Ir para conteúdo
  • 0

Backlog de Tickets - Meses em que o ticket ficou vivo, mesmo tendo apenas data de entrada e resolução


Paulo Tresena
Ir para solução Solucionado por Paulo Tresena ,

Pergunta

  • Membros

Fala, Galera!
Seguinte... me deparei com uma situação que não tinha visto antes.

Imaginem que tenho uma tabela de Tickets, com o número do tícket, data que foi criado e a data que foi encerrado.

Até aí, show!

Agora... vamos imaginar que esse Ticket foi aberto em Janeiro/2022 e foi encerrado em Abril/2022.

Esse Ticket ficou vivo em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril e eu preciso reportar em um gráfico de barras a volumetria e os meses que esse ticket ficou  vivo, ou seja, o mesmo ticket aparece em mais de um mês.

Como posso fazer isso se só tenho data de entrada e saída???

Podem me ajudar?

Valeeeeeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Membros
  • Solução

Oi, Pessoal!
Tentei fazer algo mais automatizado mas não consegui.

Segue a solução que criei que, pra mim, foi útil.

-----------------------

Tenho os tickets e suas respectivas datas de criação e resolução.
Nesse cenário, não temos como saber os meses em que esses tickes ficaram abertos.
Ou seja, um ticket aberto em Jan/2022 e encerrado em Maio/22 deve ser contabilizado como Backlog em Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio (5 meses).
Beleza! Até aqui, sem dúvidas.

Na minha tabela de tickes eu eu criei duas colunas:

Qtd Meses Backlog =
DATEDIFF(Ticket[Data Criacao],Ticket[Data Resolvido],MONTH)
Essa coluna me retorna a quantidade de meses em que o ticket ficou aberto.

E a coluna Backlog. Baseado na coluna Qtd Meses Backlog, eu preciso fazer condicionais pra saber quais os meses em que o ticket ficou aberto.

Backlog =
IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 0,
FORMAT(Tickets[Data Criacao],"yyyy.MM"),
IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 1,
FORMAT(Tickets[Data Criacao],"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],1),"yyyy.MM"),

IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 2,
FORMAT(Tickets[Data Criacao],"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],1),"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],2),"yyyy.MM"),

IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 3,
FORMAT(Tickets[Data Criacao],"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],1),"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],2),"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],3),"yyyy.MM"),
......

Eu fiz essa coluna Backlog até 24 (2 anos) por segurança. Pq os Tickets não ficam nem metade disso abertos.

image.png.306147e37961bee5706d587a672ca20b.png

Uma vez que criamos essas duas tabelas, basta criar a medida.
Criei a media "Contagem de Meses". Essa medida vai contabilizar os meses que aparecem na coluna Backlog.
Então eu calculo a quantidade de linhas, da minha tabela Tickets, que contenham a string igual ao eixo selecionado.
Vale destacar que minha tabela de Tickets está associada a uma tabela dCalendário, a qual possui uma coluna Ano.Mês.
Então eu jogo essa AnoMes para o eixo e minha medida para valores.

Contagem de Meses =
CALCULATE(
    COUNTROWS(Tickets),
    FILTER(
        Tickets,
        CONTAINSSTRING(
            Tickets[Backlog],
            SELECTEDVALUE(Calendario[AnoMes])
        )
    )
)

 

image.png.d844bbd3eb2303de581c755eeef9eb8b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros
37 minutos atrás, Paulo Tresena disse:

Fala, Galera!
Seguinte... me deparei com uma situação que não tinha visto antes.

Imaginem que tenho uma tabela de Tickets, com o número do tícket, data que foi criado e a data que foi encerrado.

Até aí, show!

Agora... vamos imaginar que esse Ticket foi aberto em Janeiro/2022 e foi encerrado em Abril/2022.

Esse Ticket ficou vivo em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril e eu preciso reportar em um gráfico de barras a volumetria e os meses que esse ticket ficou  vivo, ou seja, o mesmo ticket aparece em mais de um mês.

Como posso fazer isso se só tenho data de entrada e saída???

Podem me ajudar?

Valeeeeeu!

consegue me mandar um arquivo pbix pra fazer testes?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros
14 horas atrás, paulocesarmlf disse:

consegue me mandar um arquivo pbix pra fazer testes?
 

Fala, meu amigo!

Ainda estou tentando criar o pbix, mas não consigo imaginar por onde começar, justamente por causa dessa ideia.

Estou te mandando um Excel com uma tabela de exemplo e um gráfico pra você entender o que estou imaginando.

Basicamente, temos que contabilizar os meses em que os tickets ficaram abertos, ou seja, se o ticket "00001" foi aberto em Janeiro/2022 e Resolvido em Março/2022, esse ticket ficou aberto 2 meses (Janeiro e Fevereiro) e assim para todos os demais.

A grande dificuldade é que não existe uma coluna que informa quais foram os meses em que esses tickets permaneceram abertos.

A ideia é calcular quanto tempo (em meses) o mesmo ticket ficou aberto e jogar isso em um gráfico de barras.

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Exemplo Tickets.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros
28 minutos atrás, Paulo Tresena disse:

Fala, meu amigo!

Ainda estou tentando criar o pbix, mas não consigo imaginar por onde começar, justamente por causa dessa ideia.

Estou te mandando um Excel com uma tabela de exemplo e um gráfico pra você entender o que estou imaginando.

Basicamente, temos que contabilizar os meses em que os tickets ficaram abertos, ou seja, se o ticket "00001" foi aberto em Janeiro/2022 e Resolvido em Março/2022, esse ticket ficou aberto 2 meses (Janeiro e Fevereiro) e assim para todos os demais.

A grande dificuldade é que não existe uma coluna que informa quais foram os meses em que esses tickets permaneceram abertos.

A ideia é calcular quanto tempo (em meses) o mesmo ticket ficou aberto e jogar isso em um gráfico de barras.

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Exemplo Tickets.xlsx 22 kB · 1 download

Agora me perdi kkkk, lá em cima você falou que era para esse ticket ser contabilizado durante todos os meses em que ele permaneceu em aberto.

Mas agora é para calcular a quantidade de meses que ele ficou em aberto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Membros
1 hora atrás, paulocesarmlf disse:

Agora me perdi kkkk, lá em cima você falou que era para esse ticket ser contabilizado durante todos os meses em que ele permaneceu em aberto.

Mas agora é para calcular a quantidade de meses que ele ficou em aberto?

kkkkkkkkkkkkkk

Vamos lá... na tabela q eu te mandei, os tickets 12345 e 44556 foram resolvidos em meses diferentes dos meses que foram criados e os demais foram criados e resolvidos no mesmo mês. Beleza até aí?

Show!

O que eu preciso saber: Do meu total de tickets, quantos foram backlog, ou seja, quantos nasceram em um determinados mês e foram resolvidos nos meses seguintes.

Exemplo (O problema):

O ticket 12345, foi aberto em Janeiro e encerrado em Abril. Quantos meses esse ticket ficou aberto? Resposta: 3(Janeiro, Fevereiro e Março - Abril ele foi encerrado)

O ticket 44556 foi aberto em Fevereiro e encerrado em Março. Quantos meses esse ticket ficou aberto? Resposta:  1 (Janeiro - Fevereiro ele foi encerrado)

Demais: Não contabilizam, pois nasceram e foram resolvidos no mesmo mês de abertura.

O que preciso:

Baseado no cenário acima, eu preciso que, em um gráfico de barras, os meses Janeiro, Fevereiro e Março contabilizem os valores 1,2,1 respectivamente.

Ou seja, o mesmo ticket vai se repetir ao longo dos meses em que ele ficou aberto.

Dificuldade:

Não existe uma coluna com os meses em que cada ticket ficou aberto, só tenho entrada e saída.

Fonte de Conexão: SQL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...