Ir para conteúdo
  • 0

Aula 5 - Tipos de Relacionamento


Rodrigo Souza
Ir para solução Solucionado por Afelicio ,

Pergunta

  • Alunos

Galera, boa noite!

Só para consolidar o entendimento, de acordo com a aula 5 - Os dois tipos de relacionamento (Muitos para Muitos), eu tinha na minha cabeça que tabelas com a descrição Muitos eram única e exclusivamente uma Fato, já que a Fato contém o histórico da empresa, etc. e a Dimensão é uma tabela com valores únicos, logo, não caberia esse conceito de Muitos. Mas então este conceito cai por terra e eu posso ter uma Dimensão com essa nomenclatura de Muitos, correto?

Se tiverem algum outro conceito para explicar melhor agradeço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa tarde @Rodrigo Souza

É uma questao de granularidade dos dados, pense em uma Dimensão de Produtos, onde voce tem diversos codigos unicos de produtos, e cada produto pertence a uma Categoria, dessa forma a categoria se repete na dimensão
image.png.66eb7ca35aac6155059c722ca3914fa6.png

A relação entre a Dimensão de produtos com a fato de vendas sera feita atraves de um relacionamento entre o ID Produtos da dimensao e ID produtos da Fata (1-*)

Agora imagine que voce precisa calcular a meta x faturado e a sua meta é distribuida por categoria e nao por produtos, a "solução" seria criar um relacionamento entre a categoria da Dimensão e a Categoria da Meta, o que resultaria em um relacionamento Muitos Para Muitos, acho que o grande problema é se atentar a direção do relacionamento e nunca deixar para ambos, sempre direção unica (Dimensao filtrando Fato)

O melhor é sempre tentar criar relacionamentos 1-*, mas entendo que em alguns casos podemos nos deparar com necessidades de *.* 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Afelicioe @Rodrigo Souza

Só queria complementar a resposta do colega acima porque acho importante também atentar que deve-se ter alguns cuidados nessa solução, pois já tive esse problema.

Imagina que você queira varrer alguma tabela fato com uma função iteradora (SUMX, por exemplo), baseado na coluna de categoria da tabela dimensão. O loop vai chegar na bebida e fazer a soma de tudo que é bebida na tabela fato, depois alimento, depois alimento de novo, depois bebida... percebe que pode não gerar o resultado que você deseja, podendo multiplicar várias vezes uma soma pela repetição desse valor na dimensão. Você só tem que se atentar para tentar remover essas duplicatas na fórmula DAX, usando funções como a summarize.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...