Ir para conteúdo
  • 0

Comparativo Dados Mês Anterior x Mês atual


Geraldo Cezar Duarte Fonse
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Tudo bem pessoal,
Preciso de ajuda no seguinte quesito;
Conforme consta no PBIX em anexo, tenho uma Matriz com meus 11 Municípios, sendo 01 coluna com o total de datos ocorridos no ano, entre 01/01/2022 e a data atual do ano.
01 coluna de mês anterior - Aqui a idéia é que seja mostrado os dados total do mês anterior ao mês atual,
01 Coluna de mês atual - Aqui deve ser mostrado os dados do mês atual, sempre do primeiro dia do mês atual ao (hoje).
E a variação entre os meses.

Preciso que ao selecionar o mês na tabela de meses os dados serão mostrado conforme idéia acima.

Desde já agradeço.

BI 26.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa noite, @Geraldo Cezar Duarte Fonse.

Encontrei os erros.

Como te falei, foi preciso rever todo o modelo de dados.

Encontrei relacionamentos biderecional entre as tabelas, o que estava afetando os cálculos - mesmo não sendo entre as tabelas envolvidas no visual.

image.png.f823f0763aa35780a3dd8db490f33012.png

Outro detalhe é que na tabela fresolutividade, existe um lançamento onde o município Santa Barbara está com acento - fazendo constar como se fosse outro município:

image.png.538ac09cae9c297af9aa9c538c831100.png

Isso faz com que aparece aquela linha em branco - mesmo não sendo a tabela que está no visual.

Quando você ajustar esses pontos no seu modelo será resolvido, veja:

image.thumb.png.dfbebb25fc726e4ae592639eb2b82d71.png

Acho que agora encontramos a solução para as suas dúvidas.

Sucesso aí, amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Boa noite, @Geraldo Cezar Duarte Fonse, tudo bem amigo?

Fiz algumas medidas no seu modelo, para chegar no resultado abaixo:

image.thumb.png.0ca3e424233eeb9849f01443b23d60e3.png

Vi que você estava usando visual customizado para segmentação de dados...mas eu prefiro o tradicional mesmo...rsrsrrsrs...e inclusive recomendo...rsrsrs

Fiz 5 medidas simples para você analisar com calma posteriormente.

Percebi que as suas medidas estavam bem mais complexas para chegar no mesmo resultado. E devem ter dado muito trabalho para serem criadas...rsrsrs

Obs.:

1. Deixei o segmentador de dados como seleção única, pois acredito que faça mais sentido para sua análise.

2. A medida de Total Ano Fixo, irá manter o total do ano independente do filtro, ok? Veja que está com o ALL.

3. Criei uma medida dinâmica do mês atual que irá fazer o comparativo da variação de acordo com o mês selecionado no segmentador.

4. Inclui também outra medida do mês atual de forma fixa - para que você possa visualizar o mês atual independente da seleção do mês no segmentador - talvez faça algum sentido deixar essa informação no visual.

5 . Em anexo o PBIX.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí, amigo.

 

 

744864314_BI26.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rodrigo R1 Boa tarde;
Ficou muito bom.
Só que está acontecendo algo estranho quando passo os dados para o BI original.
Vou te mandar uma foto de como fica.
Aparece uma linha a mais sem município e com valores 0.
E a coluna variação meses aparece a maioria dos valores zerado.

2022-06-03 13_35_58-Window.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 minutos atrás, Geraldo Cezar Duarte Fonse disse:

@Rodrigo R1 Boa noite,
Vc chegou a mexer em alguma outra coisa fora as medidas dax?
Está dando uma zebra rsrs

Não amigo. Somente fiz as medidas mesmo...rsrsrs...

Só não vou conseguir te ajudar agora. Estou no celular. 

Mas assim que der eu te respondo. 

Coloca suas dúvidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rodrigo R1
A sim, 
Quando passo as medidas para o PBIX original, está dando alguns erros conforme a foto em anexo.
Marquei em amarelo os locais que aparece os erros: Linha com valores 0, Mês anterior dinâmico R1 e Mês atual dinâmico R1 estão com 0 e Variação Meses só me trás o Total.

Foto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 03/06/2022 em 19:46, Geraldo Cezar Duarte Fonse disse:

@Rodrigo R1
A sim, 
Quando passo as medidas para o PBIX original, está dando alguns erros conforme a foto em anexo.
Marquei em amarelo os locais que aparece os erros: Linha com valores 0, Mês anterior dinâmico R1 e Mês atual dinâmico R1 estão com 0 e Variação Meses só me trás o Total.

Foto.jpg

Boa tarde, @Geraldo Cezar Duarte Fonse.

Estou analisando as telas que você enviou, e percebi divergências entre as duas tabelas.

Na de cima temos 11 cidades e na debaixo, apenas 9.

Quando aparece uma linha em branco - pode significar que as tabelas dimensão não tem os mesmos dados na tabela fato.

Teria que fazer essa verificação se todos os munícipio que aparecem na fato, estão registrados na dimensão.

Na coluna de variação, provavelmente não está aparecendo valores em algumas linhas, porque os meses em que é feito esse comparativo estão zerados. Esse é o comportamento esperado.

Quanto aos valores zerados, teria que verificar no modelo de dados, tentar fazer filtros pra encontrar os valores, enfim....é conferência dos dados. E para isso, apenas com o PBIX.

Outra coisa foi que você disse sobre um BI original. Nesse caso, é importante que os 2 PBIX tenha a mesma estrutura de dados, colunas e relacionamentos, para que as medidas sejam reutilizadas, sem que haja necessidade de algum ajuste.

Abri novamente o arquivo que eu te enviei e conferi as medidas. Estão todas funcionando e respeitando os filtros selecionados.

Enfim....o que precisa ser feito são essas conferências que mencionei e revisar as medidas no seu modelo original, ou seja, rotinas que nós realizamos constantemente nos PBIXs....rsrsrsrs.

Espero que tenha ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rodrigo R1 boa noite;

O Total são 11 municípios conforme a tabela dMunicípios. Na de baixo tem apenas 9 por causa do mês selecionado, dai vai variar a quantidade de Municípios de acordo com os que contem dados naquele período. Normalmente coloco +0 na medida DAX para que o mês que não houver dados ficar com 0.

Neste caso (Quando aparece uma linha em branco - pode significar que as tabelas dimensão não tem os mesmos dados na tabela fato.) está ok não tem erro.

Dei uma ajeitada no PBIX para que possa entender, vai estar bem próximo do original.

Dai dá para ver o que pode estar gerando este problema, tem todos os relacionamentos neste.

Desde já agradeço.

BI 26.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...