Ir para conteúdo
  • 0

DRE


Maria Clara Franco
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Ola Pessoal,

 

Eu estou tentando montar um painel de DRE de acordo com os videos que assiti e nao estou conseguindo.

Quando vou fazer o drill down não consigo colocar o nivel 2 de forma que ele apareca na listagem na ordem correta e com os valores corretos.

O nivel 1 está saindo com os valores errados tb.

Eu recebi apenas o DRE da contabilidade e estava montando  a mascara e plano de contas para fazer o exercicio.

Em anexo segue a base de dados exemplo. E a foto de como esta saindo no pbix

Grata

image.png.cc8887825923758d68fb2ed521dcdffa.png

esboço.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 02/06/2022 em 11:01, Maria Clara Franco disse:

Ola

Venho tentando as solucoes apresentadas.... e consegui fazer o drill down como voces odem ver pela tela abaixo e arqueivo anexado, mas surgiram outros complicadores....

image.thumb.png.a9b1cb73a83d0a8af57e3a3f8ad8ac77.png

Onde esta a seta... surgiu esse valor que me deixou perdida porque ele nao consta na DRE, e onde esta os 'X' em vermelho, nao aparecem Gross Margin, Expenses, etc.

Eu gostaria que a a apresenta;áo da matriz ficasse como a DRE em excel. Alguem poderia me ajudar nesse suporte?

 

DREdados.xlsx 40 kB · 2 downloads

teste.pbix 90 kB · 3 downloads

Olá @Maria Clara Franco!

Demorou mas consegui finalizar a super MEDIDA ... foi uma bela experiência mental pra criar uma MEDIDA com tantas variáveis ...

Espero que te ajude de alguma forma, segue o anexo.

image.thumb.png.6049c583ddf3c97e62797ecbde3731ee.png

Abç.

DRE Maria Clara-Sugestao Solucao Nelson2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Maria Clara Franco disse:

Ola Pessoal,

 

Eu estou tentando montar um painel de DRE de acordo com os videos que assiti e nao estou conseguindo.

Quando vou fazer o drill down não consigo colocar o nivel 2 de forma que ele apareca na listagem na ordem correta e com os valores corretos.

O nivel 1 está saindo com os valores errados tb.

Eu recebi apenas o DRE da contabilidade e estava montando  a mascara e plano de contas para fazer o exercicio.

Em anexo segue a base de dados exemplo. E a foto de como esta saindo no pbix

Grata

image.png.cc8887825923758d68fb2ed521dcdffa.png

esboço.xlsx 19 kB · 0 downloads

Olá @Maria Clara Franco!

Pode postar a MEDIDA usada para o cálculo da DRE ?

É uma MEDIDA meio complicada e estou com preguiça de fazer ela do zero .... rsrsrs ...me ajude a te ajudar ...

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
34 minutos atrás, Maria Clara Franco disse:

para o Realizado usei 

Realizado = Sum(Analitico[valor])

para o subtotais

Subtotal =  
VAR OrdenContexto = MAX(dPlanodeContas[Ordem])

RETURN 

CALCULATE [Realizado]

FILTER (ALL(sPlanodeContas), dPlanodeContas[Ordem] <=OrdenContexto)

 

Ixi, você não tem MEDIDA tipo IF ou SWITCH para trazer valores de nivel 1 e 2 ?

Precisa de uma MEDIDA bastante complexa para isso. Vou tentar fazer algo aqui e passo mais tarde.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
44 minutos atrás, Maria Clara Franco disse:

Eu estou aqui tentando quebrar a cabeça mas sem entender pq o valor aparece quando coloco o subtotal. Estou ainda sem conseguir criar os niveis para fazer driw down.

image.png.aaf494d6b404169a9ddab285b2c0d338.png

Boa Tarde!

Anexei um pbi e um modelo de excel que referencia o seu para ver alguns erros como por exemplo na primeira tabela vc tem os grupos e subgrupos com valores basta para o power bi você levar  os subgrupos pertencentes , vc ainda tem um outro problema expenses é a soma de dois grupos que ja estão na mascara do DRE para colocar expenses de forma correta vc teria que trabalhar com mais uma camada de código , seu modelo deve ser mexido no M para retirar algumas colunas com a de total e transformar colunas em linhas tbm para ficar como um banco de dados . 

Forum DRE.pbix esboco1.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Maria Clara Franco!

 

Bem, consegui fazer a MEDIDA para a sua DRE, tem mais de uma forma de criar essa MEDIDA, mas a lógica básica é sempre a mesma, portanto pode ser que a sua MEDIDA ou a forma que você aprendeu pode ser um pouco diferente.

 

Outra coisa: Os seus dados enviados na planilha parecem um pouco bagunçados, os códigos contábeis tem alguns problemas que arrumei, por exemplo não tinha um grupo 3 na tabela de fatos, mas consertei pois acho que foi erro de digitação na hora de criar uma tabela fictícia.

image.png.03a3f1e8ff28964ef5930e9cfae2ca6a.png

 

Também os valores totais e subtotais parecem não bater, deve ser porque os valores foram trocados por valores fictícios, portanto não me apeguei aos valores, mas ao conceito da DRE.

image.thumb.png.32aab0acb7e317e009ae7042c3115029.png

 

Na tabela fato, tive que limpar os subtotais, pois na tabela fato só podem haver valores de lançamentos. Os totais e subtotais serão calculados pelas MEDIDAS e pelo Plano de Contas:

image.thumb.png.8bf3a0c6cc29cc4c2129922133cb6e5a.png

Limpei manualmente mesmo, mas é possível fazer isso com Power Query dinamicamente.

 

Finalmente, na tabela de Plano de Contas (Planilha3) estava faltando um código que fizesse ligação com a Tabela de Máscara (Mask), então digitei manualmente na própria planilha, mas é possível fazer isso com Power Query de forma dinâmica.

image.png.0051c3b18c9234baace5fa07aabf32f4.png

 

Veja como ficou:

image.thumb.png.58b477633b0f1f448a9ff5d6d9540ade.png

 

Segue o arquivo PBIX em anexo e também a Planilha Excel com as alterações que fiz para poder aplicar a DRE.

É isso aí ! Espero ter ajudado.

 

esboço 2.xlsx DRE Maria Clara-Sugestao Solucao Nelson.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ola

Venho tentando as solucoes apresentadas.... e consegui fazer o drill down como voces odem ver pela tela abaixo e arqueivo anexado, mas surgiram outros complicadores....

image.thumb.png.a9b1cb73a83d0a8af57e3a3f8ad8ac77.png

Onde esta a seta... surgiu esse valor que me deixou perdida porque ele nao consta na DRE, e onde esta os 'X' em vermelho, nao aparecem Gross Margin, Expenses, etc.

Eu gostaria que a a apresenta;áo da matriz ficasse como a DRE em excel. Alguem poderia me ajudar nesse suporte?

 

DREdados.xlsx

teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Maria Clara Franco!

Vamos por partes porque o caso é meio complicado ... rsrs.

Vamos a parte mais fácil de entender: Porque aparece aquele valor sem nomenclatura no topo da DRE ?

Resposta : Porque tem valores na tabela fato que não tem correspondência na Máscara DRE, veja :

Se colocarmos em uma tabela simple no Power BI duas colunas : ID Conta (da tabela fato) e ao lado colocarmos a ID Conta (da tabela Máscara DRE), vamos perceber que os códigos 201, 202, 203 ... até 213 não tem correspondente na Mascara DRE.

A explicação é que no excel de origem, essas conta são Subtotais e não deveriam estar na tabela fato ... senão acaba por serem somadas duas vezes na DRE, como realmente ocorreu.

A solução é filtar essas linhas no Power Query. Não consegui fazer isso aqui porque está pedindo uma coluna que não tem aqui "SKEMA ESCOLA DE NEGOCIOS" ...

image.thumb.png.3c995c4a408da13bac3838b22c998ca0.png

Agora só falta resolver o outro problema, de sub-subtotais .... achei estranho a estrutura do DRE no excel, pois a linha COST OF AUXILIARY COURSES é na verdade um subtotal do subtotal PAYROLL EXPENSES ... isso deixa a estrutura da DRE meio sem sentido.

Mas deve ter uma solução pra isso, ainda estou queimando neurônios pra resolver.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

E checando os cálculos, dá pra ver que a ordenação e estrutura da DRE no Excel está em um padrão bastante personalizado, diferente do padrão usual que usamos no Power BI :

image.png.ac168fd62bb594e43a1b46724c7ce301.png

 

Porisso o cálculo de somar os subtotais das linhas acima está meio quebrado....

Acho que nesse caso a solução seria fazer um quebra-cabeças de MEDIDAS personalizadas para cada linha da DRE e finalizar com uma SWITCH que junte tudo em uma única Matriz.

Parece ser bem trabalhoso ... Tentarei fazer isso com calma e ver se dá certo.

 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...