Ir para conteúdo
  • 0

Titulo dinâmico de acordo com seleção no filtro

vitsvicente
Ir para solução Solucionado por Alexandre H. Moraes ,

Pergunta

• Membros

Boa noite, pessoal 🙂 

No vídeo [ X-Dashboards ] DESTACANDO valores ACIMA da MÉDIA no Power BI com DAX, após a criação do parâmetro, o Leo diz que é possível criar um título dinâmico para o parâmetro, já que ele só se aplica quando selecionamos a opção "Percentual Máximo".

Tentei fazer uma medida: TituloParametro = IF(SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitica'[Selecao]) = "Média", "Não Aplica", "Percentual Máximo")

image.png.0c420c7a40e85bedd4e4d9984be6e879.png

O cálculo não apresenta nenhum erro, e a medida fica válida, porém, o título fica apenas como "Percentual Máximo" em qualquer uma das seleções que eu fizer, quando clico em "Percentual Máximo", o valor aparece correto, porém quando clico em "Média" ele permanece igual ao invés de alterar para "Não Aplica".

Acredito que a fórmula que usei está incorreta mas não sei de qual outra forma posso substituir.

Agradeço desde já! 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
14 horas atrás, vitsvicente disse:

Boa noite, pessoal 🙂 

No vídeo [ X-Dashboards ] DESTACANDO valores ACIMA da MÉDIA no Power BI com DAX, após a criação do parâmetro, o Leo diz que é possível criar um título dinâmico para o parâmetro, já que ele só se aplica quando selecionamos a opção "Percentual Máximo".

Tentei fazer uma medida: TituloParametro = IF(SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitica'[Selecao]) = "Média", "Não Aplica", "Percentual Máximo")

image.png.0c420c7a40e85bedd4e4d9984be6e879.png

O cálculo não apresenta nenhum erro, e a medida fica válida, porém, o título fica apenas como "Percentual Máximo" em qualquer uma das seleções que eu fizer, quando clico em "Percentual Máximo", o valor aparece correto, porém quando clico em "Média" ele permanece igual ao invés de alterar para "Não Aplica".

Acredito que a fórmula que usei está incorreta mas não sei de qual outra forma posso substituir.

Agradeço desde já! 🙂

Olá, o problema que está acontecendo é na lógica do IF, o que você esta digitando ai é o seguinte:

Se o valor selecionado for Média retorne "NÃO APLICA" se não for MÉDIA retorne "PERCENTUAL MÁXIMO".

como você quer fazer com 3 condições aconselho usar o switch

SWITCH(
                TRUE(),

SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitca'[Selecao]) = "Média",
             "TITULO QUE VOCE QUER QUANDO FOR SELECIONADO MÉDIA",

SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitca'[Selecao]) = "Não Aplica",
             "TITULO QUE VOCE QUER QUANDO FOR SELECIONADO NÃO APLICA",

SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitca'[Selecao]) = "Percentual Máximo",
             "TITULO QUE VOCE QUER QUANDO FOR SELECIONADO PERCENTUAL MAXIMO")

Usei como parametro as 3 condições ai pq acho que são elas que você escreveu na coluna de seleção, mas se nao for você adapta para o que você.

Caso tenha alguma dúvida, fico a disposição e se essa solução te ajudar consegue marcar como resposta correta? 

Editado por paulocesarmlf
Link para o comentário

• 0
  • Membros
8 horas atrás, paulocesarmlf disse:

Olá, o problema que está acontecendo é na lógica do IF, o que você esta digitando ai é o seguinte:

Se o valor selecionado for Média retorne "NÃO APLICA" se não for MÉDIA retorne "PERCENTUAL MÁXIMO".

como você quer fazer com 3 condições aconselho usar o switch

SWITCH(
                TRUE(),

SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitca'[Selecao]) = "Média",
             "TITULO QUE VOCE QUER QUANDO FOR SELECIONADO MÉDIA",

SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitca'[Selecao]) = "Não Aplica",
             "TITULO QUE VOCE QUER QUANDO FOR SELECIONADO NÃO APLICA",

SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitca'[Selecao]) = "Percentual Máximo",
             "TITULO QUE VOCE QUER QUANDO FOR SELECIONADO PERCENTUAL MAXIMO")

Usei como parametro as 3 condições ai pq acho que são elas que você escreveu na coluna de seleção, mas se nao for você adapta para o que você.

Caso tenha alguma dúvida, fico a disposição e se essa solução te ajudar consegue marcar como resposta correta? 

Oii @paulocesarmlf

Então, no caso seriam apenas duas condições mesmo, por isso que entendi que a IF faria sentido

O que quero é: SE o valor selecionado for = "Média", quero o título "Não Aplica", caso contrário, quero o título "Percentual Máximo", só que dessa forma não estava obtendo sucesso. Usei a fórmula que me mandou só que adaptando apenas para as duas condições que preciso, e ficou assim:

TituloParametro = SWITCH( TRUE(),
SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitica'[Selecao]) = "Média",
"Não Aplica",
SELECTEDVALUE('SeleçãoAnalitica'[Selecao]) = "Percentual Máximo",
"Percentual Máximo")

E não apresentou nenhum erro de sintaxe, mas ao colocar a medida no título, e selecionar no filtro, o título não apresentou nenhum resultado para nenhuma das duas seleções.

Ainda não consegui solucionar 😕

Link para o comentário

• 0
  • Membros
49 minutos atrás, Alexandre H. Moraes disse:

@vitsvicente a forma que você está escrevendo na suas condições está da mesma forma que consta no campo "Selecao" ? Se não estiver da mesma forma não irá funcionar.

Se puder encaminha o seu projeto para darmos uma olhada.

Olá @Alexandre H. Moraes, estou escrevendo exatamente da mesma forma, mas o erro permanece...

Aí está o arquivo 🙂

Testes x-Dashboards.pbix

Link para o comentário

• 0
  • Membros
4 minutos atrás, Alexandre H. Moraes disse:

@vitsvicenteverifica se é assim que você precisa. Utilizei o IdSelecao

149653883_Testesx-Dashboards.pbix 349 kB · 0 downloads

Com essa fórmula funcionou!

Não queria o título no gráfico e sim no parâmetro/what if, então removi a medida do título do gráfico e inseri no parâmetro e agora ficou perfeito, quando seleciono no filtro, ele altera pra forma que eu estava querendo!

Muito obrigada @Alexandre H. Moraes 🙂

Link para o comentário

• 0
  • Membros
Agora, vitsvicente disse:

Com essa fórmula funcionou!

Não queria o título no gráfico e sim no parâmetro/what if, então removi a medida do título do gráfico e inseri no parâmetro e agora ficou perfeito, quando seleciono no filtro, ele altera pra forma que eu estava querendo!

Muito obrigada @Alexandre H. Moraes 🙂

Haaaa só coloquei no lugar errado kkkkkk, que bom que funcionou. Bons estudos e sucesso na jornada !

• Gostei 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...