Ir para conteúdo
  • 0

Como controlar uma base de Provisão?


Jromio
Ir para solução Solucionado por Jromio ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados, boa tarde!
Como estão?

Estou com a seguinte situação: Tenho uma tabela de lançamentos diarios de despesas, na qual eu tenho o ID, CONTA, DATA CONTÁBIL E VALOR(apenas os principais campos). Ela denominei como sendo "F DESPESAS".
Nesta tabela "F DESPESAS", podem ocorrer mais de um lançamento de ID, no mesmo dia e na mesma conta e ou dias diferentes.

Porém tenho uma tabela de provisão , na qual tem os seguintes campos: ID, VALOR, CONTA.
Para cada ID eu tenho um valor provisionado, porém não sei quando deva ocorrer o lançamento de alguma despesa.
image.png.76d238411bbaf09e61a439cbfa59d6ce.png

Pergunta:
1- É possivel criar uma medida na qual ela somaria os valores de despesas, quando identificados o ID da provisão?
2-Na tabela de provisão, não possui datas, pois devo consumir o valor provisionado no decorrer do ano. É possivel Criar medidas que mostre o valor bruto provisionado do ID naquele determinado mês do fltro selecionado(Ex. Maio)
A ideia é fazer o acompanhamento da provisão de forma automatica.
image.png.c98d52ffa4e49f995dfbf6aee64be336.png

Desde já agradeço a ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
18 minutos atrás, Michele disse:

Olá @Jromio!

Dúvida, o ID da provisão é o mesmo da despesa? Se sim, você pode criar uma dimensão com esses IDs e ao colocar o ID dessa tabela num visual, com a medida que vai somar as provisões e a outra medida que vai somar as despesas já vai agrupar certinho, porque você vai ter uma dimensão relacionada a essas duas fatos, por um ID comum, entendeu?

Sobre as provisões no ano, se são igualmente divididas entre os meses, você poderia dividir por 12, porém tem que ver como calcular uma provisão não utilizada em outros meses. O ideal é que tivesse realmente uma data, até pensando na virada para outro ano, essa tabela de provisão será substituída e você "perderá" as informações do ano anterior? É meio estranho entende.

Se conseguires passar um modelinho simples e qual resultado que você espera, e também explicar essa parte da provisão, se seria provisão/12 meses, se ao virar o ano atualizaria mesmo as provisões, etc.

@Michele boa noite!
Tudo bem? 
Cheguei a pouco do trabalho e antes de finalizar o meu dia, consegui chegar na resposta.

Foi basicamente o que descreu acima.
Primeiro, pelo Power Query eu dupliquei com vinculo a minha F Despesas e criei uma dimensão retirando os dados duplicados.
Em seguida, na minha F PROVISÂO, criei uma coluna calculada, trazendo a ultima data que aquele ID foi contabilizado na despesa e relacionei com a DCalendario e vinculei o ID da F PROVISÃO com a nova DIMENSÃO o ID.

Com isso, consegui resolver essa questão, mas confesso que gastei umas 4 horas pensando nesta solução..rsrs

Comparei as informações dos últimos 5 meses com a base de Excel e consegui validar.

Mas agradeço demais!!!!!! 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá @Jromio!

Dúvida, o ID da provisão é o mesmo da despesa? Se sim, você pode criar uma dimensão com esses IDs e ao colocar o ID dessa tabela num visual, com a medida que vai somar as provisões e a outra medida que vai somar as despesas já vai agrupar certinho, porque você vai ter uma dimensão relacionada a essas duas fatos, por um ID comum, entendeu?

Sobre as provisões no ano, se são igualmente divididas entre os meses, você poderia dividir por 12, porém tem que ver como calcular uma provisão não utilizada em outros meses. O ideal é que tivesse realmente uma data, até pensando na virada para outro ano, essa tabela de provisão será substituída e você "perderá" as informações do ano anterior? É meio estranho entende.

Se conseguires passar um modelinho simples e qual resultado que você espera, e também explicar essa parte da provisão, se seria provisão/12 meses, se ao virar o ano atualizaria mesmo as provisões, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...