Ir para conteúdo
  • 0

Backlog de Tickets - Meses em que o ticket ficou vivo, mesmo tendo apenas data de entrada e resolução

Paulo Tresena
Ir para solução Solucionado por Paulo Tresena ,

Pergunta

• Membros

Fala, Galera!
Seguinte... me deparei com uma situação que não tinha visto antes.

Imaginem que tenho uma tabela de Tickets, com o número do tícket, data que foi criado e a data que foi encerrado.

Até aí, show!

Agora... vamos imaginar que esse Ticket foi aberto em Janeiro/2022 e foi encerrado em Abril/2022.

Esse Ticket ficou vivo em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril e eu preciso reportar em um gráfico de barras a volumetria e os meses que esse ticket ficou  vivo, ou seja, o mesmo ticket aparece em mais de um mês.

Como posso fazer isso se só tenho data de entrada e saída???

Podem me ajudar?

Valeeeeeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
  • Membros
  • Solução

Oi, Pessoal!
Tentei fazer algo mais automatizado mas não consegui.

Segue a solução que criei que, pra mim, foi útil.

-----------------------

Tenho os tickets e suas respectivas datas de criação e resolução.
Nesse cenário, não temos como saber os meses em que esses tickes ficaram abertos.
Ou seja, um ticket aberto em Jan/2022 e encerrado em Maio/22 deve ser contabilizado como Backlog em Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio (5 meses).
Beleza! Até aqui, sem dúvidas.

Na minha tabela de tickes eu eu criei duas colunas:

Qtd Meses Backlog =
DATEDIFF(Ticket[Data Criacao],Ticket[Data Resolvido],MONTH)
Essa coluna me retorna a quantidade de meses em que o ticket ficou aberto.

E a coluna Backlog. Baseado na coluna Qtd Meses Backlog, eu preciso fazer condicionais pra saber quais os meses em que o ticket ficou aberto.

Backlog =
IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 0,
FORMAT(Tickets[Data Criacao],"yyyy.MM"),
IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 1,
FORMAT(Tickets[Data Criacao],"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],1),"yyyy.MM"),

IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 2,
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],1),"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],2),"yyyy.MM"),

IF(
Tickets[Qtd Meses Bklg] = 3,
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],1),"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],2),"yyyy.MM")&", "&
FORMAT(EDATE(Tickets[Data Criacao],3),"yyyy.MM"),
......

Eu fiz essa coluna Backlog até 24 (2 anos) por segurança. Pq os Tickets não ficam nem metade disso abertos.

image.png.306147e37961bee5706d587a672ca20b.png

Uma vez que criamos essas duas tabelas, basta criar a medida.
Criei a media "Contagem de Meses". Essa medida vai contabilizar os meses que aparecem na coluna Backlog.
Então eu calculo a quantidade de linhas, da minha tabela Tickets, que contenham a string igual ao eixo selecionado.
Vale destacar que minha tabela de Tickets está associada a uma tabela dCalendário, a qual possui uma coluna Ano.Mês.
Então eu jogo essa AnoMes para o eixo e minha medida para valores.

Contagem de Meses =
CALCULATE(
    COUNTROWS(Tickets),
    FILTER(
        Tickets,
        CONTAINSSTRING(
            Tickets[Backlog],
            SELECTEDVALUE(Calendario[AnoMes])
        )
    )
)

image.png.d844bbd3eb2303de581c755eeef9eb8b.png

Link para o comentário

• 0
  • Membros
37 minutos atrás, Paulo Tresena disse:

Fala, Galera!
Seguinte... me deparei com uma situação que não tinha visto antes.

Imaginem que tenho uma tabela de Tickets, com o número do tícket, data que foi criado e a data que foi encerrado.

Até aí, show!

Agora... vamos imaginar que esse Ticket foi aberto em Janeiro/2022 e foi encerrado em Abril/2022.

Esse Ticket ficou vivo em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril e eu preciso reportar em um gráfico de barras a volumetria e os meses que esse ticket ficou  vivo, ou seja, o mesmo ticket aparece em mais de um mês.

Como posso fazer isso se só tenho data de entrada e saída???

Podem me ajudar?

Valeeeeeu!

consegue me mandar um arquivo pbix pra fazer testes?

Link para o comentário

• 0
  • Membros
14 horas atrás, paulocesarmlf disse:

consegue me mandar um arquivo pbix pra fazer testes?

Fala, meu amigo!

Ainda estou tentando criar o pbix, mas não consigo imaginar por onde começar, justamente por causa dessa ideia.

Estou te mandando um Excel com uma tabela de exemplo e um gráfico pra você entender o que estou imaginando.

Basicamente, temos que contabilizar os meses em que os tickets ficaram abertos, ou seja, se o ticket "00001" foi aberto em Janeiro/2022 e Resolvido em Março/2022, esse ticket ficou aberto 2 meses (Janeiro e Fevereiro) e assim para todos os demais.

A grande dificuldade é que não existe uma coluna que informa quais foram os meses em que esses tickets permaneceram abertos.

A ideia é calcular quanto tempo (em meses) o mesmo ticket ficou aberto e jogar isso em um gráfico de barras.

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Exemplo Tickets.xlsx

Link para o comentário

• 0
  • Membros
28 minutos atrás, Paulo Tresena disse:

Fala, meu amigo!

Ainda estou tentando criar o pbix, mas não consigo imaginar por onde começar, justamente por causa dessa ideia.

Estou te mandando um Excel com uma tabela de exemplo e um gráfico pra você entender o que estou imaginando.

Basicamente, temos que contabilizar os meses em que os tickets ficaram abertos, ou seja, se o ticket "00001" foi aberto em Janeiro/2022 e Resolvido em Março/2022, esse ticket ficou aberto 2 meses (Janeiro e Fevereiro) e assim para todos os demais.

A grande dificuldade é que não existe uma coluna que informa quais foram os meses em que esses tickets permaneceram abertos.

A ideia é calcular quanto tempo (em meses) o mesmo ticket ficou aberto e jogar isso em um gráfico de barras.

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Exemplo Tickets.xlsx 22 kB · 1 download

Agora me perdi kkkk, lá em cima você falou que era para esse ticket ser contabilizado durante todos os meses em que ele permaneceu em aberto.

Mas agora é para calcular a quantidade de meses que ele ficou em aberto?

Link para o comentário

• 0
  • Membros
1 hora atrás, paulocesarmlf disse:

Agora me perdi kkkk, lá em cima você falou que era para esse ticket ser contabilizado durante todos os meses em que ele permaneceu em aberto.

Mas agora é para calcular a quantidade de meses que ele ficou em aberto?

kkkkkkkkkkkkkk

Vamos lá... na tabela q eu te mandei, os tickets 12345 e 44556 foram resolvidos em meses diferentes dos meses que foram criados e os demais foram criados e resolvidos no mesmo mês. Beleza até aí?

Show!

O que eu preciso saber: Do meu total de tickets, quantos foram backlog, ou seja, quantos nasceram em um determinados mês e foram resolvidos nos meses seguintes.

Exemplo (O problema):

O ticket 12345, foi aberto em Janeiro e encerrado em Abril. Quantos meses esse ticket ficou aberto? Resposta: 3(Janeiro, Fevereiro e Março - Abril ele foi encerrado)

O ticket 44556 foi aberto em Fevereiro e encerrado em Março. Quantos meses esse ticket ficou aberto? Resposta:  1 (Janeiro - Fevereiro ele foi encerrado)

Demais: Não contabilizam, pois nasceram e foram resolvidos no mesmo mês de abertura.

O que preciso:

Baseado no cenário acima, eu preciso que, em um gráfico de barras, os meses Janeiro, Fevereiro e Março contabilizem os valores 1,2,1 respectivamente.

Ou seja, o mesmo ticket vai se repetir ao longo dos meses em que ele ficou aberto.

Dificuldade:

Não existe uma coluna com os meses em que cada ticket ficou aberto, só tenho entrada e saída.

Fonte de Conexão: SQL

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...