Ir para conteúdo
  • 0

Rank Mensal de faturamento

André Almeida
Ir para solução Solucionado por André Almeida ,

Pergunta

• Membros

Boa noite, pessoal! 

Eu tenho uma tabela chamada "Mercado" com as colunas "Data" (dia, mês e ano), "Categoria", "Subcategoria" e Faturamento. image.png.9e5f51b1e616201b1071fe83b71e56ea.png
Possuo também a medida que trás o somatório do faturamento: 
- Tot Faturado = SUM(Mercado[Faturamento]).

Usando a visualização em Tabela eu mostro a Data(dia, mês e ano) e o total faturado, sendo que cada linha da tabela é um dia diferente. 

Eu gostaria de destacar os dias que tiveram mais e menos venda NO MÊS. Como eu faço pra criar um rank de faturamento em cada um dos meses e que respeite a hierarquia de mês e ano? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Pessoal, testei todas as soluções que vocês propuseram.

@Afelicio
A medida retornou um erro pra mim dizendo que eu não posso comparar inteiro com texto. Eu esqueci de printar mas se você quiser posso refazer a métrica.

@Joao Barbosa

Funcionou  com um mês sendo apresentado na visualização. Quando eu tenho dois meses ela busca os valores de maior e menor em todo o período que está na tabela sem respeitar o mês + ano como limitadores.

@Todos

Eu continuei tentando e cheguei nesse DAX como solução:

image.png.217d64675c496cbae9d676436bb01028.png

Editado por André Almeida
Remover imagem duplicada
Link para o comentário

• 0
  • Membros
12 horas atrás, André Almeida disse:

Boa noite, pessoal! 

Eu tenho uma tabela chamada "Mercado" com as colunas "Data" (dia, mês e ano), "Categoria", "Subcategoria" e Faturamento. image.png.9e5f51b1e616201b1071fe83b71e56ea.png

Usando a visualização em Tabela eu mostro a Data(dia, mês e ano) e o total faturado, sendo que cada linha da tabela é um dia diferente. 

Eu gostaria de destacar os dias que tiveram mais e menos venda NO MÊS. Como eu faço pra criar um rank de faturamento em cada um dos meses e que respeite a hierarquia de mês e ano? 

consegue mandar o pbix?

Link para o comentário

• 0
  • Membros
12 horas atrás, André Almeida disse:

Boa noite, pessoal! 

Bom Dia 

@André Almeida

Para destacar os valores de maior e menor venda seria interessante seguir esse passo a passo

1 - Criei uma dcalendario para ligar a fato

foto1.thumb.png.5cc5b3bf127c0425ffc6aa530ede7bbd.png

Depois criei uma medida de Rank simples para ranquear os valores pela seleção do mês feita

foto2.thumb.png.8cd2c8b65a7fa508a7c548b5fcff360e.png

Após isso criei uma tabela virtual que me mostra aonde esta o menor valor do rank nesse caso o 1 e o maior valor do rank nesse caso o 2 e pedi para me retornar 1 quando eu encontrar o menor valor de faturamento e 2 quando encotrar o maior valor de faturamento.

foto3.thumb.png.750d44074593076a21503b124a1b25df.png

Após isso clique na setinha da medida faturamento e vá em formatação condicional.

foto4.thumb.png.6ba18708ffcb1897a9cdcd3f481bb809.png

Você vai formatar o campo com base na medida tabela e quando ela encontrar o número 1 vai pintar  o faturamento de uma cor e 2 de outra >

823677761_foto5.png.4ecb457362ce88a0c15431e6f2353ee2.png

Resultado final acima em anexo pbix

forum5.pbix

Link para o comentário

• 0
  • Membros
2 horas atrás, André Almeida disse:

Pessoal, testei todas as soluções que vocês propuseram.

@Afelicio
A medida retornou um erro pra mim dizendo que eu não posso comparar inteiro com texto. Eu esqueci de printar mas se você quiser posso refazer a métrica.

@Joao Barbosa

Funcionou  com um mês sendo apresentado na visualização. Quando eu tenho dois meses ela busca os valores de maior e menor em todo o período que está na tabela sem respeitar o mês + ano como limitadores.

@Todos

Eu continuei tentando e cheguei nesse DAX como solução:

image.png.217d64675c496cbae9d676436bb01028.png

A sim perfeito não tinha entendido essa parte de que queria ver mes a mes o 1 e o pior,  mas se conseguiu ótimo. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...