Ir para conteúdo
  • 0

Clientes recorrentes.


Raphael Hamdan
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Olá Pessoal, bom dia!
 Pessoal tenho que criar uma regra de negócio levando em conta clientes que estavam no mês anterior, e também estão no mês atual. Ao criar essas duas medidas, tenho comportamentos diferentes e isso preocupa enquanto ao número final.

 

A primeiro medida é essa:

image.png.ba9c34b48395e8ec82f42b5cd9aaa971.png

 

A segunda é essa:

image.thumb.png.2663bfc1220649a467a54b3b299e22d7.png


Vale uma observação que para a minha regra a segunda medida é mais performática e eu conseguiria aplicar para uma outra regra posteriormente - Clientes que estavam no mês anterior e que não estão no mês atual.

 

Esse seria o comportamento que tenho ao colocar as duas medidas na tabela para visualização:

 

image.png.294cf9508c49cf0eb1568ee810ca7692.png

 

Muito obrigado, turma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 03/06/2022 em 15:18, Raphael Hamdan disse:

Que ajuda, Rodrigo! Muito obrigado a todos pela atenção... Realmente o ponto que faltava era considerar a base de clientes atuais, no mesmo contexto que os clientes do mês passado!

 

Muito obrigado, abraços a todos.

@Raphael Hamdan, boa noite amigo. Tudo bem?

Que bom que com minha orientação conseguimos encontrar a solução mais indicada para o seu case. 

Poderia marcar a minha resposta como melhor solução, por gentileza?

Isso contribui para que os demais usuários da comunidade encontrem a melhor solução, caso tenham passado pelo mesmo problema, além de ser uma premissa do fórum.

Obrigado, amigo. Sucesso aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

O ideal seria verificar o seu modelo de dados no pbix, pois tem medida que vc usa a tabela IDCliente  e outra que vc só usa a FBaseCerta. É necessário ver com calma seu modelo para entender qual medida traz o resultado que vc deseja. O ideal seria você anexar um exemplo pequeno para facilitar a análise pelos usuários do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Bruno, Perfeito! Na verdade a tabela ID Clientes é apenas utilizada para criar uma lista única dos IDs dos clientes vindos da tabela FBaseCerta. A medida usada no primeiro print foi uma contagem de linhas dos clientes no tabela BaseCerta onde especifico a descrição <> "Ok" - Mesmo formato que coloco na segunda medida porém, especificando a coluna Bloqueio_1 dentro da CalculateTable.

Com isso, você acredita ser necessário colocar ainda o modelo ou é possível tratar visualmente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

O ideal seria verificar o seu modelo de dados no pbix, pois tem medida que vc usa a tabela IDCliente  e outra que vc só usa a FBaseCerta. É necessário ver com calma seu modelo para entender qual medida traz o resultado que vc deseja. O ideal seria você anexar um exemplo pequeno para facilitar a análise pelos usuários do fórum.

Oi Bruno, segue o modelo de Exemplo... Muito obrigado desde já!

Exemplo_Teste_Recorrentes.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite, @Raphael Hamdan, tudo bem amigo?

Se me permite uma sugestão, acredito que a comparação correta entre os períodos analisados devemos acrescentar a mesma condição na tabela de clientes atuais, conforme tela abaixo:

 

image.thumb.png.ebe75681e5fd8fdb92c5f68f9f0a93e1.png

Assim, eu acrescentei o mesmo filtro da variável VClientesPM, usando uma Calculatetable na variável ClientesAtuais - até para o comparativo ficar equivalente.

Entendo que a medida correta a se utilizar é a segunda versão que você criou, apenas acrescentando esse ajuste que eu citei. Obs.: claro que isso vai depender dos requisitos que você quer analisar em seu case - até porque as 3 versões tem interpretações diferentes para cada uma delas.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí, amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite, @Raphael Hamdan, tudo bem amigo?

Se me permite uma sugestão, acredito que a comparação correta entre os períodos analisados devemos acrescentar a mesma condição na tabela de clientes atuais, conforme tela abaixo:

 

image.thumb.png.ebe75681e5fd8fdb92c5f68f9f0a93e1.png

Assim, eu acrescentei o mesmo filtro da variável VClientesPM, usando uma Calculatetable na variável ClientesAtuais - até para o comparativo ficar equivalente.

Entendo que a medida correta a se utilizar é a segunda versão que você criou, apenas acrescentando esse ajuste que eu citei. Obs.: claro que isso vai depender dos requisitos que você quer analisar em seu case - até porque as 3 versões tem interpretações diferentes para cada uma delas.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí, amigo.

 

Que ajuda, Rodrigo! Muito obrigado a todos pela atenção... Realmente o ponto que faltava era considerar a base de clientes atuais, no mesmo contexto que os clientes do mês passado!

 

Muito obrigado, abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Raphael Hamdan disse:

Que ajuda, Rodrigo! Muito obrigado a todos pela atenção... Realmente o ponto que faltava era considerar a base de clientes atuais, no mesmo contexto que os clientes do mês passado!

 

Muito obrigado, abraços a todos.

Obrigado pelos créditos, @Raphael Hamdan. Que bom que você encontrou a solução.

Sucesso, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...