Ir para conteúdo
  • 0

Dificuldade de Criação de Medida Orçado


Alex
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Membros

Olá Pessoal, bom dia!!

Estou com dificuldade para criar uma medida onde eu calcule o valor orçado e compare com o realizado.

Os orçados são cadastrados de tempos em tempos e permanecem os mesmos até que haja um novo cadastro, com isso eu preciso que ele fique em uso até que haja um novo cadastro.

Fiz uma media básica com sum, tanto para orçado quanto para realizado, mas quando escolho os meses no filtro o orçado fica em brando ate que seja selecionado o mês que houve o cadastro.

Preciso de ajuda para criar essa medida, não estou conseguindo pensar em uma forma de fazer.

Desde já agradeço a ajuda.

 

Budget Geral.xlsx BudGet.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Membros
  • Solução

Veja isso:

Ultimo Orcado v2 = 
    VAR vDataContexto = 
        MAX(dCalendario[Date])
RETURN
    SUMX(
        VALUES(dCategorias[Categoria]),
        VAR vUltimaData = 
            CALCULATE(
                MAX(fCadBudget[Data]),
                FILTER(
                    ALL(dCalendario),
                    dCalendario[Date] <= vDataContexto
                )
            )
        VAR vUltimoOrcado = 
            CALCULATE(
                [Orçado],
                FILTER(
                    ALL(dCalendario[Date]),
                    dCalendario[Date] = vUltimaData
                )
            )
    RETURN
        vUltimoOrcado
    )

 

BudGet.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Oi @Bruno Abdalla de Souza...

Testei aqui e é quase isso.

Uma questão fundamental, que me esqueci é que os valores são orçados por categoria, ou seja, o cadastro é por categoria, então uma categoria pode ter um cadastro enquanto outras não poderão ter.

Não sei se expliquei, da forma que colocou no calculo, usa sempre a ultima cadastrada.

Tô dando uma olhada se ajusto o que sugeriu, mas to apanhando um pouco. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Sim, sim.

O problema no caso é que se não houve categoria filtrada, pegará sempre a ultima categoria filtrada e neste caso deveria somar todas as categorias de acordo com o lançamento de cada uma.

nao sei se expliquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Veja se isso resolve. Modifiquei o arquivo em Excel para testar.
 

Ultimo Orcado v1 = 
    SUMX(
        VALUES(dCategorias[Categoria]),
        VAR vUltimaData = 
            CALCULATE(
                MAX(fCadBudget[Data]),
                ALL(dCalendario)
            )
        VAR vUltimoOrcado = 
            CALCULATE(
                [Orçado],
                FILTER(
                    ALL(dCalendario[Date]),
                    dCalendario[Date] = vUltimaData
                )
            )
    RETURN
        vUltimoOrcado
    )

 

BudGet.pbix BudgetGeral.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Entendi.

O Problema no caso eh que as categorias não são todas que recebem lançamentos todos os meses.

Por exemplo, apenas capacitação de equipe recebeu uma nova aprovação, as demais continuam com os mesmos valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros

Blz.

Fiz uma medida nova com o que enviou, até ai tudo bem, agora começa a complicar um pouco mais. rsrs, desculpe cara, esse negocio tá só crescendo. rsrs

O problema agora é qdo eu filtrar os meses, o limite tera que ser o mes escolhido, se o cadastro foi feito depois, o valor deve ser baseado no mes selecionado.

não sei se expliquei ou compliquei. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...