Ir para conteúdo
  • 0

MEDIDA DAX


Guilherme Veronez
Ir para solução Solucionado por paulocesarmlf ,

Pergunta

  • Alunos

Fala Galera, beelza?

Preciso de uma ajuda:

Nessa tabela, tenho: Transportador / Placa / Gap / Status / dataVencimento / Correto ( Diz que esta vencido ou não)

Eu precisaria criar o seguinte:

Se o transportador X, tiver mais que 50% das placas dele com status valido, apresentar o status valido
Se o transportador X, tiver menos que 50% das placas dele com o status valido, apresentar o status de não ok.

Essa base tem mais de 20 mil linhas, e mais de 5 mil pessoas ( transportador ), alguém sabe alguma forma de me ajudar fácil?



image.png.56af4fc104f5f38c8e699372a127ffe7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
5 horas atrás, Guilherme Veronez disse:

Bom dia Brother, tudo bem?

Mandei abaixo, uma base de exemplo, e um PBIX de exemplo também.

01 . Tentei usar a medida que voce me passou, porem ela não funcionou, mas nessa base ajustei os campos.

Voce tem ali, o "transportador", placa .... 
Nas ultimas colunas, voce vai ter:

Status de Vencimento: Dizendo se a placa esta vencida ou não. ( fiz uma medida com IF para trazer se esta vencido ou valido)
Vencimento: Informando a data.

Minha necessidade, é criar mais uma coluna, ou fazer uma medida, informando o seguinte:

Se o Transportador Anderson Cardoso, de todas as placas dele, mais que 50% estiverem com o status "Vencido", informar que o mesmo "Não pontua", se estiver com mais de 50% Valido, informar que o mesmo "Pontua"

Ai por exemplo, após isso, quero colocar em uma Matriz no Bi, e o me mostrar os transportadores que pontuam, e os que não pontuam com essa nova coluna.

image.thumb.png.5d42cf0bf117ad57462ea8f10c833f99.png

Base Exemplo.xlsxpbix exemplo.pbix

Irmão resolvi dessa maneira aqui:

medida:
 

MEDIDA =
var vTotalManuntencao =
CALCULATE(
DISTINCTCOUNT(Planilha1[PLACANUMERO]),
ALLSELECTED(Planilha1),
VALUES(Planilha1[TRANSPORTADOR])
)
 
var vTotalManutencaoVencido =
CALCULATE(
DISTINCTCOUNT(Planilha1[PLACANUMERO]),
ALLSELECTED(Planilha1),
VALUES(Planilha1[TRANSPORTADOR]),
Planilha1[Status de Vencimento] = "Vencido"
)
 
var vConversao = DIVIDE(vTotalManutencaoVencido,vTotalManuntencao,0)




 
return
IF(vConversao > 0.5, "Não Pontua","Pontua")

 

como ficou:

image.png.022b6f7f120670040af020f66aa4a735.png

 

 

Caso essa resposta tenha te ajudado, consegue marcar como correto?

Ficaria Agradecido.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, Guilherme Veronez disse:

Fala Galera, beelza?

Preciso de uma ajuda:

Nessa tabela, tenho: Transportador / Placa / Gap / Status / dataVencimento / Correto ( Diz que esta vencido ou não)

Eu precisaria criar o seguinte:

Se o transportador X, tiver mais que 50% das placas dele com status valido, apresentar o status valido
Se o transportador X, tiver menos que 50% das placas dele com o status valido, apresentar o status de não ok.

Essa base tem mais de 20 mil linhas, e mais de 5 mil pessoas ( transportador ), alguém sabe alguma forma de me ajudar fácil?



image.png.56af4fc104f5f38c8e699372a127ffe7.png

Cara, isso que você precisa criar é uma coluna nova? tipo para que você possa usar comi dimensão?

Ou você quer uma medida que quando colocar em uma matriz do lado do nome do transportador ele fale se ta  "valido" ou "não ok"?

 

Outra coisa, o que é STATUS VALIDO? é o status ativo? ou é quando a coluna correto tem o nome valido?

Porque a medida ela vai conseguir fazer completo, levando em consideração os filtros que você coloca no painel

A coluna nova ele vai pegar do status geral...

Vou te mandar a solução hipotética como medida (para ter certeza absoluta somente se conseguir mandar um arquivo de exemplo)

MEDIDA = 
var vContagemValida= CALCULATE( COUNTA([TRANSPORTADOR], Correto = "Valido")
var vContagemTotal = COUNTA(TRANSPORTADOR)
var vPorcentagem = DIVIDE(vContagemValida,vContagemTotal)

return

IF( vPorcentagem >= 0.5, "Valido","Não Ok")



ps: eu considerei na medida que quando você fala VALIDO na sua explicação é quando a coluna Correto tem o nome "Valido" se não for isso é só alterar a condição ali onde tem Correto = "Valido" para a condição correta.

 

Caso isso tenha te ajudado, consegue marcar a minha resposta como correta?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia Brother, tudo bem?

Mandei abaixo, uma base de exemplo, e um PBIX de exemplo também.

01 . Tentei usar a medida que voce me passou, porem ela não funcionou, mas nessa base ajustei os campos.

Voce tem ali, o "transportador", placa .... 
Nas ultimas colunas, voce vai ter:

Status de Vencimento: Dizendo se a placa esta vencida ou não. ( fiz uma medida com IF para trazer se esta vencido ou valido)
Vencimento: Informando a data.

Minha necessidade, é criar mais uma coluna, ou fazer uma medida, informando o seguinte:

Se o Transportador Anderson Cardoso, de todas as placas dele, mais que 50% estiverem com o status "Vencido", informar que o mesmo "Não pontua", se estiver com mais de 50% Valido, informar que o mesmo "Pontua"

Ai por exemplo, após isso, quero colocar em uma Matriz no Bi, e o me mostrar os transportadores que pontuam, e os que não pontuam com essa nova coluna.

image.thumb.png.5d42cf0bf117ad57462ea8f10c833f99.png

Base Exemplo.xlsxpbix exemplo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...