Ir para conteúdo
  • 0

Mudar valor de linha


brunobaccili
Ir para solução Solucionado por paulocesarmlf ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde!
Eu tenho uma tabela que tem as colunas das contas contábeis, conta do plano fiscal e conta de origem.
As contas do plano fiscal e contabilidade estão na mesma tabela mas não tem ligação entre si.
Eu preciso que elas fiquem na mesma linha. O que pode fazer com que elas fiquem relacionadas pode ser a conta de origem.

O banco de dados está ligado direto no servidor. Para fazer isso eu teria que fazer com DAX ou colunas calculadas com Power Query não consigo.

Envio em anexo um modelo de dados em csv.

Segue print da tela do PBIX  e Excel.

Fórum.png

TabelaPBIX.jpg

DETALHES DESVIO IVA.csv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
2 horas atrás, brunobaccili disse:

Oi Paulo! Tudo bem?
Obrigado pela solução. Mas ainda não deu certo. Mas pode ter sido por causa do arquivo e exemplo que enviei.

A sua solução retornou um erro: Uma tabela de vários valores foi fornecida, sendo que um único valor era esperado."

A coluna [Conta IVA] possui outros valores além daquele do arquivo Excel. Deve ter sido por isso que não deu certo.

Vou enviar novamente o arquivo e vou tentar fazer aqui também. Caso eu ache a solução eu posto aqui e marco como solucionado para você.

TabelaPBIX_v2.jpg

Erro Dax.jpg

DETALHES DESVIO IVA_v2.csv 2 kB · 0 downloads

Fala meu querido, boa noite!

Cara pelo o que eu analisei aqui tem duas formas. Só que não tenho certeza que uma da certo porque não sei se é coincidência ou se a base funciona assim mesmo.

CONTA IVA 2 =
var varNumDocumento = '385243803_DETALHESDESVIOIVA_v2'[Num Documento SAF-T]
 
return
SWITCH(
TRUE(),
'385243803_DETALHESDESVIOIVA_v2'[Num Documento SAF-T] = varNumDocumento && ISBLANK('385243803_DETALHESDESVIOIVA_v2'[Conta IVA]),
CALCULATE(
MAX('385243803_DETALHESDESVIOIVA_v2'[Conta IVA]),
FILTER(
'385243803_DETALHESDESVIOIVA_v2',
'385243803_DETALHESDESVIOIVA_v2'[Num Documento SAF-T] = varNumDocumento)),
'385243803_DETALHESDESVIOIVA_v2'[Conta IVA])

que deu esse resultado:

image.thumb.png.8cb72f12844920dc984f3ba9036f7847.png

 

A segunda forma eu percebi que está o que voce precisa é sempre preencher PRA CIMA os valores que estiverem em branco na coluna CONTA IVA.

Assim, eu fui la no Power Query e fiz os seguintes passos:
1. Ordenei a coluna numero de documento em ordem crescente e Ordenei a coluna conta Iva em ordem crescente (é de extrema importância fazer nessa sequência, primeiro ordena a coluna do documento e depois a do IVA)

- Fiz isso para garantir que as linhas com o mesmo documento vão estar juntas e que a coluna da IVA sempre os numeros NULL vão vim primeiro do que a conta dele mesmo.

A tabela ficou assim no power query (sim, também ja estava assim antes, mas eu fiz esse tratamento só para garantir já que não sei se é coincidência ou não da base vim desse jeito)

image.thumb.png.c3cce90052b75724de5d4089eb6d3593.png

2. Apertei com o botão direito na coluna IVA e escolhi a opção preencher para cima.

 

A base ficou assim:

image.thumb.png.f7f6b8640009799f551811f8af01df74.png

 

Se fosse para escolher eu escolheria a do Power Query, mas como disse eu não sei se a base vai vim sempre desse jeito.

 

Acredito que isso resolva o seu problema, caso tenha alguma dúvida fico a disposição.

Editado por paulocesarmlf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, brunobaccili disse:

Boa tarde!
Eu tenho uma tabela que tem as colunas das contas contábeis, conta do plano fiscal e conta de origem.
As contas do plano fiscal e contabilidade estão na mesma tabela mas não tem ligação entre si.
Eu preciso que elas fiquem na mesma linha. O que pode fazer com que elas fiquem relacionadas pode ser a conta de origem.

O banco de dados está ligado direto no servidor. Para fazer isso eu teria que fazer com DAX ou colunas calculadas com Power Query não consigo.

Envio em anexo um modelo de dados em csv.

Segue print da tela do PBIX  e Excel.

Fórum.png

TabelaPBIX.jpg

DETALHES DESVIO IVA.csv 449 B · 0 downloads

Fala cara, eu fiz aqui uma coluna calculada usando essa formula aqui:

CONTA IVA NOVA =
var vContaiva = '1793501534_DETALHESDESVIOIVA'[Conta IVA]
 
return
SWITCH(
TRUE(),
NOT(ISBLANK(vContaiva)),
vContaiva,
LOOKUPVALUE('1793501534_DETALHESDESVIOIVA'[Conta IVA],'1793501534_DETALHESDESVIOIVA'[Conta],'1793501534_DETALHESDESVIOIVA'[Conta Origem])
)

ficou assim o resultado:

image.thumb.png.7c50f890705671aeb32d4eedc44d830b.png

 

 

 

 


Se funcionar para você, consegue marcar minha resposta como correta? Valeu!

Editado por paulocesarmlf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Paulo! Tudo bem?
Obrigado pela solução. Mas ainda não deu certo. Mas pode ter sido por causa do arquivo e exemplo que enviei.

A sua solução retornou um erro: Uma tabela de vários valores foi fornecida, sendo que um único valor era esperado."

A coluna [Conta IVA] possui outros valores além daquele do arquivo Excel. Deve ter sido por isso que não deu certo.

Vou enviar novamente o arquivo e vou tentar fazer aqui também. Caso eu ache a solução eu posto aqui e marco como solucionado para você.

TabelaPBIX_v2.jpg

Erro Dax.jpg

DETALHES DESVIO IVA_v2.csv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...