Ir para conteúdo
  • 0

Soma Sumx - Help


edsonrs10
Ir para solução Solucionado por Joao Barbosa ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal, imagino que seja um erro bobo mas vamos lá.

Tenho uma condicional chamada régua: (tentei com switch e if)

image.png.eee4939360aa825cdfd6877caa01eb7b.png

Ela me traz esta tabela corretamente,

image.png.f13ecc61d1e5ddc2cb56cf36a6d16aed.png

Porém quando vou colocar no card a soma, ela me traz o valor errado.

image.png.260b4bb3731788be542fe95db0f90582.png

É como se ela estivesse somando o mês de Janeiro que esta zerado.

Estou fechando um projeto e esta faltando apenas este racional, a condicional esta correta porém a soma esta trazendo errada, imagino que o conceito de filtro esteja errada, fiz um filtro pela lateral excluindo os valores que estão zerado e a soma bate direitinho (preciso trazer na medida) porém sem este filtro ele soma como se estivesse trazendo todo mundo sem a condicional.

Conto com a ajuda dos(as) colegas!!!

 

Edson Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
1 hora atrás, edsonrs10 disse:

@Nelson Kobayashi e @Alexandre H. Moraes muito obrigado pela ajuda, vi a aula do Leo destas funções e estou quebrando a cabeça mas se avançarem mando o brinde kkkkk.

Bom Dia ! 

@edsonrs10

Veja se é isso que esta no anexo? 

 

CONQUISTE+_light.pbix

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Na sua DCalendario você tem uma coluna de AnoMes (Ano concatenado com mês)  ? Se sim, substitua dentro da sua VALUES por dCalendario[Ano/Mes]. Veja se dará certo.

SUMX(
    VALUES(dCalendario[Ano/Mes])
    ,[3b - Total Externo]
)

ou tente essa alternativa

SUMX(
    VALUES(dCalendario[Ano/Mes])
    ,FILTER( 
        SuaFato
        ,[3b - Total Externo] <> 0
        )
    ,[3b - Total Externo]
)

 

Se não der certo, manda um arquivo com dados fictícios para o pessoal da comunidade ajudar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Alexandre H. Moraes disse:

Se possível encaminhe uma base fictícia. Vou marcar mais alguns amigos para auxiliar. 
@Bruno Abdalla de Souza @Nelson Kobayashi @Michele @Joao Barbosa

Olá @edsonrs10 e @Alexandre H. Moraes!

Isso é um problema de contexto e acontece frequentemente quando trabalhamos em uma tabela ou matriz usando SWITCH ou IF para demonstrar valores.

Os valores na tabela ficam corretos pois está no contexto de meses da dCalendario, mas o total não está no contexto de meses, então ele vai puxar a soma de tudo, ignorando o IF.

Dá pra resolver isso combinando outro IF com ISFILTERED ou HASONEVALUE ... mas como bem dito pelo @Alexandre H. Moraes, precisamos do seu modelo em PBIX para entender o contexto e acertar o cálculo.

Monte algo simples com poucos dados fictícios que simule o seu projeto.

Abç.

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Muito obrigado Nelson, como sempre ajudando a comunidade, confesso que já tentei estas funções e não consegui, só falta isto para matar o trabalho, muito obrigado desde já.

Fiz uma versão, deixei em claro a soma que esta dando errada as outras estão em mascaras.

A medida em si é a 9b - Total R$, que depois replico para as outras.

Excelente sexta Nelson, Alexandre e colegas.

 

Conquiste+ Light.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Joao Barbosa disse:

Bom Dia ! 

@edsonrs10

Veja se é isso que esta no anexo? 

 

CONQUISTE+_light.pbix 662 kB · 3 downloads

Grande @Joao Barbosa

Sempre ágil nas soluções aqui no fórum, parabéns!

Eu estava usando o ISINSCOPE para fazer a solução final da SUMMARIZE, mas a sua solução também funciona bem.
Veja como fica, usando ISINSCOPE (sim, eu roubei a parte da SUMMARIZE da sua solução pois eu estava me enrolando com essa parte, portanto os créditos da solução é sua) 

image.thumb.png.ca163a050671813eb5901c393b534d84.png

Deixo essa sugestão apenas para demonstrar como o DAX é versátil e permite mais de uma alternativa para resolver problemas.

Abraços a todos.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
41 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Grande @Joao Barbosa

Sempre ágil nas soluções aqui no fórum, parabéns!

Eu estava usando o ISINSCOPE para fazer a solução final da SUMMARIZE, mas a sua solução também funciona bem.
Veja como fica, usando ISINSCOPE (sim, eu roubei a parte da SUMMARIZE da sua solução pois eu estava me enrolando com essa parte, portanto os créditos da solução é sua) 

image.thumb.png.ca163a050671813eb5901c393b534d84.png

Deixo essa sugestão apenas para demonstrar como o DAX é versátil e permite mais de uma alternativa para resolver problemas.

Abraços a todos.

Grande amigo @Nelson Kobayashi os parabéns tem que ir para todos nós que sempre estamos dispostos a aprender e ajudar uns aos outros essa comunidade é uma grande família. 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 horas atrás, edsonrs10 disse:

@Nelson Kobayashi e @Alexandre H. Moraes muito obrigado pela ajuda, vi a aula do Leo destas funções e estou quebrando a cabeça mas se avançarem mando o brinde kkkkk.

Olá @edsonrs10!

Que bom que as soluções funcionaram ! Sucesso aí para você !

Os méritos da solução são do Joao Barbosa, que foi mais ágil, mas se o "brinde" for bom eu também quero ! kkkkk.

Abç.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...