feira) é publicado o preço que será praticado na semana seguinte, de 25/04 a 29/04, esse valor do dia 22/04 será contabilizado na média do mês de Abril. Mas no dia 29/04 (última sexta-feira útil de abril) é publicado o preço a ser praticado de 02/05 a 06/05. Então o preço publicado no dia 29/04 não é contabilizado para a média do mês de Abril, porque ele será praticado em Maio, então, essa ultima semana de abril não deve entrar no calculo da media de preço do mês de Abril e sim, no do mês de maio.

Agora observe o mês de Março, o ultimo dia de publicação de preço no mês é 25/03, que vai vigorar de 28/03 a 01/4, é uma semana que temos dois meses, porém o numero dias maior é de março então esse valor é contabilizado para março, pois o valor para iniciar o mês de abril será publicado dia 01/04, para vigorar de 04 a 08/04.

Não sei se consegui ser mais clara ou se te confundi mais...rs

Mas, desde já, obrigada pelo interesse e ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Ok, então a regra é:

1) verificar qual a última sexta do mês.

2) Projetar a semana seguinte (iniciando na segunda e terminando na sexta)

3) Verificar se na projeção da semana seguinte da última sexta, se a maioria dos dias está no mês corrente ou no próximo mês. Se a maioria dos dias estiver contido no mês corrente, contabiliza no mês corrente, caso contrário contabiliza no mês seguinte.

É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...