Ir para conteúdo
  • 0

Filtrar de acordo com uma medida


Gonzalo Malpartida
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Ola pessoal,

 

Por favor tenho varias tabelas que estou fazendo um processo de limpeza. Todas essas tabelas têm informações desorganizadas que devo colocar em uma única tabela. Exemplo Número SIGO (chave) e Número de Série que tenho na tabela 1, Número SIGO, Número de Série e Número da Peça, tenho na tabela 2. Na Tabela 3 tenho Número SIGO, Número de Série, Número do SISPRO. Na tabela 4 eu tenho o número JDE, o número do Sispro, o número de série.

Aqui está o problema, apenas as tabelas 1 e 2 têm uma coluna chave (KEY) que é única e não há espaços em branco, que é a coluna Número SIGO, as outras colunas ou números podem ser repetidos, ou podem ser herrados. Portanto, devo limpar todos eles em uma única tabela, usando como refencia todas las tabelas para ter uma única tabela, com os números corretos, limpando os números. Enquanto faço isso manualmente, estou com as 4 tabelas abertas e procuro o número SIGO na primeira tabela, daí pego o número de série (embora possa estar herrada), depois procuro na segunda tabela com aquele SIGO ou com esse número de série o valor do número da peça (também pode estar herrado)
Na tabela 3, procuro o número do SISPRO e o número do JDE, (também podem ser calçados ou duplicados). No quarto, verifico se o número de série corresponde ao número JDE, etc.

Não vejo uma forma de relacioná-los mais do que as tabelas 1 e 2, as demais têm uma relação de muitos para muitos.

No geral acho que devo fazer manual, mas quero me ajudar colocando todas as tabelas no Power bi e começar a pesquisar com isso.

Exemplo: Eu coloco o número SIGO no Slicer, eu filtro na primeira tabela, o número SIGO e o número SISPRO, eu salvo isso como uma medida, com selectedvalue.

Portanto, tenho duas medidas, um número de chamada do SIGO e outro número de série.

Quero que as outras tabelas sejam filtradas por uma dessas medidas, quero usar essas medidas para pesquisar nas outras tabelas, e por exemplo se em outra eu encontrar o número JDE, ainda uso isso para pesquisar em outra tabela.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

@Gonzalo Malpartida boa noite!

Você consegue enviar o print da tela de relacionamento entre as tabelas para entendermos melhor como está a sua modelagem?

Sobre a parte do ETL que está fazendo, não vejo problemas fazer dessa maneira. 
Isso é feito frequentemente, pegar outros campos para relacionar tabelas.

O ideal seria você criar chaves compostas que filtrassem todas as tabelas ao mesmo tempo, sem precisar usar as medidas.
Mas caso não seja possível, você pode utilizar a  Função TREATAS - DAX | Microsoft Docs, que faz um relacionamento virtual dentro da medida para ter o resultado esperado.

A live 30 o mestre mostra como trabalhar com essa função:
Hotmart Club - [Live #30 Mestre Power BI] DAX: Como usar as funções CALCULATETABLE, INTERSECT, EXCEPT, TREATAS, IN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...