Ir para conteúdo
  • 0

Criar Grafico de linhas como areas coloridas condicionalmente


Marcelo Silva
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Olá a todos,

Preciso de uma ajuda para criar ou encontrar um gráfico que faça o seguinte:

Possuo um gráfico de linha que contabiliza os dias de um processos partir de 2 datas exemplo:
assinatura do documento até a entrega do produto.

O problema é que entre e entre estas duas datas a outras etapas de datas:

  • Assinatura documento
  • Envio do documento
  • Recebimento e conferencia do documento
  • Gerado a nota
  • Envido do produto
  • entrega do produto

E eu queria algo no estilo como mostrado na imagem (feita no PPT para exemplificar) ou seja o gráfico de linha de uma ponta a outra do processo e o fundo dinâmico colorindo de acordo com os dias entre os processos. Eu tinha visto isso em um video da internet mas n consigo mais encontrar.

image.png.38721fad62b2b4cef667e70f5d407b11.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Marcelo Silva!

Testei aqui com essas datas de mínimo e funcionou.

A técnica basicamente é criar uma linha vertical em análises (dá pra criar várias) e escurecer a área.

O ponto ruim aqui é que não dá pra escolher bonitinho a cor para cada faixa de datas ... é necessário manter um nível de transparência para as camadas de cores em "Escurecer Área", senão a linha do eixo de valores irá desaparecer atrás. Infelizmente não tem como sobrepor a linha na frente das áreas pintadas.

O macete aqui é controlar a ordem das camadas e as cores, deixando por baixo as cores mais escura e fortes e ir suavizando para as data mais futuras ... peceba que as cores são uma mesclagem as cores que eu escolhi : Azul, Amarelo e Roxo.

 

image.thumb.png.c06168f52a0ca370eba1cfabf14b2268.png

 

É isso aí ! Acho que o meu veredito final para sua dúvida é : SIM, dá pra fazer as faixas de cores por data de etapas do projeto, mas tem algumas limitações do visual, que ainda não tem opção de limitar a faixa por DATA MÍNIMA e DATA MÁXIMA, que evitaria a sobreposição de cores.

E também o fato de não permitir que as áreas pintadas fiquem por detrás da linha de dados, se fosse possível, acho que daria um resultado mais bonito.

Espero ter ajudado, segue o seu modelo PBIX com os teste realizados.

 

Exemplo Marcelo Silva.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite @Marcelo Silva,

O Timeline by Queryon tem vários formatos de linha do tempo, vi outros modelos também:

Bullet Chart - xViz

Line and Stacked Column Chart with Table

Small Multiple Line Chart by Akvelon

KPI Chart by Akvelon

 

Não encontrei exatamente o modelo que comentou, mas talvez os que comentei acima ajudem.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Marcelo Silva!

De alguma forma parece que é possível sim fazer o que você pretende ... Preciso fazer mais alguns testes e ver se funciona de forma dinâmica.

Se você tiver algum PBIX pra mandar que eu possa usar de modelo, ficará mais fácil de adaptar a solução para o seu modelo depois.

Faça algo simples com poucos dados fictícios, mas que que represente o seu projeto, principalmente na parte de relacionamentos entre tabelas.

image.thumb.png.07f8caf22a0df56421924e365245f492.png

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 26/05/2022 em 19:15, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Marcelo Silva!

De alguma forma parece que é possível sim fazer o que você pretende ... Preciso fazer mais alguns testes e ver se funciona de forma dinâmica.

Se você tiver algum PBIX pra mandar que eu possa usar de modelo, ficará mais fácil de adaptar a solução para o seu modelo depois.

Faça algo simples com poucos dados fictícios, mas que que represente o seu projeto, principalmente na parte de relacionamentos entre tabelas.

image.thumb.png.07f8caf22a0df56421924e365245f492.png

É exatamente algo deste estilo que preciso mesmo, vou preparar um pbix pra mandar pois são dados sensíveis do trabalho

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 26/05/2022 em 18:24, Thiago Anizio disse:

Boa noite @Marcelo Silva,

O Timeline by Queryon tem vários formatos de linha do tempo, vi outros modelos também:

Bullet Chart - xViz

Line and Stacked Column Chart with Table

Small Multiple Line Chart by Akvelon

KPI Chart by Akvelon

 

Não encontrei exatamente o modelo que comentou, mas talvez os que comentei acima ajudem.

 

Vou dar uma olhada nestas opções, lembro que eu vi fazerem isso mas n consegui encontrar de jeito nenhum

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 26/05/2022 em 19:15, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Marcelo Silva!

De alguma forma parece que é possível sim fazer o que você pretende ... Preciso fazer mais alguns testes e ver se funciona de forma dinâmica.

Se você tiver algum PBIX pra mandar que eu possa usar de modelo, ficará mais fácil de adaptar a solução para o seu modelo depois.

Faça algo simples com poucos dados fictícios, mas que que represente o seu projeto, principalmente na parte de relacionamentos entre tabelas.

image.thumb.png.07f8caf22a0df56421924e365245f492.png

Bom dia Meus colegas de forum,

 

Conforme prometido segue o PBIX com um exemplo usando já o calculo da forma que quero fazer. em cima coloquei uma tabela com a media de dias entre as etapas e no fim a media de dias entre a primeira e ultima etapa (69 dias).


 

Exemplo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Marcelo Silva disse:

Bom dia Meus colegas de forum,

 

Conforme prometido segue o PBIX com um exemplo usando já o calculo da forma que quero fazer. em cima coloquei uma tabela com a media de dias entre as etapas e no fim a media de dias entre a primeira e ultima etapa (69 dias).


 

Exemplo.pbix 6 MB · 1 download

Olá @Marcelo Silva!

Recebi o seu PBIX. 

Agora explique pra mim de forma prática, em que datas neste gráfico deveriam ser destacadas as faixas de datas:

image.png.220500dcce5492bdeeb34c72721c561a.png

 

No formato que eu testei, dá pra inserir linhas verticais ao longo do eixo X de datas, desde que sejam definidas as datas.

Se fossem datas fixas, bastaria digitar as datas em uma MEDIDA ou Parâmetro que as linhas apareceriam normalmente e as áreas definidas podem ser preenchidas.

Se optarmos por usar datas dinâmicas, precisamos em primeiro lugar de MEDIDAS que retornem de forma dinâmica, uma única data para cada MEDIDA, sendo uma MEDIDA para cada faixa a ser destacada.

Por exemplo :

Se no gráfico, a primeira data (data inicial) for o início do processo, teríamos que ter uma MEDIDA que traga algo como MIN(Data Desembolso) por exemplo. Uma única data para aplicarmos na faixa vertical do gráfico.

Da mesma forma, precisaremos de uma data para a segunda faixa, através de outra MEDIDA, algo como MIN(Data Assinatura). E assim por diante.

Olhando as suas tabelas e relacionamentos eu não consegui ter isso claro.

Pode atualizar o seu modelo com essas MEDIDAS ?

Se for trabalhar com várias datas, vai ter que calcular uma única data para a faixa vertical, a partir do cálculo da MÉDIA das datas, não sei se AVERAGE resolveria nesse caso...

Só pra adiantar algo que pode ser desanimador : A linha vertical do EIXO X não funcionará se usar a dCalendario no eixo X. Acabei de testar e só habilita a Linha constante do Eixo X se usar uma das colunas de data da própria tabela fato. (No caso eu testei usando a coluna Registro Data).

image.png.95532d630deb232add9068d27fb9926d.png

 

 

E agora algo que pode ser animador :

Segue no anexo o seu modelo, com a aplicação das faixas coloridas, neste caso usei datas fixas, mas olhando nas configurações do campo, podemos ver que dá pra usar MEDIDAS Dinâmicas de alguma forma:

 

image.thumb.png.fbe2b6a0538f9b020b944b6b28ae32fd.png

Exemplo Marcelo Silva.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 03/06/2022 em 15:08, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Marcelo Silva!

Recebi o seu PBIX. 

Agora explique pra mim de forma prática, em que datas neste gráfico deveriam ser destacadas as faixas de datas:

image.png.220500dcce5492bdeeb34c72721c561a.png

 

 

No formato que eu testei, dá pra inserir linhas verticais ao longo do eixo X de datas, desde que sejam definidas as datas.

Se fossem datas fixas, bastaria digitar as datas em uma MEDIDA ou Parâmetro que as linhas apareceriam normalmente e as áreas definidas podem ser preenchidas.

Se optarmos por usar datas dinâmicas, precisamos em primeiro lugar de MEDIDAS que retornem de forma dinâmica, uma única data para cada MEDIDA, sendo uma MEDIDA para cada faixa a ser destacada.

Por exemplo :

Se no gráfico, a primeira data (data inicial) for o início do processo, teríamos que ter uma MEDIDA que traga algo como MIN(Data Desembolso) por exemplo. Uma única data para aplicarmos na faixa vertical do gráfico.

Da mesma forma, precisaremos de uma data para a segunda faixa, através de outra MEDIDA, algo como MIN(Data Assinatura). E assim por diante.

Olhando as suas tabelas e relacionamentos eu não consegui ter isso claro.

Pode atualizar o seu modelo com essas MEDIDAS ?

Se for trabalhar com várias datas, vai ter que calcular uma única data para a faixa vertical, a partir do cálculo da MÉDIA das datas, não sei se AVERAGE resolveria nesse caso...

Só pra adiantar algo que pode ser desanimador : A linha vertical do EIXO X não funcionará se usar a dCalendario no eixo X. Acabei de testar e só habilita a Linha constante do Eixo X se usar uma das colunas de data da própria tabela fato. (No caso eu testei usando a coluna Registro Data).

 

image.png.95532d630deb232add9068d27fb9926d.png

 

 

E agora algo que pode ser animador :

Segue no anexo o seu modelo, com a aplicação das faixas coloridas, neste caso usei datas fixas, mas olhando nas configurações do campo, podemos ver que dá pra usar MEDIDAS Dinâmicas de alguma forma:

 

image.thumb.png.fbe2b6a0538f9b020b944b6b28ae32fd.png

 

Exemplo Marcelo Silva.pbix 6 MB · 1 download

Nelson primeiramente desculpe pela demora para responder, to ocupadaço no trabalho ai n estou conseguindo parar para ver isto, mas vou olhar o seu pbix com calma mas pelo oq estou vendo se não for isto tá bem proximo doq eu quero fazer. penso em algo do tipo pegar o inicio do processo (min[data assinatura]) e ai a proxima linha seria a min (data[desembolso])+ add data (media de dias Assinatura X Desembolso) algo assim.... n sei se da para entender o quero dizer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...